O trabalho auditivo na aula de saxofone: estratégias de abordagem ao repertório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Andreia Carina Monteiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57769
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_4dcae1514f6e7fe6477dbbe94dea5977
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57769
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho auditivo na aula de saxofone: estratégias de abordagem ao repertórioAudiçãoEstratégias de abordagem ao repertórioSaxofoneAuditionRepertoire approach strategiesSaxophoneCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaA temática do presente relatório incidiu sobre a importância do trabalho auditivo na aula de saxofone, usando estratégias de abordagem ao repertório. O Relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática Profissional do Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho, desenvolvido na Escola Profissional Artística do Vale do Ave. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi implementado na referida escola com alunos do 1º, 2º, 3º ciclos e secundário, tendo o projeto de investigação incidido num universo de oito alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Os objetivos do projeto centraram-se em ajudar os alunos a desenvolver competências auditivas, espírito crítico, memória, capacidade de tocar de ouvido e de compreender a estrutura formal das obras em estudo. Com os instrumentos de recolha de dados utilizados como a observação participante e as entrevistas semiestruturadas concretizadas aos alunos intervenientes e ao professor cooperante (M18), concluímos que o projeto surtiu efeito ao nível do desenvolvimento auditivo, bem como da memorização e de uma maior consciência da obra ao nível da sua estrutura formal. Através da realização de um inquérito por questionário aos professores de saxofone do ensino especializado da região Minho foi possível aferir a qualidade e pertinência das práticas implementadas no projeto, confirmando que, segundo os professores inquiridos, elas são necessárias e desejáveis no contexto do ensino especializado de instrumento.The internship project discribed in this report focused on the importance of developing aural skills in saxophone lessons through repertoire approach strategies. This intership is part of the Professional Practice of the Master’s Degree in Music Education at the University of Minho, developed at the Professional Art School of Vale do Ave (ARTAVE). The Pedagogical Intervention Project was implemented in this school with students of 1st, 2nd, 3rd and Secondary levels, and the research project focused on a universe of eight students from 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The objectives of the project were to help students develop aural skills, critical judgement competences, memory, ability to play by ear and to understand the formal structure of the music pieces being studie. The data collection instruments used (such as participant observation and semi-structured interviews to the students and the cooperating teacher [M18]), allowed to conclude that the project had a positive effect on the level of aural skills developed, as well as memorization and awareness of the pieces formal structure. By conducting a questionnaire to experienced saxofone teachers of the specialized music schools of the Minho region, it was possible to reflect upon the quality and pertinence of the practices implemented in this project and to confirm that these practices are needed and desirable in the context of specialized music instrument teaching.Vieira, Maria HelenaUniversidade do MinhoMendes, Andreia Carina Monteiro20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57769por202109771info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:50.498047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho auditivo na aula de saxofone: estratégias de abordagem ao repertório
title O trabalho auditivo na aula de saxofone: estratégias de abordagem ao repertório
spellingShingle O trabalho auditivo na aula de saxofone: estratégias de abordagem ao repertório
Mendes, Andreia Carina Monteiro
Audição
Estratégias de abordagem ao repertório
Saxofone
Audition
Repertoire approach strategies
Saxophone
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O trabalho auditivo na aula de saxofone: estratégias de abordagem ao repertório
title_full O trabalho auditivo na aula de saxofone: estratégias de abordagem ao repertório
title_fullStr O trabalho auditivo na aula de saxofone: estratégias de abordagem ao repertório
title_full_unstemmed O trabalho auditivo na aula de saxofone: estratégias de abordagem ao repertório
title_sort O trabalho auditivo na aula de saxofone: estratégias de abordagem ao repertório
author Mendes, Andreia Carina Monteiro
author_facet Mendes, Andreia Carina Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Andreia Carina Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Estratégias de abordagem ao repertório
Saxofone
Audition
Repertoire approach strategies
Saxophone
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Audição
Estratégias de abordagem ao repertório
Saxofone
Audition
Repertoire approach strategies
Saxophone
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57769
url http://hdl.handle.net/1822/57769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202109771
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132551771586560