Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Instituto Federal do Amapá |
Texto Completo: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/327 |
Resumo: | Computer programming learning is no longer linked only to Information Technology professionals, but it is of paramount importance for the educational sector, as it is capable of giving those who practice a greater capacity to develop abstraction and analysis skills when solving problems. with a higher degree of difficulty. In the school routine, the teaching of mathematics is often fragmented and / or decontextualized, devoid of any connection between school discipline and the real world, and which still neglects the use of technologies and is capable of making the teaching of mathematics complex. This project aims to facilitate the teaching of mathematics using as a working method, the gamification and games that enjoy the basics of the programming language, through the tool “The Hour of Code”, demonstrating that it is possible to carry out teaching-learning of logical reasoning and some mathematical concepts through gamification, thus using teaching methodology within the educational scope. |
id |
IFAP-2_fac1525c6b95800803c812cf16310ccd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/327 |
network_acronym_str |
IFAP-2 |
network_name_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do CódigoTecnologia da Informação e ComuicaçãoEnsino da matemáticaGamificaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALComputer programming learning is no longer linked only to Information Technology professionals, but it is of paramount importance for the educational sector, as it is capable of giving those who practice a greater capacity to develop abstraction and analysis skills when solving problems. with a higher degree of difficulty. In the school routine, the teaching of mathematics is often fragmented and / or decontextualized, devoid of any connection between school discipline and the real world, and which still neglects the use of technologies and is capable of making the teaching of mathematics complex. This project aims to facilitate the teaching of mathematics using as a working method, the gamification and games that enjoy the basics of the programming language, through the tool “The Hour of Code”, demonstrating that it is possible to carry out teaching-learning of logical reasoning and some mathematical concepts through gamification, thus using teaching methodology within the educational scope.O aprendizado de programação computacional já não está ligado somente a profissionais de Tecnologia da Informação, mas é de suma importância para o ramo educacional, por ser capaz de ocasionar a quem pratica uma capacidade maior de desenvolver habilidades de abstração e análise na hora de solucionar problemas com um grau de dificuldade maior. No cotidiano escolar, o ensino da matemática muitas vezes é fragmentado e/ou descontextualizado, desprovido de ligação entre a disciplina escolar e o mundo real, e que ainda despreza o uso de tecnologias sendo capaz de tornar o ensino da matemática complexo. Este projeto tem como objetivo facilitar o ensino da matemática utilizando como método de trabalho, a gamificação e jogos que usufruem do básico da linguagem de programação, através da ferramenta “A Hora do Código”, demonstrando que é possível a realização do ensino-aprendizagem do raciocínio lógico e alguns conceitos matemáticos por meio da gamificação, utilizando assim como metodologia de ensino dentro do âmbito educacional.Instituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em InformáticaIFAPDIAS, Klessis Lopeshttp://lattes.cnpq.br/9558483576973124SILVA, Márcio Abreu dahttp://lattes.cnpq.br/2989239499743187OLIVEIRA, Fabrício Madureira deRIOS, Lucas da Silva2021-06-15T20:38:08Z2021-06-152021-06-15T20:38:08Z2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Fabrício Madureira de; RIOS, Lucas da Silva. Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/327porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-06-15T20:38:08Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/327Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-06-15T20:38:08Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código |
title |
Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código |
spellingShingle |
Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código OLIVEIRA, Fabrício Madureira de Tecnologia da Informação e Comuicação Ensino da matemática Gamificação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código |
title_full |
Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código |
title_fullStr |
Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código |
title_full_unstemmed |
Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código |
title_sort |
Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código |
author |
OLIVEIRA, Fabrício Madureira de |
author_facet |
OLIVEIRA, Fabrício Madureira de RIOS, Lucas da Silva |
author_role |
author |
author2 |
RIOS, Lucas da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DIAS, Klessis Lopes http://lattes.cnpq.br/9558483576973124 SILVA, Márcio Abreu da http://lattes.cnpq.br/2989239499743187 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fabrício Madureira de RIOS, Lucas da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da Informação e Comuicação Ensino da matemática Gamificação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
Tecnologia da Informação e Comuicação Ensino da matemática Gamificação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Computer programming learning is no longer linked only to Information Technology professionals, but it is of paramount importance for the educational sector, as it is capable of giving those who practice a greater capacity to develop abstraction and analysis skills when solving problems. with a higher degree of difficulty. In the school routine, the teaching of mathematics is often fragmented and / or decontextualized, devoid of any connection between school discipline and the real world, and which still neglects the use of technologies and is capable of making the teaching of mathematics complex. This project aims to facilitate the teaching of mathematics using as a working method, the gamification and games that enjoy the basics of the programming language, through the tool “The Hour of Code”, demonstrating that it is possible to carry out teaching-learning of logical reasoning and some mathematical concepts through gamification, thus using teaching methodology within the educational scope. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 2021-06-15T20:38:08Z 2021-06-15 2021-06-15T20:38:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fabrício Madureira de; RIOS, Lucas da Silva. Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/327 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Fabrício Madureira de; RIOS, Lucas da Silva. Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. |
url |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Informática IFAP |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Informática IFAP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) instacron:IFAP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
instacron_str |
IFAP |
institution |
IFAP |
reponame_str |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
collection |
Repositório do Instituto Federal do Amapá |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
suzana.cardoso@ifap.edu.br |
_version_ |
1798311981191528448 |