Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: da Silva Almeida, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.7385
Resumo: No  mundo  atual,  a  universidade  tem  um  papel  crucial  na  formação  de cidadãos capazes de inovar. A criatividade surge, assim, como um conceito a valorizar  no  ensino  superior,  mas  tal  valorização  implica  alterações  no quotidiano  educativo.  Uma  fonte  de  informação  relevante  para  a rentabilizações  das  competências  criativas  nos  alunos  universitários  é auscultar  o  que  estes  pensam  sobre  elas.  Neste  sentido,  a  partir  do questionário  "Universidade  e  Competências  Criativas",  foram  analisadas perceções de 582 estudantes de uma universidade portuguesa acerca da conceituação e da valorização de criatividade no contexto académico. As percepções foram analisadas em função da área curricular de formação e do género, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas para ambas as  variáveis.  Os  resultados  permitem  reflexões  no  sentido  de aprofundamentos futuros deste estudo, assim como apontam direções para cuidados e reforços a ter nas práticas educativas neste nível de ensino. Palavras-chave: Criatividade; Ensino Superior; Estudantes universitários; Perceções   ABSTRACT In today's world, the University has a crucial role in the education of citizens in order to innovate. Creativity is thus a concept to value in higher education, but that valuation implies changes in the educational practices. A relevant source of information in order to promote creative skills in college students is to gather what they think about those skills. Through the questionnaire "University and Creative Skills" the perceptions of 582 Portuguese university students about the conceptualization and valorization of creativity in the academic contexts were analyzed. The perceptions were analyzed according to the students curriculum area and gender. Data suggest significant statistical differences in function  of  both  variables.  The  results  allow  reflections  towards  further developments of this study but also point directions to reinforce deliberate educational practices in this level of education. Keywords:Creativity; Higher Education; College students; Perceptions
id RCAP_4dbed73de8740b33b4a409df4bf67606
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino SuperiorArtigosNo  mundo  atual,  a  universidade  tem  um  papel  crucial  na  formação  de cidadãos capazes de inovar. A criatividade surge, assim, como um conceito a valorizar  no  ensino  superior,  mas  tal  valorização  implica  alterações  no quotidiano  educativo.  Uma  fonte  de  informação  relevante  para  a rentabilizações  das  competências  criativas  nos  alunos  universitários  é auscultar  o  que  estes  pensam  sobre  elas.  Neste  sentido,  a  partir  do questionário  "Universidade  e  Competências  Criativas",  foram  analisadas perceções de 582 estudantes de uma universidade portuguesa acerca da conceituação e da valorização de criatividade no contexto académico. As percepções foram analisadas em função da área curricular de formação e do género, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas para ambas as  variáveis.  Os  resultados  permitem  reflexões  no  sentido  de aprofundamentos futuros deste estudo, assim como apontam direções para cuidados e reforços a ter nas práticas educativas neste nível de ensino. Palavras-chave: Criatividade; Ensino Superior; Estudantes universitários; Perceções   ABSTRACT In today's world, the University has a crucial role in the education of citizens in order to innovate. Creativity is thus a concept to value in higher education, but that valuation implies changes in the educational practices. A relevant source of information in order to promote creative skills in college students is to gather what they think about those skills. Through the questionnaire "University and Creative Skills" the perceptions of 582 Portuguese university students about the conceptualization and valorization of creativity in the academic contexts were analyzed. The perceptions were analyzed according to the students curriculum area and gender. Data suggest significant statistical differences in function  of  both  variables.  The  results  allow  reflections  towards  further developments of this study but also point directions to reinforce deliberate educational practices in this level of education. Keywords:Creativity; Higher Education; College students; PerceptionsInstituto de Educação - Universidade do Minho2016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.7385por2183-04520871-9187Morais, Maria de Fátimada Silva Almeida, Leandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:43.900267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior
title Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior
spellingShingle Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior
Morais, Maria de Fátima
Artigos
title_short Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior
title_full Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior
title_fullStr Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior
title_full_unstemmed Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior
title_sort Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior
author Morais, Maria de Fátima
author_facet Morais, Maria de Fátima
da Silva Almeida, Leandro
author_role author
author2 da Silva Almeida, Leandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Maria de Fátima
da Silva Almeida, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description No  mundo  atual,  a  universidade  tem  um  papel  crucial  na  formação  de cidadãos capazes de inovar. A criatividade surge, assim, como um conceito a valorizar  no  ensino  superior,  mas  tal  valorização  implica  alterações  no quotidiano  educativo.  Uma  fonte  de  informação  relevante  para  a rentabilizações  das  competências  criativas  nos  alunos  universitários  é auscultar  o  que  estes  pensam  sobre  elas.  Neste  sentido,  a  partir  do questionário  "Universidade  e  Competências  Criativas",  foram  analisadas perceções de 582 estudantes de uma universidade portuguesa acerca da conceituação e da valorização de criatividade no contexto académico. As percepções foram analisadas em função da área curricular de formação e do género, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas para ambas as  variáveis.  Os  resultados  permitem  reflexões  no  sentido  de aprofundamentos futuros deste estudo, assim como apontam direções para cuidados e reforços a ter nas práticas educativas neste nível de ensino. Palavras-chave: Criatividade; Ensino Superior; Estudantes universitários; Perceções   ABSTRACT In today's world, the University has a crucial role in the education of citizens in order to innovate. Creativity is thus a concept to value in higher education, but that valuation implies changes in the educational practices. A relevant source of information in order to promote creative skills in college students is to gather what they think about those skills. Through the questionnaire "University and Creative Skills" the perceptions of 582 Portuguese university students about the conceptualization and valorization of creativity in the academic contexts were analyzed. The perceptions were analyzed according to the students curriculum area and gender. Data suggest significant statistical differences in function  of  both  variables.  The  results  allow  reflections  towards  further developments of this study but also point directions to reinforce deliberate educational practices in this level of education. Keywords:Creativity; Higher Education; College students; Perceptions
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.7385
url https://doi.org/10.21814/rpe.7385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130222723858432