Eleições de segunda-ordem?: análise dos materiais de campanha para as eleições europeias durante e pós-crise do Euro (2009-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diogo Vieira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29316
Resumo: As eleições europeias tendem a ser consideradas como "eleições de segunda ordem". Vários argumentos foram apresentados para demonstrar tanto a menor relevância das eleições ao Parlamento Europeu quanto a resiliência do modelo de segunda ordem: baixo interesse da comunicação social nessas eleições; menor visibilidade das questões europeias com foco nas questões domésticas; menor participação eleitoral; e candidatos de menor qualidade. Esta dissertação procura contribuir para a investigação académica sobre o modelo de eleições de segunda ordem, analisando campanhas eleitorais tanto longitudinalmente quanto comparativamente. Especificamente, a investigação procura analisar a relevância das questões domésticas e/ou europeias em três ciclos eleitorais (eleições para o Parlamento Europeu em 2009, 2014 e 2019), comparando as mensagens políticas das campanhas eleitorais europeias entre Portugal e Espanha, testando a permanência do modelo de segunda-ordem ou a existência de uma mobilização estratégica partidária da União Europeia (UE). A investigação compreende uma análise de conteúdo de materiais de campanha – tempos de antena, posters/cartazes e comunicados de imprensa - de todos os partidos nacionais nos países ibéricos que obtiveram um assento no Parlamento Europeu (PE). Tendo por base esta análise de conteúdo, encontramos evidência de que a visibilidade europeia nos materiais de campanha tem sido destacada ao longo dos três períodos eleitorais, atingindo o seu maior crescimento nas eleições europeias de 2019, num período póscrise da zona Euro, e que cuja visibilidade seja articulada e contestada por ambos partidos no espectro pró-europeu e anti-europeu. No entanto, a nossa análise sugere que dentro do tom das mensagens transmitidas existe um crescimento de avaliações negativas perante o projeto de integração europeia e o funcionamento das instituições europeias em 2019. Iremos concluir que o modelo de segunda-ordem nos países ibéricos é desafiado por um surgimento de mobilização dos partidos nacionais na articulação e contestação da UE nas suas campanhas eleitorais.
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Especificamente, a investigação procura analisar a relevância das questões domésticas e/ou europeias em três ciclos eleitorais (eleições para o Parlamento Europeu em 2009, 2014 e 2019), comparando as mensagens políticas das campanhas eleitorais europeias entre Portugal e Espanha, testando a permanência do modelo de segunda-ordem ou a existência de uma mobilização estratégica partidária da União Europeia (UE). A investigação compreende uma análise de conteúdo de materiais de campanha – tempos de antena, posters/cartazes e comunicados de imprensa - de todos os partidos nacionais nos países ibéricos que obtiveram um assento no Parlamento Europeu (PE). Tendo por base esta análise de conteúdo, encontramos evidência de que a visibilidade europeia nos materiais de campanha tem sido destacada ao longo dos três períodos eleitorais, atingindo o seu maior crescimento nas eleições europeias de 2019, num período póscrise da zona Euro, e que cuja visibilidade seja articulada e contestada por ambos partidos no espectro pró-europeu e anti-europeu. No entanto, a nossa análise sugere que dentro do tom das mensagens transmitidas existe um crescimento de avaliações negativas perante o projeto de integração europeia e o funcionamento das instituições europeias em 2019. Iremos concluir que o modelo de segunda-ordem nos países ibéricos é desafiado por um surgimento de mobilização dos partidos nacionais na articulação e contestação da UE nas suas campanhas eleitorais.European Elections tend to be regarded as “second-order elections”. Several arguments have been put forward to demonstrate both the lower relevance of EP elections, and the resilience of the second-order model: low interest of the media in these elections; lower visibility of European issues with a focus on domestic issues; lower turnout and lower quality candidates. This dissertation seeks to contribute to the scholarly research on the secondorder elections model by analysing election campaigns both longitudinally and comparatively. In specific, our research seeks to analyse the domestic and/or European issue salience across three electoral cycles (European Parliament elections in 2009, in 2014 and in 2019), comparing the political messages on European election campaigns between Portugal and Spain. This research comprises a content analysis of campaigning materials - TV spots, posters and press releases – from all national parties of the Iberian countries who have gained obtained a seat on the European Parliament (EP), testing the permanence of the second-order model or the existence of a strategic European Union (EU) party mobilization. Based on this content analysis, we found evidence that European visibility in campaign materials has been highlighted over the three electoral periods, reaching its greatest growth in the 2019 European elections, in a post- Eurozone crisis period, and that such visibility is articulated and contested by both parties in the pro-European and anti-European spectrum. However, our analysis suggests that within the tone of the transmitted messages there is a growth of negative evaluations regarding the European integration project and the functioning of the European institutions in 2019. We will conclude that the second-order model in the Iberian countries is challenged by the emergence of a mobilization of national parties in the articulation and contestation of the EU in their electoral campaigns.2020-09-29T14:21:33Z2020-07-23T00:00:00Z2020-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29316porFerreira, Diogo Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:56:45Zoai:ria.ua.pt:10773/29316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:41.961035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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