Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-Niassa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tumbo, Dionísio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Bento Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/52339
Resumo: Este artigo carateriza os alunos dos cursos em Educação a Distância (EAD), em idade, sexo, formação académica, situação laboral, anos de experiência profissional e os motivos de frequência em EAD. Aplicou-se um survey em 249 participantes, cujos resultados receberam tratamentos estatísticos no IBM® SPSS®. Concluiu-se com este estudo que metade dos alunos tem idades entre 31 a 40 anos, já com vínculo profissional, que a maioria exerce a função docente e opta por estes cursos em virtude de não ter que se deslocar à Universidade, compatibilidade de horários e atendimento aos interesses pessoais dos formandos.
id RCAP_4e08dd35bdae0a2d3baa301c219ae29b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52339
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-NiassaProfile of Distance Learning Students at the Pedagogical University of Mozambique-NiassaUniversidade Pedagógica MoçambiqueEducação a DistânciaPerfil dos Alunos da UPDistance EducationProfile of the UP studentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo carateriza os alunos dos cursos em Educação a Distância (EAD), em idade, sexo, formação académica, situação laboral, anos de experiência profissional e os motivos de frequência em EAD. Aplicou-se um survey em 249 participantes, cujos resultados receberam tratamentos estatísticos no IBM® SPSS®. Concluiu-se com este estudo que metade dos alunos tem idades entre 31 a 40 anos, já com vínculo profissional, que a maioria exerce a função docente e opta por estes cursos em virtude de não ter que se deslocar à Universidade, compatibilidade de horários e atendimento aos interesses pessoais dos formandos.This article characterizes the students of Distance Education (EAD) courses, according to their age, gender, academic background, employment status, years of professional experience, and the reasons for attending EAD. A survey was applied to 249 participants, whose results were statistically treated using IBM® SPSS® software. The study concludes that half of the students are aged between 31 to 40 years old, they are already employed, the majority of them pursue the teaching function, and opts for these courses because of limitation of time to attend face- to-face classes at University, compatibility of schedules, and to respond personal interests.Este artigo de pesquisa foi desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral “Technology Enhanced Learning and Societal Challenges”, apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) – Portugal, contrato # PD/00173/2014. Foi também apoiado pelo Instituto de Bolsas de Estudo (IBE)-Moçambique.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoTumbo, DionísioSilva, Bento Duarte2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52339porTumbo, Dionísio & Silva, Bento (2017). Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-Niassa. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., nº 13, pp. 338-3432386-741810.17979/reipe.2017.0.13.3024https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:08.979141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-Niassa
Profile of Distance Learning Students at the Pedagogical University of Mozambique-Niassa
title Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-Niassa
spellingShingle Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-Niassa
Tumbo, Dionísio
Universidade Pedagógica Moçambique
Educação a Distância
Perfil dos Alunos da UP
Distance Education
Profile of the UP students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-Niassa
title_full Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-Niassa
title_fullStr Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-Niassa
title_full_unstemmed Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-Niassa
title_sort Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-Niassa
author Tumbo, Dionísio
author_facet Tumbo, Dionísio
Silva, Bento Duarte
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tumbo, Dionísio
Silva, Bento Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Pedagógica Moçambique
Educação a Distância
Perfil dos Alunos da UP
Distance Education
Profile of the UP students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Universidade Pedagógica Moçambique
Educação a Distância
Perfil dos Alunos da UP
Distance Education
Profile of the UP students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo carateriza os alunos dos cursos em Educação a Distância (EAD), em idade, sexo, formação académica, situação laboral, anos de experiência profissional e os motivos de frequência em EAD. Aplicou-se um survey em 249 participantes, cujos resultados receberam tratamentos estatísticos no IBM® SPSS®. Concluiu-se com este estudo que metade dos alunos tem idades entre 31 a 40 anos, já com vínculo profissional, que a maioria exerce a função docente e opta por estes cursos em virtude de não ter que se deslocar à Universidade, compatibilidade de horários e atendimento aos interesses pessoais dos formandos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/52339
url https://hdl.handle.net/1822/52339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tumbo, Dionísio & Silva, Bento (2017). Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-Niassa. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., nº 13, pp. 338-343
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.13.3024
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132818036490240