Entre o céu e o abismo ou a História do predestinado peregrino e seu irmão precito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/mathesis.2007.5098 |
Resumo: | The Baroque spiritual fiction frequently resorted to allegories, reinforcing its capability to indoctrinate and moralize. The different narrative Iines, the detail of the descriptions, the elaborate similes and metaphors were essential elements to capture the interest of the reader and to improve his/her moral behaviour. The structure of a journey associated with internal change is one of the most significant allegories, as História do Predestinado Peregrino e seu Irmão Precito (1682), by Alexandre de Gusmão, so clearly exemplifies. |
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Entre o céu e o abismo ou a História do predestinado peregrino e seu irmão precitoThe Baroque spiritual fiction frequently resorted to allegories, reinforcing its capability to indoctrinate and moralize. The different narrative Iines, the detail of the descriptions, the elaborate similes and metaphors were essential elements to capture the interest of the reader and to improve his/her moral behaviour. The structure of a journey associated with internal change is one of the most significant allegories, as História do Predestinado Peregrino e seu Irmão Precito (1682), by Alexandre de Gusmão, so clearly exemplifies.A ficção espiritual barroca recorreu com frequência à alegoria, com ela reforçando a' sua eficácia como veículo transmissor de doutrina e de exemplo. As linhas do enredo, o pormenor da descrição, o elaborado dos símiles e das metáforas, foram elementos fundamentais na captação do leitor para aderir a comportamentos apontados como ideais. A estrutura da viagem, associada ao amadurecimento interior, constitui uma das alegorias mais proficuas, integrando-se, neste âmbito, a História do Predestinado Peregrino e seu Irmão Precito (1682), de Alexandre de Gusmão.Universidade Católica Portuguesa2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/mathesis.2007.5098oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/5098Máthesis; n. 16 (2007); 125-1430872-021510.34632/mathesis.2007.n16reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/mathesis/article/view/5098https://doi.org/10.34632/mathesis.2007.5098https://revistas.ucp.pt/index.php/mathesis/article/view/5098/4979Direitos de Autor (c) 2007 Sara Augustohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAugusto, Sara2022-09-22T16:37:24Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/5098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:40.712958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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