Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27484 |
Resumo: | Este texto tem como temática de fundo a representação da educação, particularmente a escrita da educação. Como representação da educação e senhores da escrita, emergem o intelectual e os intelectuais. O texto começa por abordar a educação-instituição, após o que é apresentada uma epistemologia centrada na relação entre os intelectuais e a educação-instituição, congregando as noções de intelectividade, educabilidade, historicidade. Na parte final, depois de uma incursão interdisciplinar e de uma perspectiva histórico-pedagógica sobre os contextos de inovação e regimentação escolares, apresento um contributo da história da educação para o conhecimento dos intelectuais na educação. Tomam-se como referências a proposta portuguesa Bases para a Solução dos Problemas da Educação Nacional, subscrita pelos intelectuais da Seara Nova, e os manifestos brasileiros O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e Manifesto dos Educadores: Mais uma vez convocados (1959). |
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