Nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na Universidade do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marta Gomes dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19737
Resumo: A presente dissertação pretende estudar o nível de satisfação dos estudantes em mobilidade na UAlg, através da análise da satisfação, mobilidade e interculturalidade. Esta investigação tem como base um estudo de carácter quantitativo de diagnóstico relativo às dificuldades sentidas pelos estudantes no período em que estiveram em mobilidade e o nível de satisfação ao abrigo do programa Erasmus, International Credit Mobility (ICM ́s), Erasmus Mundus, Protocolos Gerais de Cooperação, Programas Nacionais e Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), na UAlg. A satisfação académica afeta positivamente a motivação, o rendimento académico, o bem-estar mental e o sucesso profissional futuro dos estudantes. A experiência de mobilidade académica pode variar bastante dependendo do programa, da Instituição de destino, do país, e de fatores como dificuldades linguísticas ou culturais ou a adaptação a um novo ambiente académico. Por sua vez, a interculturalidade permite aumentar a compreensão mútua entre estudante e professor e reduzir o estereótipo e a discriminação. Os dados da respetiva investigação foram obtidos através de um questionário aplicado aos estudantes de mobilidade incoming que frequentaram a UAlg, nos últimos 5 anos (2017/18 a 2021/22, inclusive), onde participaram 195 estudantes. Os principais resultados demonstraram que as maiores dificuldades sentidas pelos estudantes ao longo do período de mobilidade passaram por “lidar com a burocracia da universidade”, “ter um local adequado para morar” e “ter atendimento médico, se necessário”. Relativamente ao nível de satisfação sentido pelos estudantes nos aspetos da vida quotidiana, a maioria dos inquiridos referiu a satisfação das “atividades de lazer de que usufrui”, o “local/ambiente de estudo” e a “alimentação que tem no período de mobilidade”.
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