O ensino do Jornalismo Radiofônico na ESEP e na UNITAU: duas experiências em recantos de Portugal e do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão Júnior, Lourival da Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/51
Resumo: A formação em Jornalismo Radiofônico em Portugal e no Brasil submete-se, nos últimos anos, a adequações que visam contextualizar as ações teórico/práticas à presença massiva das novas tecnologias digitais e à convergência da rádio com outros media na Web. Instituições de Ensino Superior, nos dois países, vivenciam experiências que buscam promover a aderência do ensino à realidade. Este trabalho tem o propósito de apresentar trabalhos relativos à formação em Jornalismo Radiofônico em dois grandes centros de Ensino Superior instalados em relevantes regiões do interior de Portugal e do Brasil, sendo respetivamente o curso de Jornalismo e Comunicação da Escola Superior de Educação de Portalegre (ESEP) e o curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU). Observaram-se, neste estudo, importantes semelhanças nas atividades empreendidas nas duas Instituições Educacionais, que ainda indicaram distinções decorrentes de suas caracterizações regionais.
id RCAP_4df54e348076b38e800ec9f64c244fe4
oai_identifier_str oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/51
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino do Jornalismo Radiofônico na ESEP e na UNITAU: duas experiências em recantos de Portugal e do BrasilFormação Acadêmica; Jornalismo Radiofônico; Tecnologias Digitais; ConvergênciaA formação em Jornalismo Radiofônico em Portugal e no Brasil submete-se, nos últimos anos, a adequações que visam contextualizar as ações teórico/práticas à presença massiva das novas tecnologias digitais e à convergência da rádio com outros media na Web. Instituições de Ensino Superior, nos dois países, vivenciam experiências que buscam promover a aderência do ensino à realidade. Este trabalho tem o propósito de apresentar trabalhos relativos à formação em Jornalismo Radiofônico em dois grandes centros de Ensino Superior instalados em relevantes regiões do interior de Portugal e do Brasil, sendo respetivamente o curso de Jornalismo e Comunicação da Escola Superior de Educação de Portalegre (ESEP) e o curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU). Observaram-se, neste estudo, importantes semelhanças nas atividades empreendidas nas duas Instituições Educacionais, que ainda indicaram distinções decorrentes de suas caracterizações regionais.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2015-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/51Revista Aprender; Revista Aprender nº 35 (junho de 2015); 25-392184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/51http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/51/41Galvão Júnior, Lourival da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:16:00Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/51Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:17.260062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do Jornalismo Radiofônico na ESEP e na UNITAU: duas experiências em recantos de Portugal e do Brasil
title O ensino do Jornalismo Radiofônico na ESEP e na UNITAU: duas experiências em recantos de Portugal e do Brasil
spellingShingle O ensino do Jornalismo Radiofônico na ESEP e na UNITAU: duas experiências em recantos de Portugal e do Brasil
Galvão Júnior, Lourival da Cruz
Formação Acadêmica; Jornalismo Radiofônico; Tecnologias Digitais; Convergência
title_short O ensino do Jornalismo Radiofônico na ESEP e na UNITAU: duas experiências em recantos de Portugal e do Brasil
title_full O ensino do Jornalismo Radiofônico na ESEP e na UNITAU: duas experiências em recantos de Portugal e do Brasil
title_fullStr O ensino do Jornalismo Radiofônico na ESEP e na UNITAU: duas experiências em recantos de Portugal e do Brasil
title_full_unstemmed O ensino do Jornalismo Radiofônico na ESEP e na UNITAU: duas experiências em recantos de Portugal e do Brasil
title_sort O ensino do Jornalismo Radiofônico na ESEP e na UNITAU: duas experiências em recantos de Portugal e do Brasil
author Galvão Júnior, Lourival da Cruz
author_facet Galvão Júnior, Lourival da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão Júnior, Lourival da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Acadêmica; Jornalismo Radiofônico; Tecnologias Digitais; Convergência
topic Formação Acadêmica; Jornalismo Radiofônico; Tecnologias Digitais; Convergência
description A formação em Jornalismo Radiofônico em Portugal e no Brasil submete-se, nos últimos anos, a adequações que visam contextualizar as ações teórico/práticas à presença massiva das novas tecnologias digitais e à convergência da rádio com outros media na Web. Instituições de Ensino Superior, nos dois países, vivenciam experiências que buscam promover a aderência do ensino à realidade. Este trabalho tem o propósito de apresentar trabalhos relativos à formação em Jornalismo Radiofônico em dois grandes centros de Ensino Superior instalados em relevantes regiões do interior de Portugal e do Brasil, sendo respetivamente o curso de Jornalismo e Comunicação da Escola Superior de Educação de Portalegre (ESEP) e o curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU). Observaram-se, neste estudo, importantes semelhanças nas atividades empreendidas nas duas Instituições Educacionais, que ainda indicaram distinções decorrentes de suas caracterizações regionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/51
url http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/51
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/51/41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
dc.source.none.fl_str_mv Revista Aprender; Revista Aprender nº 35 (junho de 2015); 25-39
2184-5255
0871-1267
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130750541365248