Campus Chat: deteção de emoções e sua aplicação em plataformas digitais de contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vasco Rafael
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30074
Resumo: Depois de um longo período de emancipação das redes sociais digitais e consecutiva colaboração em massa por parte dos utilizadores, surgem, nos dias de hoje, oportunidades de aplicação de algoritmos inteligentes capazes de compreender e servir as várias circunstâncias e necessidades que compõe o dia-a-dia do ser humano. Este vasto crescimento em termos de utilização e popularidade das redes sociais digitais possibilitou o aparecimento de um conjunto de fenómenos e problemáticas sociais, que, eventualmente, podem pôr em causa muitos dos seus princípios e âmbitos fundamentais. Ao longo deste estudo é abordada a aplicação de mecanismos inteligentes de deteção de emoções, pretendendo-se compreender as implicações da sua aplicação em redes sociais digitais de contexto educativo. Pretende-se avaliar a sua contribuição, tanto na otimização dos níveis de interação, como na prevenção e mitigação de fenómenos sociais potencialmente negativos, com especial foco na problemática do cyberbullying. Desta forma, será apresentado todo o processo de desenvolvimento técnico de um sistema de Chat com serviços e funcionalidades inteligentes de deteção de cyberbullying. Os resultados finais foram validados através de um processo de avaliação com utilizadores, onde se pretendeu compreender as implicações e consequências da aplicação de um sistema de deteção de emoções numa plataforma digital de contexto educativo. Esse sistema de Chat, foi implementado como prova de conceito na plataforma Campus, tendo-se verificado que a aplicação de mecanismos de deteção de emoções em plataformas digitais pode contribuir para a diminuição de abusos sociais no público alvo juvenil. Verificou-se que este tipo de serviços pode ser adaptado no combate à problemática do cyberbullying, apesar de ainda existirem um conjunto de implicações que põe em causa a sua correta aplicação.
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