Grupos heterogéneos e a diferenciação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Cristina Mendes Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5634
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada, Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_62795a7df6a501ed8467a81c8e639855
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5634
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Grupos heterogéneos e a diferenciação pedagógicaHeterogeneidadeIndividualidadePedagogias-em-participaçãoDiferenciação pedagógicaCurrículo diferenciadoHeterogeneityIndividualityPedagogies -in- participationPedagogic differentiationDfferentiated curriculumRelatório de Prática Profissional Supervisionada, Mestrado em Educação Pré-EscolarO grande desafio na ação pedagógica do educador de infância prende-se ao bem-estar do grupo de crianças, que depende da promoção de ações conscientes em cuidar e educar, dois conceitos interdependentes e que, de forma articulada, desencadeiam processos de desenvolvimento e aprendizagem significativa (R. & T., 2012). Estas ações promotoras do desenvolvimento e aprendizagem destinam-se a um grupo de crianças em que cada uma delas detém uma identidade e unicidade própria. Na tentativa de responder a este desafio, o educador deve basear a sua ação educativa na observação, na escuta e na criação de condições para as necessidades cognitivas emocionais e físicas das crianças, rejeitando processos educacionais de caráter transmissivo e rotineiro. Compete, assim ao educador gerir e organizar as suas intenções consoante as necessidades e experiências vividas por cada criança, valorizando-as. O ponto de partida desta para esta gestão decorre das conceções que o educador tem sobre criança na sua essência, enquanto individuo. Reduzindo a criança a um ser passivo na sua educação, um individuo sem conhecimentos prévios e igual a todos os outros, o docente evidencia um currículo uniforme e estanque. As ideologias das pedagogias participativas reconhecem a criança enquanto individuo particular e único, qualificando também o seu processo educativo com este mesmo carater de exclusividade. É neste ponto que a diferenciação pedagógica se torna emergente e ganha forma, exigindo que o educador delineie uma série de estratégias educativas a implementar na sala de atividades, com um ponto de partida singular, individual e significativo para objetivos e metas comuns, proporcionado e potencializando momentos educativos que encaminhem a criança no seu percurso para a educação na sociedade e ao longo de toda a sua vida.ABSTRACT One of the greatest challenges proposed to all educators instantiates itself in the undertaking of a group of children filled with differences, by conscious actions of caring and educate, two interdependent concepts that trigger learning processes. This actions that promotes the development and learning are intended for a group of children in each of which holds an identity and its own uniqueness. It is within the educator’s proficiency to organize and mimic all his or her intentions according to the needs and experiences lived by each child. The ground zero of this gymnastics exercise is present deeply on the very own conceptions an educator has about a children on his or her essence, as an individual. Lessening children to a passive being during his or her education - a standardized being equal to all the others, the educationalist bespeaks a uniformed and stall curriculum. The quite famous (and still very present) transmissivity pedagogy has been weakened during the years, despite it's common educational reality among its pedagogical conceptions are beyond the main concepts of the participative pedagogies. These recognize the children as a unique isolated individual, qualifying as well his or her educational process with this same exclusivity. For this point onwards it's noticeable to witness that the pedagogical differentiation, emerges and starts to gain it's shape, demanding the educator to plot a series of educational strategies to implement on the activity room, with a singular starting point - individual and meaningful so that objectives and common goals are achieved, giving and maximizing educational moments with the ability to route the children on his or her path towards education in society and during his or her life.Rosa, ManuelaRCIPLRamos, Cristina Mendes Marques2016-02-04T09:19:39Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5634TID:201363542porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:53.599894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Grupos heterogéneos e a diferenciação pedagógica
title Grupos heterogéneos e a diferenciação pedagógica
spellingShingle Grupos heterogéneos e a diferenciação pedagógica
Ramos, Cristina Mendes Marques
Heterogeneidade
Individualidade
Pedagogias-em-participação
Diferenciação pedagógica
Currículo diferenciado
Heterogeneity
Individuality
Pedagogies -in- participation
Pedagogic differentiation
Dfferentiated curriculum
title_short Grupos heterogéneos e a diferenciação pedagógica
title_full Grupos heterogéneos e a diferenciação pedagógica
title_fullStr Grupos heterogéneos e a diferenciação pedagógica
title_full_unstemmed Grupos heterogéneos e a diferenciação pedagógica
title_sort Grupos heterogéneos e a diferenciação pedagógica
author Ramos, Cristina Mendes Marques
author_facet Ramos, Cristina Mendes Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Cristina Mendes Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Heterogeneidade
Individualidade
Pedagogias-em-participação
Diferenciação pedagógica
Currículo diferenciado
Heterogeneity
Individuality
Pedagogies -in- participation
Pedagogic differentiation
Dfferentiated curriculum
topic Heterogeneidade
Individualidade
Pedagogias-em-participação
Diferenciação pedagógica
Currículo diferenciado
Heterogeneity
Individuality
Pedagogies -in- participation
Pedagogic differentiation
Dfferentiated curriculum
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada, Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-02-04T09:19:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5634
TID:201363542
url http://hdl.handle.net/10400.21/5634
identifier_str_mv TID:201363542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407117049856