A diferenciação pedagógica e a ortografia: um trabalho no 2º ano do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frade, Patrícia dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16781
Resumo: Com uma importância cada vez maior, a diferenciação pedagógica pode ser um grande aliado dos professores para trabalhar as mais variadas temáticas. Com as turmas cada vez mais heterogéneas, torna-se crucial a procura de formas diferenciadas de trabalhar com alunos, atendendo à individualidade de cada um. Neste estudo, aliada à Diferenciação Pedagógica, surge a preocupação com a ortografia, temática selecionada pela perceção de que alunos das mais diversas faixas etárias apresentam dificuldades neste campo. Tendo isto em conta, a nossa investigação aliou a questão da Ortografia a uma abordagem baseada na Diferenciação Pedagógica, tendo sido delineados os seguintes objetivos principais: numa primeira fase, diagnosticar as maiores dificuldades dos discentes no que concerne à ortografia para, depois, compreender como trabalhar de forma diferenciada com os alunos no âmbito do desenvolvimento de competências de escrita, mais especificamente, a ortografia. O trabalho desenvolveu-se numa turma do 2.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré. Enquadrou-se numa metodologia de Investigação-Ação, tendo sido feito apenas um ciclo de investigação, devido a constragimentos que se relacionam sobretudo com o tempo de implementação do projeto. Foram realizadas várias sessões e ao longo das mesmas os dados foram recolhidos sobretudo através de fichas de trabalho e notas de campo, sendo que foram feitos, também, alguns registos fotográficos. Através da análise dos resultados obtidos foi possível concluir que houve uma grande melhoria na grande parte dos alunos no que diz respeito à correção ortográfica, contudo há ainda muito trabalho a fazer no domínio da investigação e da intervenção quanto às possibilidades de desenvolvimento no campo da DP. Desta forma, poder-se-ão desevolver outras investigações futuramente, utilizando estas e/ou outras técnicas de trabalho diferenciado que permitam o desenvolvimento das capacidades dos alunos neste campo.
id RCAP_98cb79981d7b2c9f77f41cdd8e42e1df
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/16781
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A diferenciação pedagógica e a ortografia: um trabalho no 2º ano do 1º CEBPedagogia diferencialEnsino básico 1º cicloOrtografiaAprendizagem da escritaErros ortográficosCom uma importância cada vez maior, a diferenciação pedagógica pode ser um grande aliado dos professores para trabalhar as mais variadas temáticas. Com as turmas cada vez mais heterogéneas, torna-se crucial a procura de formas diferenciadas de trabalhar com alunos, atendendo à individualidade de cada um. Neste estudo, aliada à Diferenciação Pedagógica, surge a preocupação com a ortografia, temática selecionada pela perceção de que alunos das mais diversas faixas etárias apresentam dificuldades neste campo. Tendo isto em conta, a nossa investigação aliou a questão da Ortografia a uma abordagem baseada na Diferenciação Pedagógica, tendo sido delineados os seguintes objetivos principais: numa primeira fase, diagnosticar as maiores dificuldades dos discentes no que concerne à ortografia para, depois, compreender como trabalhar de forma diferenciada com os alunos no âmbito do desenvolvimento de competências de escrita, mais especificamente, a ortografia. O trabalho desenvolveu-se numa turma do 2.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré. Enquadrou-se numa metodologia de Investigação-Ação, tendo sido feito apenas um ciclo de investigação, devido a constragimentos que se relacionam sobretudo com o tempo de implementação do projeto. Foram realizadas várias sessões e ao longo das mesmas os dados foram recolhidos sobretudo através de fichas de trabalho e notas de campo, sendo que foram feitos, também, alguns registos fotográficos. Através da análise dos resultados obtidos foi possível concluir que houve uma grande melhoria na grande parte dos alunos no que diz respeito à correção ortográfica, contudo há ainda muito trabalho a fazer no domínio da investigação e da intervenção quanto às possibilidades de desenvolvimento no campo da DP. Desta forma, poder-se-ão desevolver outras investigações futuramente, utilizando estas e/ou outras técnicas de trabalho diferenciado que permitam o desenvolvimento das capacidades dos alunos neste campo.With an ever greater importance, the Pedagogical Differentiation can be a great ally of the teachers for working the most varied themes. With the increasingly diverse classes, becomes crucial demand differentiated forms of working with students, given the individuality of each one. In this study, allied to the Pedagogical Differentiation, arises the concern with the Spelling, thematic selected by perceiving that students from different age groups present difficulties in this field. With this in mind, our research allied the question of Spelling to an approach based on Pedagogical