Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sara Cristina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Seixas, Sónia Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8501
Resumo: O presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3º e 4º ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos. 
id RCAP_e8c0eb7694f6923ff6be9bada7d3d3f2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8501
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullyingArtigosO presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3º e 4º ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8501por1646-2335Oliveira, Sara CristinaSeixas, Sónia Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8501Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:51.855892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying
title Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying
spellingShingle Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying
Oliveira, Sara Cristina
Artigos
title_short Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying
title_full Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying
title_fullStr Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying
title_full_unstemmed Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying
title_sort Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying
author Oliveira, Sara Cristina
author_facet Oliveira, Sara Cristina
Seixas, Sónia Raquel
author_role author
author2 Seixas, Sónia Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sara Cristina
Seixas, Sónia Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3º e 4º ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.8501
url https://doi.org/10.25755/int.8501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130949497126912