Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Artur Paulo Martins Vieira Braga
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/17653
Resumo: Este documento, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pretende dar conta de um processo evolutivo e reflexivo, aplicado e desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola EB 2,3 Infante D. Pedro, de Buarcos, no ano lectivo de 2010/2011. Neste testemunho, retrato as experiências vivenciadas, as metas atingidas, as dificuldades surgidas, a superação das actividades realizadas e estratégias aplicadas, numa perspectiva emergente da educação, cada vez mais aglutinada de tarefas e competências, às quais o docente, conjuntamente com toda a estrutura escolar e familiar, tem de saber dar respostas ao “objecto” da educação - o aluno. Encarado como uma ferramenta para a melhoria, ajustamento, conhecimento e adaptação da minha formação pessoal e profissional, a efectivação desta Unidade Curricular teve o condão de despertar “algumas práticas acomodadas”, promovendo a abertura de outras realidades, a ponderação, a utilização e mobilização de saberes culturais, pedagógicos e científicos, em articulação com as várias estruturas escolares, permitindo-me encarar e resolver questões do Estágio de uma forma inclusiva, de certo modo, diferentes e revolucionárias, alicerçadas no pressuposto da identificação dos problemas, forma de os contornar e resolver, com a humildade, determinação, ética e profissionalismo, que julgo possuir. Acresce ainda o facto de na globalização em que nos encontramos, não há lugar à estagnação. A realidade escolar está tão massificada, que não basta saber ensinar. É necessário entender o espaço escolar numa perspectiva de mudança, tão abrangente quanto possível, com uma abertura de fronteiras e mentalidades de todos os agentes educativos, mantendo contudo, valores e atitudes institucionais enraizados, e garante de boas práticas, investindo na
id RCAP_f18a34b7ec0c34d7bd926bdb9836982f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/17653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)Ensino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaEste documento, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pretende dar conta de um processo evolutivo e reflexivo, aplicado e desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola EB 2,3 Infante D. Pedro, de Buarcos, no ano lectivo de 2010/2011. Neste testemunho, retrato as experiências vivenciadas, as metas atingidas, as dificuldades surgidas, a superação das actividades realizadas e estratégias aplicadas, numa perspectiva emergente da educação, cada vez mais aglutinada de tarefas e competências, às quais o docente, conjuntamente com toda a estrutura escolar e familiar, tem de saber dar respostas ao “objecto” da educação - o aluno. Encarado como uma ferramenta para a melhoria, ajustamento, conhecimento e adaptação da minha formação pessoal e profissional, a efectivação desta Unidade Curricular teve o condão de despertar “algumas práticas acomodadas”, promovendo a abertura de outras realidades, a ponderação, a utilização e mobilização de saberes culturais, pedagógicos e científicos, em articulação com as várias estruturas escolares, permitindo-me encarar e resolver questões do Estágio de uma forma inclusiva, de certo modo, diferentes e revolucionárias, alicerçadas no pressuposto da identificação dos problemas, forma de os contornar e resolver, com a humildade, determinação, ética e profissionalismo, que julgo possuir. Acresce ainda o facto de na globalização em que nos encontramos, não há lugar à estagnação. A realidade escolar está tão massificada, que não basta saber ensinar. É necessário entender o espaço escolar numa perspectiva de mudança, tão abrangente quanto possível, com uma abertura de fronteiras e mentalidades de todos os agentes educativos, mantendo contudo, valores e atitudes institucionais enraizados, e garante de boas práticas, investindo na2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/17653http://hdl.handle.net/10316/17653porBraga, Artur Paulo Martins Vieira Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:35:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/17653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:57.306722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
title Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
spellingShingle Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
Braga, Artur Paulo Martins Vieira Braga
Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
title_full Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
title_fullStr Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
title_full_unstemmed Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
title_sort Relatório final de estágio: Escola EB 2,3 Infante D. Pedro (Buarcos)
author Braga, Artur Paulo Martins Vieira Braga
author_facet Braga, Artur Paulo Martins Vieira Braga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Artur Paulo Martins Vieira Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
description Este documento, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pretende dar conta de um processo evolutivo e reflexivo, aplicado e desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola EB 2,3 Infante D. Pedro, de Buarcos, no ano lectivo de 2010/2011. Neste testemunho, retrato as experiências vivenciadas, as metas atingidas, as dificuldades surgidas, a superação das actividades realizadas e estratégias aplicadas, numa perspectiva emergente da educação, cada vez mais aglutinada de tarefas e competências, às quais o docente, conjuntamente com toda a estrutura escolar e familiar, tem de saber dar respostas ao “objecto” da educação - o aluno. Encarado como uma ferramenta para a melhoria, ajustamento, conhecimento e adaptação da minha formação pessoal e profissional, a efectivação desta Unidade Curricular teve o condão de despertar “algumas práticas acomodadas”, promovendo a abertura de outras realidades, a ponderação, a utilização e mobilização de saberes culturais, pedagógicos e científicos, em articulação com as várias estruturas escolares, permitindo-me encarar e resolver questões do Estágio de uma forma inclusiva, de certo modo, diferentes e revolucionárias, alicerçadas no pressuposto da identificação dos problemas, forma de os contornar e resolver, com a humildade, determinação, ética e profissionalismo, que julgo possuir. Acresce ainda o facto de na globalização em que nos encontramos, não há lugar à estagnação. A realidade escolar está tão massificada, que não basta saber ensinar. É necessário entender o espaço escolar numa perspectiva de mudança, tão abrangente quanto possível, com uma abertura de fronteiras e mentalidades de todos os agentes educativos, mantendo contudo, valores e atitudes institucionais enraizados, e garante de boas práticas, investindo na
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/17653
http://hdl.handle.net/10316/17653
url http://hdl.handle.net/10316/17653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133661297115136