Differentiation, having been outlined the following main objectives: a first stage, diagnose the greatest difficulties of the learners in what concerns the Spelling to, then understand how to work in a differentiated way with the students in the framework of the development of skills of writing, more specifically, the Spelling. The work was developed in a class of 2 year of schooling of the Grouping of Schools of Gafanha da Nazaré. In a methodology of action-research, having been done just a cycle of research, due to constraits that relate mainly to the time of implementation of the project. It’s been done several sessions and along of their were collected mainly through worksheets and field notes, being that were made, also, some photographic records. Through the analysis of the results it was possible to conclude that there has been a great improvement in a great part of the students as regards the spell check, however there’s still so much work to do in the field of the research and intervention as to the possibilities of development in the camp of PD. In this way, can be developed, in the future, other investigations using these and/or other techniques of differentiated work that permit the development of the capacities of the students in this field.Universidade de Aveiro2017-02-10T11:25:10Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16781TID:201588595porFrade, Patrícia dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:10Zoai:ria.ua.pt:10773/16781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:06.929374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A diferenciação pedagógica e a ortografia: um trabalho no 2º ano do 1º CEB
title A diferenciação pedagógica e a ortografia: um trabalho no 2º ano do 1º CEB
spellingShingle A diferenciação pedagógica e a ortografia: um trabalho no 2º ano do 1º CEB
Frade, Patrícia dos Santos
Pedagogia diferencial
Ensino básico 1º ciclo
Ortografia
Aprendizagem da escrita
Erros ortográficos
title_short A diferenciação pedagógica e a ortografia: um trabalho no 2º ano do 1º CEB
title_full A diferenciação pedagógica e a ortografia: um trabalho no 2º ano do 1º CEB
title_fullStr A diferenciação pedagógica e a ortografia: um trabalho no 2º ano do 1º CEB
title_full_unstemmed A diferenciação pedagógica e a ortografia: um trabalho no 2º ano do 1º CEB
title_sort A diferenciação pedagógica e a ortografia: um trabalho no 2º ano do 1º CEB
author Frade, Patrícia dos Santos
author_facet Frade, Patrícia dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frade, Patrícia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia diferencial
Ensino básico 1º ciclo
Ortografia
Aprendizagem da escrita
Erros ortográficos
topic Pedagogia diferencial
Ensino básico 1º ciclo
Ortografia
Aprendizagem da escrita
Erros ortográficos
description Com uma importância cada vez maior, a diferenciação pedagógica pode ser um grande aliado dos professores para trabalhar as mais variadas temáticas. Com as turmas cada vez mais heterogéneas, torna-se crucial a procura de formas diferenciadas de trabalhar com alunos, atendendo à individualidade de cada um. Neste estudo, aliada à Diferenciação Pedagógica, surge a preocupação com a ortografia, temática selecionada pela perceção de que alunos das mais diversas faixas etárias apresentam dificuldades neste campo. Tendo isto em conta, a nossa investigação aliou a questão da Ortografia a uma abordagem baseada na Diferenciação Pedagógica, tendo sido delineados os seguintes objetivos principais: numa primeira fase, diagnosticar as maiores dificuldades dos discentes no que concerne à ortografia para, depois, compreender como trabalhar de forma diferenciada com os alunos no âmbito do desenvolvimento de competências de escrita, mais especificamente, a ortografia. O trabalho desenvolveu-se numa turma do 2.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré. Enquadrou-se numa metodologia de Investigação-Ação, tendo sido feito apenas um ciclo de investigação, devido a constragimentos que se relacionam sobretudo com o tempo de implementação do projeto. Foram realizadas várias sessões e ao longo das mesmas os dados foram recolhidos sobretudo através de fichas de trabalho e notas de campo, sendo que foram feitos, também, alguns registos fotográficos. Através da análise dos resultados obtidos foi possível concluir que houve uma grande melhoria na grande parte dos alunos no que diz respeito à correção ortográfica, contudo há ainda muito trabalho a fazer no domínio da investigação e da intervenção quanto às possibilidades de desenvolvimento no campo da DP. Desta forma, poder-se-ão desevolver outras investigações futuramente, utilizando estas e/ou outras técnicas de trabalho diferenciado que permitam o desenvolvimento das capacidades dos alunos neste campo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-02-10T11:25:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/16781
TID:201588595
url http://hdl.handle.net/10773/16781
identifier_str_mv TID:201588595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137571511468032