Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Justino
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27484
Resumo: Este texto tem como temática de fundo a representação da educação, particularmente a escrita da educação. Como representação da educação e senhores da escrita, emergem o intelectual e os intelectuais. O texto começa por abordar a educação-instituição, após o que é apresentada uma epistemologia centrada na relação entre os intelectuais e a educação-instituição, congregando as noções de intelectividade, educabilidade, historicidade. Na parte final, depois de uma incursão interdisciplinar e de uma perspectiva histórico-pedagógica sobre os contextos de inovação e regimentação escolares, apresento um contributo da história da educação para o conhecimento dos intelectuais na educação. Tomam-se como referências a proposta portuguesa Bases para a Solução dos Problemas da Educação Nacional, subscrita pelos intelectuais da Seara Nova, e os manifestos brasileiros O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e Manifesto dos Educadores: Mais uma vez convocados (1959).
id RCAP_4ddd25b0e42755ae6d375326c30bd581
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27484
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intelectuais e história da educação em Portugal e BrasilEscrita da EducaçãoIntelectuaisHistória da EducaçãoIntelectividadeEducabilidadeHistoricidadeEste texto tem como temática de fundo a representação da educação, particularmente a escrita da educação. Como representação da educação e senhores da escrita, emergem o intelectual e os intelectuais. O texto começa por abordar a educação-instituição, após o que é apresentada uma epistemologia centrada na relação entre os intelectuais e a educação-instituição, congregando as noções de intelectividade, educabilidade, historicidade. Na parte final, depois de uma incursão interdisciplinar e de uma perspectiva histórico-pedagógica sobre os contextos de inovação e regimentação escolares, apresento um contributo da história da educação para o conhecimento dos intelectuais na educação. Tomam-se como referências a proposta portuguesa Bases para a Solução dos Problemas da Educação Nacional, subscrita pelos intelectuais da Seara Nova, e os manifestos brasileiros O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e Manifesto dos Educadores: Mais uma vez convocados (1959).Universidade Federal de UberlândiaRepositório da Universidade de LisboaMagalhães, Justino2017-04-19T09:14:03Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27484porMagalhães, J. (2016). Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil. Cadernos de História da Educação, 15(1), 299-322. Doi: http://dx.doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-121982-7806DOI: http://dx.doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-12info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:17:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:16.836799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil
title Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil
spellingShingle Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil
Magalhães, Justino
Escrita da Educação
Intelectuais
História da Educação
Intelectividade
Educabilidade
Historicidade
title_short Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil
title_full Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil
title_fullStr Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil
title_full_unstemmed Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil
title_sort Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil
author Magalhães, Justino
author_facet Magalhães, Justino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Justino
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita da Educação
Intelectuais
História da Educação
Intelectividade
Educabilidade
Historicidade
topic Escrita da Educação
Intelectuais
História da Educação
Intelectividade
Educabilidade
Historicidade
description Este texto tem como temática de fundo a representação da educação, particularmente a escrita da educação. Como representação da educação e senhores da escrita, emergem o intelectual e os intelectuais. O texto começa por abordar a educação-instituição, após o que é apresentada uma epistemologia centrada na relação entre os intelectuais e a educação-instituição, congregando as noções de intelectividade, educabilidade, historicidade. Na parte final, depois de uma incursão interdisciplinar e de uma perspectiva histórico-pedagógica sobre os contextos de inovação e regimentação escolares, apresento um contributo da história da educação para o conhecimento dos intelectuais na educação. Tomam-se como referências a proposta portuguesa Bases para a Solução dos Problemas da Educação Nacional, subscrita pelos intelectuais da Seara Nova, e os manifestos brasileiros O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e Manifesto dos Educadores: Mais uma vez convocados (1959).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-04-19T09:14:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27484
url http://hdl.handle.net/10451/27484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Magalhães, J. (2016). Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil. Cadernos de História da Educação, 15(1), 299-322. Doi: http://dx.doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-12
1982-7806
DOI: http://dx.doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134349890682880