OS INTELECTUAIS E O DEBATE EDUCACIONAL: pensar a educação e o Piauí
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6214 |
Resumo: | O texto aborda a ação dos intelectuais no campo educacional a partir da análise da segunda parte da obra A Instrução Pública no Piauí, publicada em 1922. Ao tempo em que analisa as concepções de educação dos intelectuais desenvolvidas nessa obra, procura compreender o intuito de intervenção na realidade que era tida pela atuação desses intelectuais, já que a obra se insere em um projeto de reforma educacional. Trabalhamos a temática dos intelectuais considerando o que é elaborado por Xavier (2016), Vieira(2011), Bourdieu (1989) e Gomes e Hansen (2016). Concluiu-se que o debate público como forma de explicitar e convencer sobre a relevância de suas propostas era uma maneira, também, de se fazer intelectual e preencher um espaço com as marcas de suas posições. Publicar, discursar e organizar agremiações e ações delineavam um modo de se fazer presente no debate público em torno da educação. O desejo de reforçar a dimensão de serviço público da escola e organizá-la no intuito de formar o homem necessário à economia modernizada reconhecia a importância de alterações na organização e funcionamento da rede escolar. Propósitos de expansão da educação primária e de modificação dos conteúdos e do corpo docente perpassam os discursos dos intelectuais acerca da educação, nele tendo como ponto de destaque a produção de ideias para a intervenção escolar, seja na formação de professores, seja na regulamentação da rede escolar ou divulgação de ideias pedagógicas.Palavras-chave: Intelectuais. História da educação. Debate educacional.INTELLECTUALS AND THE EDUCATIONAL DEBATE: thinking about education and PiauíAbstract: This text addresses the action of intellectuals in the educational field from analysis of the second part of the book The Public Instruction in Piauí, published in 1922. While analyzing the conceptions of education ofthe developed intellectuals in this research, seeks to understand the purpose of intervention In the reality that was had by the action of these intellectuals since the research is inserted in a project of educational reform. We work on the thematic of intellectuals considering what is elaborated by Xavier (2016), Vieira (2011), Bourdieu (1989) and Gomes and Hansen (2016). It was concluded that the public debate as a way of explaining and convincing about the relevance of their proposals was also a way to become intellectual and fill a space with the marks of their positions. Publishing, speaking and organizing groups and actions outlined a way to be present in the public debate around education. The desire to strengthen the public service dimension of the school and to organize it in order to train man sufficiently for modernized economy recognized the importance of changes in organization and functioning of the school network. Purposes of expansion of primary education and modification of the contents and of teaching staff permeate the discourses of the intellectuals about education, with the main point being the production of ideas for school intervention, either in teacher training or in the regulation of the school network or dissemination of pedagogical ideas.Keywords: Intellectuals. History of education. Educational debate.LOS INTELECTUALES Y EL DEBATE EDUCATIVO: pensar la educación y PiauíResumen: El texto enfoca la acción de los intelectuales en el campo educacional a partir del análisis de la segunda parte de la obra A Instrução Pública no Piauí, publicada en 1922. En el momento en que se analiza las concepciones de educación de los intelectuales desarrolladas en la obra, se busca comprender el objetivo de intervención en la realidad que se ha considerado por la actuación de los intelectuales, ya que la obra es parte de un proyecto de reforma educativa. Trabajamos el tema de los intelectuales considerando lo que se produce por Xavier (2016), Vieira (2011), Bourdieu (1989) y Gomes y Hansen (2016). Se concluyó que el debate público como una manera de explicar y convencer acerca de la pertinencia de sus propuestas era una forma también de hacerse intelectual y llenar un espacio con las marcas de sus posiciones. Publicar, hablar y organizar asociaciones y acciones que delinean una manera de estar presente en el debate público en torno a la educación. El deseo de aumentar la dimensión de servicio público de la escuela y organizarla con el fin de formar el hombre necesario a la economía modernizada reconocía la importancia de los cambios en la organización y funcionamiento del sistema escolar. Propósitos de la expansión de la educación primaria y de modificación de los contenidos y del cuerpo docente impregnan los discursos de los intelectuales acerca de la educación, que tiene como punto culminante la producción de ideas para la intervención de la escuela, ya sea en la formación docente, ya sea en la regulación de red la escuela o en la divulgación de las ideas pedagógicas.Palabras clave: Intelectuales. Historia de la educación. Debate educativo. |
