Nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na Universidade do Algarve
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19737 |
Resumo: | A presente dissertação pretende estudar o nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na UAlg, através da análise da satisfação, mobilidade e interculturalidade. Esta investigação tem como base um estudo de carácter quantitativo de diagnóstico relativo às dificuldades sentidas pelos estudantes no período em que estiveram em mobilidade e o nível de satisfação ao abrigo do programa Erasmus, International Credit Mobility (ICM ́s), Erasmus Mundus, Protocolos Gerais de Cooperação, Programas Nacionais e Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), na UAlg. A satisfação académica afeta positivamente a motivação, o rendimento académico, o bem-estar mental e o sucesso profissional futuro dos estudantes. A experiência de mobilidade académica pode variar bastante dependendo do programa, da Instituição de destino, do país, e de fatores como dificuldades linguísticas ou culturais ou a adaptação a um novo ambiente académico. Por sua vez, a interculturalidade permite aumentar a compreensão mútua entre estudante e professor e reduzir o estereótipo e a discriminação. Os dados da respetiva investigação foram obtidos através de um questionário aplicado aos estudantes de mobilidade incoming que frequentaram a UAlg, nos últimos 5 anos (2017/18 a 2021/22, inclusive), onde participaram 195 estudantes. Os principais resultados demonstraram que as maiores dificuldades sentidas pelos estudantes ao longo do período de mobilidade passaram por “lidar com a burocracia da universidade”, “ter um local adequado para morar” e “ter atendimento médico, se necessário”. Relativamente ao nível de satisfação sentido pelos estudantes nos aspetos da vida quotidiana, a maioria dos inquiridos referiu a satisfação das “atividades de lazer de que usufrui”, o “local/ambiente de estudo” e a “alimentação que tem no período de mobilidade”. |
id |
RCAP_4d8251d6841a05d161024383a914dba1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19737 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na Universidade do AlgarveSatisfaçãoMobilidadeInterculturalidadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA presente dissertação pretende estudar o nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na UAlg, através da análise da satisfação, mobilidade e interculturalidade. Esta investigação tem como base um estudo de carácter quantitativo de diagnóstico relativo às dificuldades sentidas pelos estudantes no período em que estiveram em mobilidade e o nível de satisfação ao abrigo do programa Erasmus, International Credit Mobility (ICM ́s), Erasmus Mundus, Protocolos Gerais de Cooperação, Programas Nacionais e Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), na UAlg. A satisfação académica afeta positivamente a motivação, o rendimento académico, o bem-estar mental e o sucesso profissional futuro dos estudantes. A experiência de mobilidade académica pode variar bastante dependendo do programa, da Instituição de destino, do país, e de fatores como dificuldades linguísticas ou culturais ou a adaptação a um novo ambiente académico. Por sua vez, a interculturalidade permite aumentar a compreensão mútua entre estudante e professor e reduzir o estereótipo e a discriminação. Os dados da respetiva investigação foram obtidos através de um questionário aplicado aos estudantes de mobilidade incoming que frequentaram a UAlg, nos últimos 5 anos (2017/18 a 2021/22, inclusive), onde participaram 195 estudantes. Os principais resultados demonstraram que as maiores dificuldades sentidas pelos estudantes ao longo do período de mobilidade passaram por “lidar com a burocracia da universidade”, “ter um local adequado para morar” e “ter atendimento médico, se necessário”. Relativamente ao nível de satisfação sentido pelos estudantes nos aspetos da vida quotidiana, a maioria dos inquiridos referiu a satisfação das “atividades de lazer de que usufrui”, o “local/ambiente de estudo” e a “alimentação que tem no período de mobilidade”.This dissertation intends to study the level of satisfaction of mobility students at the UAlg, through the analysis of satisfaction, mobility and interculturality. This research is based on a quantitative diagnostic study on the difficulties experienced by students during the period they were in mobility and the level of satisfaction under the Erasmus program, International Credit Mobility (ICM's), Erasmus Mundus, General Cooperation Protocols, National and Association of Portuguese Language Universities (AULP), at the UAlg. Academic satisfaction positively affects students' motivation, academic performance, mental well-being and future professional success. The academic