Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Fabrício Madureira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: RIOS, Lucas da Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Instituto Federal do Amapá
Texto Completo: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/327
Resumo: Computer programming learning is no longer linked only to Information Technology professionals, but it is of paramount importance for the educational sector, as it is capable of giving those who practice a greater capacity to develop abstraction and analysis skills when solving problems. with a higher degree of difficulty. In the school routine, the teaching of mathematics is often fragmented and / or decontextualized, devoid of any connection between school discipline and the real world, and which still neglects the use of technologies and is capable of making the teaching of mathematics complex. This project aims to facilitate the teaching of mathematics using as a working method, the gamification and games that enjoy the basics of the programming language, through the tool “The Hour of Code”, demonstrating that it is possible to carry out teaching-learning of logical reasoning and some mathematical concepts through gamification, thus using teaching methodology within the educational scope.
id IFAP-2_fac1525c6b95800803c812cf16310ccd
oai_identifier_str oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/327
network_acronym_str IFAP-2
network_name_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository_id_str
spelling Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do CódigoTecnologia da Informação e ComuicaçãoEnsino da matemáticaGamificaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALComputer programming learning is no longer linked only to Information Technology professionals, but it is of paramount importance for the educational sector, as it is capable of giving those who practice a greater capacity to develop abstraction and analysis skills when solving problems. with a higher degree of difficulty. In the school routine, the teaching of mathematics is often fragmented and / or decontextualized, devoid of any connection between school discipline and the real world, and which still neglects the use of technologies and is capable of making the teaching of mathematics complex. This project aims to facilitate the teaching of mathematics using as a working method, the gamification and games that enjoy the basics of the programming language, through the tool “The Hour of Code”, demonstrating that it is possible to carry out teaching-learning of logical reasoning and some mathematical concepts through gamification, thus using teaching methodology within the educational scope.O aprendizado de programação computacional já não está ligado somente a profissionais de Tecnologia da Informação, mas é de suma importância para o ramo educacional, por ser capaz de ocasionar a quem pratica uma capacidade maior de desenvolver habilidades de abstração e análise na hora de solucionar problemas com um grau de dificuldade maior. No cotidiano escolar, o ensino da matemática muitas vezes é fragmentado e/ou descontextualizado, desprovido de ligação entre a disciplina escolar e o mundo real, e que ainda despreza o uso de tecnologias sendo capaz de tornar o ensino da matemática complexo. Este projeto tem como objetivo facilitar o ensino da matemática utilizando como método de trabalho, a gamificação e jogos que usufruem do básico da linguagem de programação, através da ferramenta “A Hora do Código”, demonstrando que é possível a realização do ensino-aprendizagem do raciocínio lógico e alguns conceitos matemáticos por meio da gamificação, utilizando assim como metodologia de ensino dentro do âmbito educacional.Instituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em InformáticaIFAPDIAS, Klessis Lopeshttp://lattes.cnpq.br/9558483576973124SILVA, Márcio Abreu dahttp://lattes.cnpq.br/2989239499743187OLIVEIRA, Fabrício Madureira deRIOS, Lucas da Silva2021-06-15T20:38:08Z2021-06-152021-06-15T20:38:08Z2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Fabrício Madureira de; RIOS, Lucas da Silva. Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/327porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-06-15T20:38:08Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/327Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-06-15T20:38:08Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código
title Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código
spellingShingle Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código
OLIVEIRA, Fabrício Madureira de
Tecnologia da Informação e Comuicação
Ensino da matemática
Gamificação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código
title_full Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código
title_fullStr Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código
title_full_unstemmed Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código
title_sort Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código
author OLIVEIRA, Fabrício Madureira de
author_facet OLIVEIRA, Fabrício Madureira de
RIOS, Lucas da Silva
author_role author
author2 RIOS, Lucas da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIAS, Klessis Lopes
http://lattes.cnpq.br/9558483576973124
SILVA, Márcio Abreu da
http://lattes.cnpq.br/2989239499743187
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabrício Madureira de
RIOS, Lucas da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação e Comuicação
Ensino da matemática
Gamificação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Tecnologia da Informação e Comuicação
Ensino da matemática
Gamificação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description Computer programming learning is no longer linked only to Information Technology professionals, but it is of paramount importance for the educational sector, as it is capable of giving those who practice a greater capacity to develop abstraction and analysis skills when solving problems. with a higher degree of difficulty. In the school routine, the teaching of mathematics is often fragmented and / or decontextualized, devoid of any connection between school discipline and the real world, and which still neglects the use of technologies and is capable of making the teaching of mathematics complex. This project aims to facilitate the teaching of mathematics using as a working method, the gamification and games that enjoy the basics of the programming language, through the tool “The Hour of Code”, demonstrating that it is possible to carry out teaching-learning of logical reasoning and some mathematical concepts through gamification, thus using teaching methodology within the educational scope.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
2021-06-15T20:38:08Z
2021-06-15
2021-06-15T20:38:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabrício Madureira de; RIOS, Lucas da Silva. Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/327
identifier_str_mv OLIVEIRA, Fabrício Madureira de; RIOS, Lucas da Silva. Tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino da matemática: o uso da ferramenta a Hora do Código. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Informática
IFAP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Informática
IFAP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron:IFAP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron_str IFAP
institution IFAP
reponame_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
collection Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository.name.fl_str_mv Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
repository.mail.fl_str_mv suzana.cardoso@ifap.edu.br
_version_ 1798311981191528448