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Publicar, discursar e organizar agremiações e ações delineavam um modo de se fazer presente no debate público em torno da educação. O desejo de reforçar a dimensão de serviço público da escola e organizá-la no intuito de formar o homem necessário à economia modernizada reconhecia a importância de alterações na organização e funcionamento da rede escolar. Propósitos de expansão da educação primária e de modificação dos conteúdos e do corpo docente perpassam os discursos dos intelectuais acerca da educação, nele tendo como ponto de destaque a produção de ideias para a intervenção escolar, seja na formação de professores, seja na regulamentação da rede escolar ou divulgação de ideias pedagógicas.Palavras-chave: Intelectuais. História da educação. Debate educacional.INTELLECTUALS AND THE EDUCATIONAL DEBATE: thinking about education and PiauíAbstract: This text addresses the action of intellectuals in the educational field from analysis of the second part of the book The Public Instruction in Piauí, published in 1922. While analyzing the conceptions of education ofthe developed intellectuals in this research, seeks to understand the purpose of intervention In the reality that was had by the action of these intellectuals since the research is inserted in a project of educational reform. We work on the thematic of intellectuals considering what is elaborated by Xavier (2016), Vieira (2011), Bourdieu (1989) and Gomes and Hansen (2016). It was concluded that the public debate as a way of explaining and convincing about the relevance of their proposals was also a way to become intellectual and fill a space with the marks of their positions. Publishing, speaking and organizing groups and actions outlined a way to be present in the public debate around education. The desire to strengthen the public service dimension of the school and to organize it in order to train man sufficiently for modernized economy recognized the importance of changes in organization and functioning of the school network. Purposes of expansion of primary education and modification of the contents and of teaching staff permeate the discourses of the intellectuals about education, with the main point being the production of ideas for school intervention, either in teacher training or in the regulation of the school network or dissemination of pedagogical ideas.Keywords: Intellectuals. History of education. Educational debate.LOS INTELECTUALES Y EL DEBATE EDUCATIVO: pensar la educación y PiauíResumen: El texto enfoca la acción de los intelectuales en el campo educacional a partir del análisis de la segunda parte de la obra A Instrução Pública no Piauí, publicada en 1922. En el momento en que se analiza las concepciones de educación de los intelectuales desarrolladas en la obra, se busca comprender el objetivo de intervención en la realidad que se ha considerado por la actuación de los intelectuales, ya que la obra es parte de un proyecto de reforma educativa. Trabajamos el tema de los intelectuales considerando lo que se produce por Xavier (2016), Vieira (2011), Bourdieu (1989) y Gomes y Hansen (2016). Se concluyó que el debate público como una manera de explicar y convencer acerca de la pertinencia de sus propuestas era una forma también de hacerse intelectual y llenar un espacio con las marcas de sus posiciones. Publicar, hablar y organizar asociaciones y acciones que delinean una manera de estar presente en el debate público en torno a la educación. El deseo de aumentar la dimensión de servicio público de la escuela y organizarla con el fin de formar el hombre necesario a la economía modernizada reconocía la importancia de los cambios en la organización y funcionamiento del sistema escolar. Propósitos de la expansión de la educación primaria y de modificación de los contenidos y del cuerpo docente impregnan los discursos de los intelectuales acerca de la educación, que tiene como punto culminante la producción de ideas para la intervención de la escuela, ya sea en la formación docente, ya sea en la regulación de red la escuela o en la divulgación de las ideas pedagógicas.Palabras clave: Intelectuales. Historia de la educación. 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Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6214/3755Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Antonio de Pádua Carvalho2017-02-03T12:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6214Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:51.957830Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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