As Tecnologias de Informação e Comunicação como Estratégia de Aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Rita Castro Silva Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2609
Resumo: Cada vez mais as tecnologias estão enraizadas no ensino. Elas abrem um leque de recursos, tornando as aulas mais criativas, dinâmicas e motivadoras. Cabe assim à escola criar espaços e disponibilizar material tecnológico para que o professor se possa adaptar ao uso das tecnologias e deste modo planificar as suas aulas com a sua utilização. O professor pode com as tecnologias despertar nas crianças a motivação, a criatividade, a aprendizagem colaborativa e o respeito pelas regras da sala de aula. Neste sentido, inicialmente, apresentamos perspetivas teóricas relativamente a conceitos essenciais ao desenvolvimento da investigação, ou seja, explanamos os mitos e medos na utilização das tecnologias por crianças, as TIC como recursos à aprendizagem, o papel do professor na relação das tecnologias com a educação, a organização curricular do 1º ciclo e as metas de aprendizagem das TIC e por fim os fatores intervenientes na aprendizagem das crianças na sala de aula. No que concerne as opções metodológicas, utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo a diferentes instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, como entrevistas a docentes do 1º ciclo, observação participante, através da criação e colocação em pratica de atividades utilizando materiais tecnológicos. Percebemos que é urgente integrar as tecnologias de informação e comunicação em todos os momentos de ensino, principalmente no 1º Ciclo bem como a sua utilização como meio de implementar as dinâmicas das escolas
id RCAP_4dbdc02aedc85e4cba5853c7e54a8771
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Tecnologias de Informação e Comunicação como Estratégia de Aprendizagem no 1º ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolarEnsino básico (1º Ciclo)Tecnologias da informação e comuicaçãoAprendizagem colaborativaMotivaçãoCriatividadeCada vez mais as tecnologias estão enraizadas no ensino. Elas abrem um leque de recursos, tornando as aulas mais criativas, dinâmicas e motivadoras. Cabe assim à escola criar espaços e disponibilizar material tecnológico para que o professor se possa adaptar ao uso das tecnologias e deste modo planificar as suas aulas com a sua utilização. O professor pode com as tecnologias despertar nas crianças a motivação, a criatividade, a aprendizagem colaborativa e o respeito pelas regras da sala de aula. Neste sentido, inicialmente, apresentamos perspetivas teóricas relativamente a conceitos essenciais ao desenvolvimento da investigação, ou seja, explanamos os mitos e medos na utilização das tecnologias por crianças, as TIC como recursos à aprendizagem, o papel do professor na relação das tecnologias com a educação, a organização curricular do 1º ciclo e as metas de aprendizagem das TIC e por fim os fatores intervenientes na aprendizagem das crianças na sala de aula. No que concerne as opções metodológicas, utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo a diferentes instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, como entrevistas a docentes do 1º ciclo, observação participante, através da criação e colocação em pratica de atividades utilizando materiais tecnológicos. Percebemos que é urgente integrar as tecnologias de informação e comunicação em todos os momentos de ensino, principalmente no 1º Ciclo bem como a sua utilização como meio de implementar as dinâmicas das escolasThis research report has the main objective to show how activities carried out with the help of technological resources can enhance the children development in a variety of dimensions. Day by day, technologies are increasingly more present in teaching. They open up a range of possibilities, making classes more creative, dynamic and motivating. It is thus up to the school to create spaces and provide technological devices so that the teacher can adapt to the use of these technologies and thus incorporate it in their classes. Using these multimedia and technological devices, the teacher can approach their students with activities more relevant to the kids of today, improving their motivation, their creativity, their collaborative learning and the respect to the rules of the classroom. In this sense, initially, we present theoretical perspectives regarding concepts essential to the development of this type of research, that is, we explain the myths and fears in the use of technologies by children, ICT as resources for learning, the role of the teacher in the mediation of technologies with education, the curricular organization of the 1st cycle and the ICT learning goals, and to finalize, the intervening factors in the development of the students in the classroom. In regard to methodological options, a qualitative methodology was used, using different instruments and techniques of data collection and treatment, such as interviews with 1st cycle teachers, participant observation, through the development and practice of activities using technological materials. We realize that it is urgent to integrate information and communication technologies at all times of teaching, especially in the 1st cycle as well as its use as a means to implement the dynamics of schools.2018-05-02T15:43:02Z2018-04-06T00:00:00Z2018-04-062018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2609TID:201906643porSousa, Ana Rita Castro Silva Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:10Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:23.163860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias de Informação e Comunicação como Estratégia de Aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
title As Tecnologias de Informação e Comunicação como Estratégia de Aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle As Tecnologias de Informação e Comunicação como Estratégia de Aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
Sousa, Ana Rita Castro Silva Ferreira de
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Tecnologias da informação e comuicação
Aprendizagem colaborativa
Motivação
Criatividade
title_short As Tecnologias de Informação e Comunicação como Estratégia de Aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full As Tecnologias de Informação e Comunicação como Estratégia de Aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr As Tecnologias de Informação e Comunicação como Estratégia de Aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed As Tecnologias de Informação e Comunicação como Estratégia de Aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort As Tecnologias de Informação e Comunicação como Estratégia de Aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
author Sousa, Ana Rita Castro Silva Ferreira de
author_facet Sousa, Ana Rita Castro Silva Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Rita Castro Silva Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Tecnologias da informação e comuicação
Aprendizagem colaborativa
Motivação
Criatividade
topic Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Tecnologias da informação e comuicação
Aprendizagem colaborativa
Motivação
Criatividade
description Cada vez mais as tecnologias estão enraizadas no ensino. Elas abrem um leque de recursos, tornando as aulas mais criativas, dinâmicas e motivadoras. Cabe assim à escola criar espaços e disponibilizar material tecnológico para que o professor se possa adaptar ao uso das tecnologias e deste modo planificar as suas aulas com a sua utilização. O professor pode com as tecnologias despertar nas crianças a motivação, a criatividade, a aprendizagem colaborativa e o respeito pelas regras da sala de aula. Neste sentido, inicialmente, apresentamos perspetivas teóricas relativamente a conceitos essenciais ao desenvolvimento da investigação, ou seja, explanamos os mitos e medos na utilização das tecnologias por crianças, as TIC como recursos à aprendizagem, o papel do professor na relação das tecnologias com a educação, a organização curricular do 1º ciclo e as metas de aprendizagem das TIC e por fim os fatores intervenientes na aprendizagem das crianças na sala de aula. No que concerne as opções metodológicas, utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo a diferentes instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, como entrevistas a docentes do 1º ciclo, observação participante, através da criação e colocação em pratica de atividades utilizando materiais tecnológicos. Percebemos que é urgente integrar as tecnologias de informação e comunicação em todos os momentos de ensino, principalmente no 1º Ciclo bem como a sua utilização como meio de implementar as dinâmicas das escolas
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02T15:43:02Z
2018-04-06T00:00:00Z
2018-04-06
2018-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2609
TID:201906643
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2609
identifier_str_mv TID:201906643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131628670287872