Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/17679 |
Resumo: | Findo o ano de estágio cabe a cada Mestrando elaborar um relatório crítico relatando as diferentes ocorrências que foram sucedendo ao longo dos nove meses que constituem esta prática pedagógica, efectuada por mim na Escola Infante D. Pedro na localidade de Buarcos. No relatório produzido, podemos encontrar uma introdução onde explico as razões que me levaram a efectuar este mestrado, do qual o relatório é parte integrante. As razões apontadas têm a ver com a necessidade que senti de renovar conhecimentos e experiências na área do ensino. Dado estar a meio da minha carreira docente, partilho da ideia que o conhecimento nos dias de hoje é algo transitório, que necessita de uma constante actualização. De seguida faço uma breve apresentação das minhas expectativas, relatadas no início do ano lectivo num documento elaborado na altura para esse efeito (PIF). No ponto três desse relatório, elaborei uma descrição e análise personalizadas, da forma como foram implementados e evoluindo os procedimentos fundamentais que são a base deste processo de formação: - o planeamento com a distribuição perspicaz das Unidades Didácticas ao longo do ano e o forma como se foi organizando o planeamento das aulas; - a realização dessas mesmas aulas, com uma análise do meu desempenho nos diferentes parâmetros que constituem a actuação do docente propriamente dita (gestão temporal, instrução, feedbacks, organização, controle da aprendizagem, movimentações, transições das tarefas etc.). No item relacionado com a avaliação, relatei e analisei os diferentes tipos de avaliação que implementamos nas diferentes modalidades, com algumas dessas avaliações a serem aplicadas de uma forma original e muito bem aceite pelos discentes que participaram activamente nas mesmas. De seguida apresentei a minha visão da conduta ético-profissional que implementei no estágio. Após isto, justifiquei as opções tomadas, face às dificuldades que me foram surgindo e, para finalizar, fiz uma reflexão mais aprofundada sobre a minha evolução e o agrado por ter adquirido uma visão mais abrangente e renovada das metodologias ligadas ao ensino. |
id |
RCAP_4d814580ff1bf829303b74fd6c6cfda2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/17679 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)Ensino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaFindo o ano de estágio cabe a cada Mestrando elaborar um relatório crítico relatando as diferentes ocorrências que foram sucedendo ao longo dos nove meses que constituem esta prática pedagógica, efectuada por mim na Escola Infante D. Pedro na localidade de Buarcos. No relatório produzido, podemos encontrar uma introdução onde explico as razões que me levaram a efectuar este mestrado, do qual o relatório é parte integrante. As razões apontadas têm a ver com a necessidade que senti de renovar conhecimentos e experiências na área do ensino. Dado estar a meio da minha carreira docente, partilho da ideia que o conhecimento nos dias de hoje é algo transitório, que necessita de uma constante actualização. De seguida faço uma breve apresentação das minhas expectativas, relatadas no início do ano lectivo num documento elaborado na altura para esse efeito (PIF). No ponto três desse relatório, elaborei uma descrição e análise personalizadas, da forma como foram implementados e evoluindo os procedimentos fundamentais que são a base deste processo de formação: - o planeamento com a distribuição perspicaz das Unidades Didácticas ao longo do ano e o forma como se foi organizando o planeamento das aulas; - a realização dessas mesmas aulas, com uma análise do meu desempenho nos diferentes parâmetros que constituem a actuação do docente propriamente dita (gestão temporal, instrução, feedbacks, organização, controle da aprendizagem, movimentações, transições das tarefas etc.). No item relacionado com a avaliação, relatei e analisei os diferentes tipos de avaliação que implementamos nas diferentes modalidades, com algumas dessas avaliações a serem aplicadas de uma forma original e muito bem aceite pelos discentes que participaram activamente nas mesmas. De seguida apresentei a minha visão da conduta ético-profissional que implementei no estágio. Após isto, justifiquei as opções tomadas, face às dificuldades que me foram surgindo e, para finalizar, fiz uma reflexão mais aprofundada sobre a minha evolução e o agrado por ter adquirido uma visão mais abrangente e renovada das metodologias ligadas ao ensino.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/17679http://hdl.handle.net/10316/17679porLisboa, Jorge Manuel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/17679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:58.147798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos) |
title |
Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos) |
spellingShingle |
Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos) Lisboa, Jorge Manuel Fernandes Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
title_short |
Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos) |
title_full |
Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos) |
title_fullStr |
Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos) |
title_full_unstemmed |
Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos) |
title_sort |
Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos) |
author |
Lisboa, Jorge Manuel Fernandes |
author_facet |
Lisboa, Jorge Manuel Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lisboa, Jorge Manuel Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
topic |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
description |
Findo o ano de estágio cabe a cada Mestrando elaborar um relatório crítico relatando as diferentes ocorrências que foram sucedendo ao longo dos nove meses que constituem esta prática pedagógica, efectuada por mim na Escola Infante D. Pedro na localidade de Buarcos. No relatório produzido, podemos encontrar uma introdução onde explico as razões que me levaram a efectuar este mestrado, do qual o relatório é parte integrante. As razões apontadas têm a ver com a necessidade que senti de renovar conhecimentos e experiências na área do ensino. Dado estar a meio da minha carreira docente, partilho da ideia que o conhecimento nos dias de hoje é algo transitório, que necessita de uma constante actualização. De seguida faço uma breve apresentação das minhas expectativas, relatadas no início do ano lectivo num documento elaborado na altura para esse efeito (PIF). No ponto três desse relatório, elaborei uma descrição e análise personalizadas, da forma como foram implementados e evoluindo os procedimentos fundamentais que são a base deste processo de formação: - o planeamento com a distribuição perspicaz das Unidades Didácticas ao longo do ano e o forma como se foi organizando o planeamento das aulas; - a realização dessas mesmas aulas, com uma análise do meu desempenho nos diferentes parâmetros que constituem a actuação do docente propriamente dita (gestão temporal, instrução, feedbacks, organização, controle da aprendizagem, movimentações, transições das tarefas etc.). No item relacionado com a avaliação, relatei e analisei os diferentes tipos de avaliação que implementamos nas diferentes modalidades, com algumas dessas avaliações a serem aplicadas de uma forma original e muito bem aceite pelos discentes que participaram activamente nas mesmas. De seguida apresentei a minha visão da conduta ético-profissional que implementei no estágio. Após isto, justifiquei as opções tomadas, face às dificuldades que me foram surgindo e, para finalizar, fiz uma reflexão mais aprofundada sobre a minha evolução e o agrado por ter adquirido uma visão mais abrangente e renovada das metodologias ligadas ao ensino. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/17679 http://hdl.handle.net/10316/17679 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/17679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133661324378112 |