Práticas de diferenciação pedagógica em contexto de jardim-de-infância e de 1º Ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portugal, Ana Maria Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1877
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_4e1a169c17a5d625b7a13d81ea075516
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de diferenciação pedagógica em contexto de jardim-de-infância e de 1º Ciclo do ensino básicodiferenciação pedagógicadiversidaderespeito pela individualidadepedagogical differentiationdiversityrespect for individualityRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoA diferenciação pedagógica é um desafio para todos/as os/as profissionais de educação, uma vez que as realidades educativas são dinâmicas, caracterizando-se por uma grande diversidade linguística, cultural e social, e estão em constante mutação. É igualmente um desafio de mudança para as Escolas. Inovar e construir estratégias de ensino e dispositivos que respondam às necessidades de todas as crianças, e que vão ao encontro dos vários perfis de aprendizagem, é sem dúvida uma problemática que carece de muita reflexão por toda a comunidade educativa. Neste sentido, tendo a problemática citada como base de trabalho e reflexão, o presente relatório visa refletir todo o meu percurso e desenvolvimento profissional ao longo do Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Numa primeira parte do presente documento encontra-se a análise crítica e reflexiva da Prática de Ensino Supervisionada que desenvolvi ao longo do estágio, onde são descritos os vários contextos educativos, bem como o percurso de desenvolvimento profissional e investigativo que realizei nos momentos de estágio. Na segunda parte é apresentado o trabalho de pesquisa de natureza qualitativa, relativo à questão da Diferenciação Pedagógica, onde realizei entrevistas, a duas Educadoras de Infância e a duas Professora de 1ºCiclo do Ensino Básico. Seguindo os objetivos das mesmas foi possível conhecer como as docentes definem o conceito de Pedagogia Diferenciada, compreender a sua perspetiva relativamente à influência da pedagogia diferenciada no processo de ensino e aprendizagem e identificar quais as suas implicações nas práticas educativas, do Jardim de Infância e da Escola, dos princípios orientadores que caraterizam a pedagogia diferenciada.Pedagogical differentiation is a challenge for all / as the / as education professionals, since the educational realities are dynamic and is characterized by a great diversity linguistic, cultural and social, and are constantly changing. It is also a challenge to change schools. Innovate and build teaching strategies and devices that meet the needs of all children, and to meet the different learning profiles, is certainly an issue that requires much thought by the whole school community. In this sense, having the problems cited as the basis of work and reflection, this report aims to reflect all my career and professional development throughout the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education held at School Education, Polytechnic Institute of Santarém. In the first part of this document is critical and reflective analysis of the Supervised Teaching Practice I developed along the stage, where the various educational settings, as well as the professional development path and I conducted the investigative stage moments are described. The second part presents the research work qualitative, on the question of Pedagogical differentiation, which conducted interviews, two of Childhood Educators and two 1st cycle Professor of Basic Education. Following the objectives of the same was possible to know how the teachers define the concept of Differentiated Education, understand their perspective regarding the influence of differentiated learning in the process of teaching and learning and identify their implications for educational practices, Kindergarten and school, the guiding principles that characterize the differentiated learning.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPortugal, Ana Maria Oliveira2017-08-24T13:41:04Z2015-02-232015-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1877TID:201160234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:09Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:03.261765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de diferenciação pedagógica em contexto de jardim-de-infância e de 1º Ciclo do ensino básico
title Práticas de diferenciação pedagógica em contexto de jardim-de-infância e de 1º Ciclo do ensino básico
spellingShingle Práticas de diferenciação pedagógica em contexto de jardim-de-infância e de 1º Ciclo do ensino básico
Portugal, Ana Maria Oliveira
diferenciação pedagógica
diversidade
respeito pela individualidade
pedagogical differentiation
diversity
respect for individuality
title_short Práticas de diferenciação pedagógica em contexto de jardim-de-infância e de 1º Ciclo do ensino básico
title_full Práticas de diferenciação pedagógica em contexto de jardim-de-infância e de 1º Ciclo do ensino básico
title_fullStr Práticas de diferenciação pedagógica em contexto de jardim-de-infância e de 1º Ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Práticas de diferenciação pedagógica em contexto de jardim-de-infância e de 1º Ciclo do ensino básico
title_sort Práticas de diferenciação pedagógica em contexto de jardim-de-infância e de 1º Ciclo do ensino básico
author Portugal, Ana Maria Oliveira
author_facet Portugal, Ana Maria Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardona, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Portugal, Ana Maria Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv diferenciação pedagógica
diversidade
respeito pela individualidade
pedagogical differentiation
diversity
respect for individuality
topic diferenciação pedagógica
diversidade
respeito pela individualidade
pedagogical differentiation
diversity
respect for individuality
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-23
2015-02-23T00:00:00Z
2017-08-24T13:41:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1877
TID:201160234
url http://hdl.handle.net/10400.15/1877
identifier_str_mv TID:201160234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030411649024