Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8501 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3º e 4º ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos. |
id |
RCAP_e8c0eb7694f6923ff6be9bada7d3d3f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8501 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullyingArtigosO presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3º e 4º ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8501por1646-2335Oliveira, Sara CristinaSeixas, Sónia Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8501Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:51.855892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying |
title |
Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying |
spellingShingle |
Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying Oliveira, Sara Cristina Artigos |
title_short |
Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying |
title_full |
Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying |
title_fullStr |
Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying |
title_full_unstemmed |
Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying |
title_sort |
Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying |
author |
Oliveira, Sara Cristina |
author_facet |
Oliveira, Sara Cristina Seixas, Sónia Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Seixas, Sónia Raquel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sara Cristina Seixas, Sónia Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3º e 4º ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.8501 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.8501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130949497126912 |