A abordagem do saxofone por Russell Peterson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Hélder Filipe Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8761
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_faf9e1fdd1d370b2081bc4afdbdb5eac
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem do saxofone por Russell PetersonSaxofoneEnsinoExercícios preparatóriosSaxophoneEducationPreparatory exercisesRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - Este trabalho tem como finalidade a descrição e a explanação de todas as etapas do estágio (ou Prática Pedagógica), realizado na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), no ano letivo de 2014/2015. Em primeiro lugar, será feito um enquadramento histórico do Conservatório e da classe de saxofone e, seguidamente, a caracterização dos três alunos envolvidos (de diferentes graus de aprendizagem). Posteriormente, serão apresentadas algumas práticas educativas desenvolvidas durante o ano letivo: com a aluna de iniciação musical, um método de trabalho mais adequado ao grau em que se encontra; relativamente ao aluno do ensino básico, a criação de um conjunto de Exercícios Preparatórios (que serão desenvolvidos aprofundadamente na parte da investigação) que lhe permitisse obter uma maior perceção do trabalho a desenvolver; e, no caso da aluna do secundário, uma abordagem maior relativamente ao estudo rítmico, ao registo agudo (harmónicos), à afinação e à flexibilidade. Para tal, serão utilizados como ferramentas a experiência do docente estagiário, gravações, planos de aulas e planificações anuais. Por último, será feita uma análise crítica da atividade docente, onde serão analisados e discutidos os aspetos positivos e negativos das aulas gravadas e ainda será apresentada uma conclusão de toda a parte pedagógica.Resumo II (Investigação) - Após a apresentação e explanação da prática pedagógica, será descrito o processo do Projeto de Investigação. Este dirá respeito à elaboração e validação científica de um conjunto de Exercícios Preparatórios que pudessem vir a ajudar os alunos a resolver os maiores obstáculos presentes nas obras selecionadas. Primariamente apresentar-se-á uma breve descrição geral do projeto de investigação, seguidamente, será caracterizada a temática em estudo, através de uma procura de exercícios, estudos e artigos elaborados por saxofonistas e compositores, ficando estes presentes também na revisão da literatura. A disposição desta secção estará definida na parte da metodologia, onde serão apresentadas de uma forma organizada e faseada as etapas da mesma. Na última parte serão expostos e estudados todos os elementos que comprovam a realização e os resultados desta investigação, tais como: o processo de construção dos exercícios, a análise dos inquéritos e as opiniões dadas sobre os mesmos. Por fim, serão apresentadas as conclusões e definidos os pontos positivos e negativos do conteúdo dos Exercícios Preparatórios que estiveram na base de todo o projeto.Abstract I (Teaching) - This work describes and explains the different steps of the internship (or pedagogical practice) that took place in Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), in the academic year of 2014/2015. In the first place, it will be done an historical background regarding the Conservatório and the respective saxophone class followed by a characterization of the three students involved (of different learning degrees). Next, it will be presented some educational practices developed throughout the school year: With the musical initiation student, an appropriate work according to her degree of learning will be applied ; regarding the primary school student, it will be created a variety of preparatory exercises (which will thoroughly be developed in the investigation part) and will allow him to obtain a better perception of the work to be acomplished; and finally the high school student, there will be a work based primarily on rhythmic study, high pitched sound (harmonics), intonation and flexibility. For this matter, the experience of the intern teacher, recordings, lesson plannings and annual planifications will be useful. In the end it will be done a critical analysis of the teacher’s activity, where it will be analyzed and discussed the positive and negative aspects of the recorded lessons and it will be presented a conclusion of all the pedagogic part.Abstract II (Research) - After the presentation and explanation of the pedagogic practice, it will be described the process of the Investigation Project. This project relates to the elaboration and scientific validation of a series of preparatory exercises which may come to help the students to solve the biggest obstacles that exist in the selected musical pieces. Firstly it will be presented a brief description of the investigation project, next it will be characterized the thematic in study through the search for exercises, studies and articles elaborated by saxophonists and compositors. This section disposition will be defined in the methodology part, where it will be presented in an organized and fazed way the various steps of the same. In the ultimate part it will be exposed and studied all the elements that prove the realization and the results of this investigation, such as: the process of building the exercises, the analysis of the inquiry and the opinions given by the same. At last it will be presented the conclusions and defined the positive and negative points of the content of the preparatory exercises that stayed in the base of all project.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMassarrão, JoséGaspar, PauloRCIPLAlves, Hélder Filipe Costa2018-08-03T10:39:53Z2015-082015-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8761TID:201707365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:27.176367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem do saxofone por Russell Peterson
title A abordagem do saxofone por Russell Peterson
spellingShingle A abordagem do saxofone por Russell Peterson
Alves, Hélder Filipe Costa
Saxofone
Ensino
Exercícios preparatórios
Saxophone
Education
Preparatory exercises
title_short A abordagem do saxofone por Russell Peterson
title_full A abordagem do saxofone por Russell Peterson
title_fullStr A abordagem do saxofone por Russell Peterson
title_full_unstemmed A abordagem do saxofone por Russell Peterson
title_sort A abordagem do saxofone por Russell Peterson
author Alves, Hélder Filipe Costa
author_facet Alves, Hélder Filipe Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massarrão, José
Gaspar, Paulo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Hélder Filipe Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Saxofone
Ensino
Exercícios preparatórios
Saxophone
Education
Preparatory exercises
topic Saxofone
Ensino
Exercícios preparatórios
Saxophone
Education
Preparatory exercises
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08
2015-08-01T00:00:00Z
2018-08-03T10:39:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8761
TID:201707365
url http://hdl.handle.net/10400.21/8761
identifier_str_mv TID:201707365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133436480323584