Perceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44083
Resumo: No mundo atual, a universidade tem um papel crucial na formação de cidadãos capazes de inovar. A criatividade surge, assim, como um conceito a valorizar no ensino superior, mas tal valorização implica alterações no quotidiano educativo. Uma fonte de informação relevante para a rentabilizações das competências criativas nos alunos universitários é auscultar o que estes pensam sobre elas. Neste sentido, a partir do questionário “Universidade e Competências Criativas”, foram analisadas perceções de 582 estudantes de uma universidade portuguesa acerca da conceituação e da valorização de criatividade no contexto académico. As percepções foram analisadas em função da área curricular de formação e do género, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas para ambas as variáveis. Os resultados permitem reflexões no sentido de aprofundamentos futuros deste estudo, assim como já apontam direções para cuidados e reforços a ter nas práticas educativas neste nível de ensino.
id RCAP_8e250f56895d23c3eb89f94fcf1c6319
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44083
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino SuperiorPerceptions about creativity: a study with university studentsPercepciones acerca de creatividad: estudio con alumnado universitarioCriatividadeEnsino SuperiorEstudantes universitáriosPerceções de eficáciaCreativityHigher Education;College studentsPerceptionsCreatividadEnseñanza SuperiorAlumnado universitarioPercepcioneCiências Sociais::PsicologiaNo mundo atual, a universidade tem um papel crucial na formação de cidadãos capazes de inovar. A criatividade surge, assim, como um conceito a valorizar no ensino superior, mas tal valorização implica alterações no quotidiano educativo. Uma fonte de informação relevante para a rentabilizações das competências criativas nos alunos universitários é auscultar o que estes pensam sobre elas. Neste sentido, a partir do questionário “Universidade e Competências Criativas”, foram analisadas perceções de 582 estudantes de uma universidade portuguesa acerca da conceituação e da valorização de criatividade no contexto académico. As percepções foram analisadas em função da área curricular de formação e do género, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas para ambas as variáveis. Os resultados permitem reflexões no sentido de aprofundamentos futuros deste estudo, assim como já apontam direções para cuidados e reforços a ter nas práticas educativas neste nível de ensino.In today's world, the University has a crucial role in the education of citizens in order to innovate. Creativity is thus a concept to value in higher education, but that valuation implies changes in the educational practices. A relevant source of information in order to promote creative skills in college students is to gather what they think about those skills. Through the questionnaire "University and Creative Skills" the perceptions of 582 Portuguese university students about the conceptualization and valorization of creativity in the academic contexts were analyzed. The perceptions were analyzed according to the students´ curriculum area and gender. Data suggest significant statistical differences in function of both variables. The results allow reflections towards further developments of this study but also point directions to reinforce deliberate educational practices in this level of education.En el mundo actual la universidad tiene un papel crucial en la formación de ciudadanos capaces de innovar. La creatividad es, pues, un concepto a valorar en la educación superior, pero esta valoración implica cambios en la vida cotidiana educativa. Una fuente de información relevante para la promoción de las habilidades creativas en los estudiantes universitarios es auscultar lo que piensan acerca de estas habilidades. En este sentido, a partir del cuestionario "Universidad y Competencias Creativas", se analizaron las percepciones de 582 estudiantes de una universidad portuguesa acerca de la conceptualización y de la valoración de la creatividad en el contexto académico. Las percepciones se analizaron de acuerdo con el área curricular de formación y el género, encontrando diferencias estadísticamente significativas en función de ambas las variables. Los resultados permiten reflexiones hacia una mayor profundización de este estudio, pero también señalan orientaciones para cuidados y refuerzos sobre las prácticas educativas en este nivel de enseñanza.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoMorais, Maria de FátimaAlmeida, Leandro S.20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44083porMorais, M. F., e Almeida, L. S. (2016). Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), 141 – 1620871-918710.21814/rpe.7385http://dx.doi.org/10.21814/rpe.7385info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:18.963638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino Superior
Perceptions about creativity: a study with university students
Percepciones acerca de creatividad: estudio con alumnado universitario
title Perceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino Superior
spellingShingle Perceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino Superior
Morais, Maria de Fátima
Criatividade
Ensino Superior
Estudantes universitários
Perceções de eficácia
Creativity
Higher Education;
College students
Perceptions
Creatividad
Enseñanza Superior
Alumnado universitario
Percepcione
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Perceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino Superior
title_full Perceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino Superior
title_fullStr Perceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino Superior
title_full_unstemmed Perceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino Superior
title_sort Perceções sobre criatividade: estudo com estudantes do Ensino Superior
author Morais, Maria de Fátima
author_facet Morais, Maria de Fátima
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Maria de Fátima
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Ensino Superior
Estudantes universitários
Perceções de eficácia
Creativity
Higher Education;
College students
Perceptions
Creatividad
Enseñanza Superior
Alumnado universitario
Percepcione
Ciências Sociais::Psicologia
topic Criatividade
Ensino Superior
Estudantes universitários
Perceções de eficácia
Creativity
Higher Education;
College students
Perceptions
Creatividad
Enseñanza Superior
Alumnado universitario
Percepcione
Ciências Sociais::Psicologia
description No mundo atual, a universidade tem um papel crucial na formação de cidadãos capazes de inovar. A criatividade surge, assim, como um conceito a valorizar no ensino superior, mas tal valorização implica alterações no quotidiano educativo. Uma fonte de informação relevante para a rentabilizações das competências criativas nos alunos universitários é auscultar o que estes pensam sobre elas. Neste sentido, a partir do questionário “Universidade e Competências Criativas”, foram analisadas perceções de 582 estudantes de uma universidade portuguesa acerca da conceituação e da valorização de criatividade no contexto académico. As percepções foram analisadas em função da área curricular de formação e do género, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas para ambas as variáveis. Os resultados permitem reflexões no sentido de aprofundamentos futuros deste estudo, assim como já apontam direções para cuidados e reforços a ter nas práticas educativas neste nível de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44083
url http://hdl.handle.net/1822/44083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, M. F., e Almeida, L. S. (2016). Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, 29(2), 141 – 162
0871-9187
10.21814/rpe.7385
http://dx.doi.org/10.21814/rpe.7385
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132891875115008