mobility experience can vary greatly depending on the program, the host institution, the country, and factors such as language or cultural difficulties or adapting to a new academic environment. Interculturality increases mutual understanding between student and teacher and reduces stereotypes and discrimination. Data from the respective investigation were obtained through a questionnaire applied to incoming mobility students who attended UAlg, in the last 5 years (2017/18 to 2021/22, included), in which 195 students participated. The main results showed that the greatest difficulties experienced by students throughout the mobility period were “dealing with university bureaucracy”, “having a suitable place to live” and “having medical care, if necessary”. Regarding the level of satisfaction felt by students in aspects of everyday life, most respondents mentioned satisfaction with the “leisure activities they enjoy”, the “place/study environment” and the “food they have during the mobility period”.Neto, Maria ManuelaAzevedo, Paula SerdeiraSapientiaAlmeida, Marta Gomes dos Santos2023-06-22T10:03:01Z2023-05-102023-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19737TID:203321014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:32:13Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:18.462063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na Universidade do Algarve |
title |
Nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na Universidade do Algarve |
spellingShingle |
Nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na Universidade do Algarve Almeida, Marta Gomes dos Santos Satisfação Mobilidade Interculturalidade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na Universidade do Algarve |
title_full |
Nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na Universidade do Algarve |
title_fullStr |
Nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na Universidade do Algarve |
title_full_unstemmed |
Nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na Universidade do Algarve |
title_sort |
Nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na Universidade do Algarve |
author |
Almeida, Marta Gomes dos Santos |
author_facet |
Almeida, Marta Gomes dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neto, Maria Manuela Azevedo, Paula Serdeira Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Marta Gomes dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação Mobilidade Interculturalidade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Satisfação Mobilidade Interculturalidade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
A presente dissertação pretende estudar o nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na UAlg, através da análise da satisfação, mobilidade e interculturalidade. Esta investigação tem como base um estudo de carácter quantitativo de diagnóstico relativo às dificuldades sentidas pelos estudantes no período em que estiveram em mobilidade e o nível de satisfação ao abrigo do programa Erasmus, International Credit Mobility (ICM ́s), Erasmus Mundus, Protocolos Gerais de Cooperação, Programas Nacionais e Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), na UAlg. A satisfação académica afeta positivamente a motivação, o rendimento académico, o bem-estar mental e o sucesso profissional futuro dos estudantes. A experiência de mobilidade académica pode variar bastante dependendo do programa, da Instituição de destino, do país, e de fatores como dificuldades linguísticas ou culturais ou a adaptação a um novo ambiente académico. Por sua vez, a interculturalidade permite aumentar a compreensão mútua entre estudante e professor e reduzir o estereótipo e a discriminação. Os dados da respetiva investigação foram obtidos através de um questionário aplicado aos estudantes de mobilidade incoming que frequentaram a UAlg, nos últimos 5 anos (2017/18 a 2021/22, inclusive), onde participaram 195 estudantes. Os principais resultados demonstraram que as maiores dificuldades sentidas pelos estudantes ao longo do período de mobilidade passaram por “lidar com a burocracia da universidade”, “ter um local adequado para morar” e “ter atendimento médico, se necessário”. Relativamente ao nível de satisfação sentido pelos estudantes nos aspetos da vida quotidiana, a maioria dos inquiridos referiu a satisfação das “atividades de lazer de que usufrui”, o “local/ambiente de estudo” e a “alimentação que tem no período de mobilidade”. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-22T10:03:01Z 2023-05-10 2023-05-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/19737 TID:203321014 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/19737 |
identifier_str_mv |
TID:203321014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133340504162304 |