A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15775 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_37a8e38df2990d740b9a6419c717918f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15775 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafiosCriançasJardim de infânciaDiferenciação pedagógica.ChildrenKindergartenPedagogical differentiationRelatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2º ano do Mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório tem como principal objetivo apresentar a intervenção no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, durante o percurso da Prática Profissional Supervisionada em contexto de Jardim de Infância (PPS II), com um grupo de crianças de três e quatro anos de idade. No âmbito da PPSII surgiu a seguinte problemática – “A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância: potencialidades e desafios" deveu-se à observação das estratégias utilizadas pela educadora cooperante com o grupo de crianças. Com efeito, foi possível observar a diferenciação pedagógica na sala de atividades onde intervim entre o dia 9 de novembro de 2020 e o dia 7 de maio de 2021. A metodologia utilizada na investigação da problemática identificada foi de natureza qualitativa, tendo recorrido ao método do estudo de caso, através das seguintes técnicas de recolha de dados: a observação direta e a realização de uma entrevista à educadora cooperante. Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: i) a diferenciação pedagógica requer uma atitude reflexiva por parte da equipa educativa; ii) o planeamento e o diálogo com as crianças são fatores determinantes para o sucesso do grupo; iii) a diferenciação pedagógica só poderá ser exercida quando o/a educador/a compreender a importância da reflexão sobre a sua prática e a necessidade de criar uma relação baseada na confiança, de forma a poder existir partilha dos dois lados e iv) o ratio adulto-criança é uma dimensão essencial para qualquer ambiente educativo, de forma a poder dar uma resposta de qualidade e exercer um pedagogia diferenciada.ABSTRACT The main purpose of this report is to present my intervention in the scope of the master’s degree in Pre-School Education at Escola Superior de Educação de Lisboa, during the Supervised Professional Practice in Kindergarten (PPS II), with a group of three and four-year-old children. The problem identified - "Pedagogical differentiation in a kindergarten room: potentialities and challenges" - was due to the observation of the strategies used by the cooperant educator with the group of children. In fact, it was possible to observe the pedagogical differentiation in the classroom where I intervened between November 9, 2020 and May 7, 2021. The methodology used was qualitative in nature, using the case study method, through the following data collection techniques: direct observation and an interview with the cooperating teacher. The results obtained point to the following conclusions: i) pedagogical differentiation requires a reflective attitude on the part of the educational team. Planning and dialogue with children are key factors for the success of the group; ii) pedagogical differentiation can only be exercised when the educator understands the importance of reflection on his/her practice and the need to create a relationship based on trust, so that there can be sharing on both sides: iii) the adult-child ratio is an essential dimension for any educational environment, in order to provide a quality response and to exercise a differentiated pedagogy.Simões, AnaRCIPLMariol, Irene Olmedo2023-03-08T15:01:05Z2022-11-142022-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15775TID:203210395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.410736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios |
title |
A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios |
spellingShingle |
A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios Mariol, Irene Olmedo Crianças Jardim de infância Diferenciação pedagógica. Children Kindergarten Pedagogical differentiation |
title_short |
A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios |
title_full |
A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios |
title_fullStr |
A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios |
title_full_unstemmed |
A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios |
title_sort |
A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios |
author |
Mariol, Irene Olmedo |
author_facet |
Mariol, Irene Olmedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Ana RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariol, Irene Olmedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Jardim de infância Diferenciação pedagógica. Children Kindergarten Pedagogical differentiation |
topic |
Crianças Jardim de infância Diferenciação pedagógica. Children Kindergarten Pedagogical differentiation |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-14 2022-11-14T00:00:00Z 2023-03-08T15:01:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15775 TID:203210395 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15775 |
identifier_str_mv |
TID:203210395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551509759459328 |