Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Jorge Manuel Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/17679
Resumo: Findo o ano de estágio cabe a cada Mestrando elaborar um relatório crítico relatando as diferentes ocorrências que foram sucedendo ao longo dos nove meses que constituem esta prática pedagógica, efectuada por mim na Escola Infante D. Pedro na localidade de Buarcos. No relatório produzido, podemos encontrar uma introdução onde explico as razões que me levaram a efectuar este mestrado, do qual o relatório é parte integrante. As razões apontadas têm a ver com a necessidade que senti de renovar conhecimentos e experiências na área do ensino. Dado estar a meio da minha carreira docente, partilho da ideia que o conhecimento nos dias de hoje é algo transitório, que necessita de uma constante actualização. De seguida faço uma breve apresentação das minhas expectativas, relatadas no início do ano lectivo num documento elaborado na altura para esse efeito (PIF). No ponto três desse relatório, elaborei uma descrição e análise personalizadas, da forma como foram implementados e evoluindo os procedimentos fundamentais que são a base deste processo de formação: - o planeamento com a distribuição perspicaz das Unidades Didácticas ao longo do ano e o forma como se foi organizando o planeamento das aulas; - a realização dessas mesmas aulas, com uma análise do meu desempenho nos diferentes parâmetros que constituem a actuação do docente propriamente dita (gestão temporal, instrução, feedbacks, organização, controle da aprendizagem, movimentações, transições das tarefas etc.). No item relacionado com a avaliação, relatei e analisei os diferentes tipos de avaliação que implementamos nas diferentes modalidades, com algumas dessas avaliações a serem aplicadas de uma forma original e muito bem aceite pelos discentes que participaram activamente nas mesmas. De seguida apresentei a minha visão da conduta ético-profissional que implementei no estágio. Após isto, justifiquei as opções tomadas, face às dificuldades que me foram surgindo e, para finalizar, fiz uma reflexão mais aprofundada sobre a minha evolução e o agrado por ter adquirido uma visão mais abrangente e renovada das metodologias ligadas ao ensino.
id RCAP_4d814580ff1bf829303b74fd6c6cfda2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/17679
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)Ensino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaFindo o ano de estágio cabe a cada Mestrando elaborar um relatório crítico relatando as diferentes ocorrências que foram sucedendo ao longo dos nove meses que constituem esta prática pedagógica, efectuada por mim na Escola Infante D. Pedro na localidade de Buarcos. No relatório produzido, podemos encontrar uma introdução onde explico as razões que me levaram a efectuar este mestrado, do qual o relatório é parte integrante. As razões apontadas têm a ver com a necessidade que senti de renovar conhecimentos e experiências na área do ensino. Dado estar a meio da minha carreira docente, partilho da ideia que o conhecimento nos dias de hoje é algo transitório, que necessita de uma constante actualização. De seguida faço uma breve apresentação das minhas expectativas, relatadas no início do ano lectivo num documento elaborado na altura para esse efeito (PIF). No ponto três desse relatório, elaborei uma descrição e análise personalizadas, da forma como foram implementados e evoluindo os procedimentos fundamentais que são a base deste processo de formação: - o planeamento com a distribuição perspicaz das Unidades Didácticas ao longo do ano e o forma como se foi organizando o planeamento das aulas; - a realização dessas mesmas aulas, com uma análise do meu desempenho nos diferentes parâmetros que constituem a actuação do docente propriamente dita (gestão temporal, instrução, feedbacks, organização, controle da aprendizagem, movimentações, transições das tarefas etc.). No item relacionado com a avaliação, relatei e analisei os diferentes tipos de avaliação que implementamos nas diferentes modalidades, com algumas dessas avaliações a serem aplicadas de uma forma original e muito bem aceite pelos discentes que participaram activamente nas mesmas. De seguida apresentei a minha visão da conduta ético-profissional que implementei no estágio. Após isto, justifiquei as opções tomadas, face às dificuldades que me foram surgindo e, para finalizar, fiz uma reflexão mais aprofundada sobre a minha evolução e o agrado por ter adquirido uma visão mais abrangente e renovada das metodologias ligadas ao ensino.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/17679http://hdl.handle.net/10316/17679porLisboa, Jorge Manuel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/17679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:58.147798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
title Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
spellingShingle Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
Lisboa, Jorge Manuel Fernandes
Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
title_full Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
title_fullStr Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
title_full_unstemmed Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
title_sort Relatório Final de Estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
author Lisboa, Jorge Manuel Fernandes
author_facet Lisboa, Jorge Manuel Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisboa, Jorge Manuel Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
description Findo o ano de estágio cabe a cada Mestrando elaborar um relatório crítico relatando as diferentes ocorrências que foram sucedendo ao longo dos nove meses que constituem esta prática pedagógica, efectuada por mim na Escola Infante D. Pedro na localidade de Buarcos. No relatório produzido, podemos encontrar uma introdução onde explico as razões que me levaram a efectuar este mestrado, do qual o relatório é parte integrante. As razões apontadas têm a ver com a necessidade que senti de renovar conhecimentos e experiências na área do ensino. Dado estar a meio da minha carreira docente, partilho da ideia que o conhecimento nos dias de hoje é algo transitório, que necessita de uma constante actualização. De seguida faço uma breve apresentação das minhas expectativas, relatadas no início do ano lectivo num documento elaborado na altura para esse efeito (PIF). No ponto três desse relatório, elaborei uma descrição e análise personalizadas, da forma como foram implementados e evoluindo os procedimentos fundamentais que são a base deste processo de formação: - o planeamento com a distribuição perspicaz das Unidades Didácticas ao longo do ano e o forma como se foi organizando o planeamento das aulas; - a realização dessas mesmas aulas, com uma análise do meu desempenho nos diferentes parâmetros que constituem a actuação do docente propriamente dita (gestão temporal, instrução, feedbacks, organização, controle da aprendizagem, movimentações, transições das tarefas etc.). No item relacionado com a avaliação, relatei e analisei os diferentes tipos de avaliação que implementamos nas diferentes modalidades, com algumas dessas avaliações a serem aplicadas de uma forma original e muito bem aceite pelos discentes que participaram activamente nas mesmas. De seguida apresentei a minha visão da conduta ético-profissional que implementei no estágio. Após isto, justifiquei as opções tomadas, face às dificuldades que me foram surgindo e, para finalizar, fiz uma reflexão mais aprofundada sobre a minha evolução e o agrado por ter adquirido uma visão mais abrangente e renovada das metodologias ligadas ao ensino.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/17679
http://hdl.handle.net/10316/17679
url http://hdl.handle.net/10316/17679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133661324378112