A música tradicional portuguesa como recurso na iniciação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6920 |
Resumo: | Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto, e está dividido em duas partes. A primeira parte descreve o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada - Estágio, realizada ao longo do ano letivo 2017-2018, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, onde acompanhei uma turma do 4º grau de Formação Musical e duas turmas de Coro. A segunda parte diz respeito ao Projeto do Ensino Artístico que elaborei acerca da utilização de reportório tradicional português como recurso nas aulas de Iniciação Musical. Será o reportório tradicional português uma ferramenta com competências necessárias para a Iniciação? Como implementar estratégias que permitam o desenvolvimento de competências musicais através do uso das canções tradicionais portuguesas? Estabelecendo paralelismo com o trabalho desenvolvido por pedagogos de referência, como Zoltán Kodály e Edgar Willems, este projeto reúne reportório tradicional português organizando-o por grau de dificuldade crescente, segundo uma linha de aprendizagem cumulativa. |
id |
RCAP_4d64b7319ec7374a3cbde9369fa97a9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6920 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A música tradicional portuguesa como recurso na iniciação musicalReportórioMúsica tradicional portuguesaMúsica tradicionalCançõesIniciação musicalReportoirePortuguese traditional musicFolk musicSongsMusic iniciationDomínio/Área Científica : HumanidadesEste trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto, e está dividido em duas partes. A primeira parte descreve o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada - Estágio, realizada ao longo do ano letivo 2017-2018, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, onde acompanhei uma turma do 4º grau de Formação Musical e duas turmas de Coro. A segunda parte diz respeito ao Projeto do Ensino Artístico que elaborei acerca da utilização de reportório tradicional português como recurso nas aulas de Iniciação Musical. Será o reportório tradicional português uma ferramenta com competências necessárias para a Iniciação? Como implementar estratégias que permitam o desenvolvimento de competências musicais através do uso das canções tradicionais portuguesas? Estabelecendo paralelismo com o trabalho desenvolvido por pedagogos de referência, como Zoltán Kodály e Edgar Willems, este projeto reúne reportório tradicional português organizando-o por grau de dificuldade crescente, segundo uma linha de aprendizagem cumulativa.Abstract : This report comes under the Master of Music Teaching - Variant of Musical Formation and Ensemble Music, and is divided into two parts. The first part describes the work developed within the Supervised Teaching Practice - Internship, carried out during the school year 2017-2018, at the National Art Conservatory School of Music, in Lisbon, where I accompanied a class of the 4th degree of Musical Formation and two choir classes. The second part concerns the Artistic Teaching Project that I elaborated about the use of traditional Portuguese repertoire as a resource in Musical Initiation classes. Is the traditional Portuguese repertoire a tool with necessary skills for the Initiation? How to implement strategies that allow the development of musical skills through the use of traditional Portuguese songs? Paralleling the work of leading pedagogues such as Zoltán Kodály and Edgar Willems, this project brings together traditional Portuguese repertoire organizing it by increasing degree of difficulty along a cumulative learning path.Raimundo, José Filomeno MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRendeiro, Maria Margarida Guilherme Santos2020-02-11T14:52:21Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6920TID:202439437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:10Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:34.465585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música tradicional portuguesa como recurso na iniciação musical |
title |
A música tradicional portuguesa como recurso na iniciação musical |
spellingShingle |
A música tradicional portuguesa como recurso na iniciação musical Rendeiro, Maria Margarida Guilherme Santos Reportório Música tradicional portuguesa Música tradicional Canções Iniciação musical Reportoire Portuguese traditional music Folk music Songs Music iniciation Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
A música tradicional portuguesa como recurso na iniciação musical |
title_full |
A música tradicional portuguesa como recurso na iniciação musical |
title_fullStr |
A música tradicional portuguesa como recurso na iniciação musical |
title_full_unstemmed |
A música tradicional portuguesa como recurso na iniciação musical |
title_sort |
A música tradicional portuguesa como recurso na iniciação musical |
author |
Rendeiro, Maria Margarida Guilherme Santos |
author_facet |
Rendeiro, Maria Margarida Guilherme Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Raimundo, José Filomeno Martins Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rendeiro, Maria Margarida Guilherme Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reportório Música tradicional portuguesa Música tradicional Canções Iniciação musical Reportoire Portuguese traditional music Folk music Songs Music iniciation Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Reportório Música tradicional portuguesa Música tradicional Canções Iniciação musical Reportoire Portuguese traditional music Folk music Songs Music iniciation Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto, e está dividido em duas partes. A primeira parte descreve o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada - Estágio, realizada ao longo do ano letivo 2017-2018, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, onde acompanhei uma turma do 4º grau de Formação Musical e duas turmas de Coro. A segunda parte diz respeito ao Projeto do Ensino Artístico que elaborei acerca da utilização de reportório tradicional português como recurso nas aulas de Iniciação Musical. Será o reportório tradicional português uma ferramenta com competências necessárias para a Iniciação? Como implementar estratégias que permitam o desenvolvimento de competências musicais através do uso das canções tradicionais portuguesas? Estabelecendo paralelismo com o trabalho desenvolvido por pedagogos de referência, como Zoltán Kodály e Edgar Willems, este projeto reúne reportório tradicional português organizando-o por grau de dificuldade crescente, segundo uma linha de aprendizagem cumulativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-11T14:52:21Z 2020 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6920 TID:202439437 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6920 |
identifier_str_mv |
TID:202439437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130838385819648 |