Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão Jr., L.C.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_3
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1987
Resumo: O contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónico
id UNITAU_98c5552b0b89f485b703772ea063c474
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1987
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Galvão Jr., L.C.2019-09-12T16:32:41Z2019-09-12T16:32:41Z201616285568http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_32183-5462http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1987SCIELO:S2183-54622016000100005O contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónicoThe digital context leads Journalism to reconfigurations not only in media context, but also in classrooms, where teachers develop actions dedicated to promoting the adherence of teaching to reality. The existence of these initiatives motivated this study that analyses the inclusion of the convergence phenomenon in Radio Journalism education in Portugal and Brazil. The methodological model of case studies is used involving the disciplines “Atelier de Jornalismo Radiofónico”, from Journalism branch of the Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), and “Radiojornalismo e Projetos em Rádio”, from Journalism course of the Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA / USP). It was noted in the study the adoption of activities that highlight the technological convergence, in the Portuguese case, and the content convergence, in the Brazilian case, showing approximation of pedagogical actions to the practice of Radio JournalismMade available in DSpace on 2019-09-12T16:32:41Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2016[Galvão Jr., L.C.] UnitauCentro de Investigação Media e Jornalismo; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de LisboaMedia & Jornalismohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUCommunicationEducationRadio JournalismConvergenceComunicaçãoEducaçãoJornalismo RadiofónicoConvergênciaCommunicationCommunicationJornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USPLuso-Brazilian Radio Journalism: the typifications of convergence in teaching models of FCSH/UNL and ECA/USPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALS2183-54622016000100005.pdfS2183-54622016000100005.pdfapplication/pdf483408http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1987/1/S2183-54622016000100005.pdf1eae248038956c02cdb41e8416a9f5c3MD5120.500.11874/19872019-09-26 21:03:00.578oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1987Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-27T00:03Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.en.fl_str_mv Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Luso-Brazilian Radio Journalism: the typifications of convergence in teaching models of FCSH/UNL and ECA/USP
title Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP
spellingShingle Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP
Galvão Jr., L.C.
Communication
Education
Radio Journalism
Convergence
Comunicação
Educação
Jornalismo Radiofónico
Convergência
Communication
Communication
title_short Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP
title_full Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP
title_fullStr Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP
title_full_unstemmed Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP
title_sort Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP
author Galvão Jr., L.C.
author_facet Galvão Jr., L.C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão Jr., L.C.
dc.subject.other.en.fl_str_mv Communication
Education
Radio Journalism
Convergence
topic Communication
Education
Radio Journalism
Convergence
Comunicação
Educação
Jornalismo Radiofónico
Convergência
Communication
Communication
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação
Educação
Jornalismo Radiofónico
Convergência
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv Communication
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv Communication
description O contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónico
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T16:32:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12T16:32:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1987
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_3
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2183-5462
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv SCIELO:S2183-54622016000100005
url http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_3
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1987
identifier_str_mv 2183-5462
SCIELO:S2183-54622016000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Media & Jornalismo
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1987/1/S2183-54622016000100005.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1eae248038956c02cdb41e8416a9f5c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844390808780800