O lúdico como recurso para a motivação e aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sofia Maria dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2176
Resumo: Este relatório serve para demonstrar todo o nosso processo de formação profissionalizante ao longo de dois períodos de estágio, em contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para construirmos este relatório, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, naturalista, descritiva e exploratória. Assim, apresenta-se o processo de construção da profissionalização, com base em algumas fundamentações teóricas. Através dessas referências foi possível obter evidências, que por sua vez deram lugar a reflexões sobre a emergência de uma escola criativa, cultural, centrada nos interesses dos alunos e nas suas motivações. Neste sentido foi aplicada uma ação centrada em estratégias fundamentais para que fosse possível suscitar o interesse e a motivação na sala de aula. Ao longo do relatório verificam-se estratégias aplicadas que dão resposta à motivação pela aprendizagem. Em suma, todo o relatório tem um encadeamento que nos leva a entender as práticas vividas sempre dando um sentido à importância do lúdico no desenvolvimento das aprendizagens. Os jogos pedagógicos, sendo utilizados como instrumentos de apoio, constituem elementos úteis no reforço de conteúdos apreendidos anteriormente.
id RCAP_0bc0daab401c040324953245cb2be37f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2176
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lúdico como recurso para a motivação e aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino BásicoEnsino Básico (1º e 2º Ciclo)LúdicoMotivaçãoEnsino e AprendizagemEste relatório serve para demonstrar todo o nosso processo de formação profissionalizante ao longo de dois períodos de estágio, em contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para construirmos este relatório, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, naturalista, descritiva e exploratória. Assim, apresenta-se o processo de construção da profissionalização, com base em algumas fundamentações teóricas. Através dessas referências foi possível obter evidências, que por sua vez deram lugar a reflexões sobre a emergência de uma escola criativa, cultural, centrada nos interesses dos alunos e nas suas motivações. Neste sentido foi aplicada uma ação centrada em estratégias fundamentais para que fosse possível suscitar o interesse e a motivação na sala de aula. Ao longo do relatório verificam-se estratégias aplicadas que dão resposta à motivação pela aprendizagem. Em suma, todo o relatório tem um encadeamento que nos leva a entender as práticas vividas sempre dando um sentido à importância do lúdico no desenvolvimento das aprendizagens. Os jogos pedagógicos, sendo utilizados como instrumentos de apoio, constituem elementos úteis no reforço de conteúdos apreendidos anteriormente.This report serves to demonstrate our entire process of professional training in two training periods, in contexts of first and second degrees of basic education. To build this report, we carried out a study with quality qualitative, naturalist, descriptive and exploratory.Thus, we present the construction process of professionalization, based on some theoretical foundations. Through those references it was possible to obtain evidences, which in turn gave way to reflections about the emergence of a creative school, cultural, centered on the interests of students and their motivations. In this sense an action focused on key strategies to make it possible to raise the interest and motivation in the classroom was applied. Along the report was check the applied strategies that respond to the motivation for learning. In short, the entire report leads us to understand the lived practices always giving a sense of the importance of the play in the development of learning. The educational games, being used as support tools, provides useful elements in strengthening previously seized contents.2015-07-07T10:13:53Z2015-07-06T00:00:00Z2015-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2176TID:201465400porRodrigues, Sofia Maria dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:54Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:02.440408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico como recurso para a motivação e aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title O lúdico como recurso para a motivação e aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
spellingShingle O lúdico como recurso para a motivação e aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Rodrigues, Sofia Maria dos Santos
Ensino Básico (1º e 2º Ciclo)
Lúdico
Motivação
Ensino e Aprendizagem
title_short O lúdico como recurso para a motivação e aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title_full O lúdico como recurso para a motivação e aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title_fullStr O lúdico como recurso para a motivação e aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed O lúdico como recurso para a motivação e aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title_sort O lúdico como recurso para a motivação e aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
author Rodrigues, Sofia Maria dos Santos
author_facet Rodrigues, Sofia Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sofia Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico (1º e 2º Ciclo)
Lúdico
Motivação
Ensino e Aprendizagem
topic Ensino Básico (1º e 2º Ciclo)
Lúdico
Motivação
Ensino e Aprendizagem
description Este relatório serve para demonstrar todo o nosso processo de formação profissionalizante ao longo de dois períodos de estágio, em contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para construirmos este relatório, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, naturalista, descritiva e exploratória. Assim, apresenta-se o processo de construção da profissionalização, com base em algumas fundamentações teóricas. Através dessas referências foi possível obter evidências, que por sua vez deram lugar a reflexões sobre a emergência de uma escola criativa, cultural, centrada nos interesses dos alunos e nas suas motivações. Neste sentido foi aplicada uma ação centrada em estratégias fundamentais para que fosse possível suscitar o interesse e a motivação na sala de aula. Ao longo do relatório verificam-se estratégias aplicadas que dão resposta à motivação pela aprendizagem. Em suma, todo o relatório tem um encadeamento que nos leva a entender as práticas vividas sempre dando um sentido à importância do lúdico no desenvolvimento das aprendizagens. Os jogos pedagógicos, sendo utilizados como instrumentos de apoio, constituem elementos úteis no reforço de conteúdos apreendidos anteriormente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07T10:13:53Z
2015-07-06T00:00:00Z
2015-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2176
TID:201465400
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2176
identifier_str_mv TID:201465400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624180285440