A predestinada peregrina: dos enganos do bosque aos desenganos do rio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/mathesis.2008.5152 |
Resumo: | ln the frame of Baroque fictional literature, the religious allegorical narrative became refined, with a structure that combined a plot agreable to the senses with a moral purpose. Afier Predestinado Peregrino, by Alexander de Gusmão, and Peregrino da América, by Nuno Marques Pereira, the conventual literary production, by Soror Maria do Céu and Soror Madalena da Glória, resorted frequently to allegorical narratives. Using female characters as protagonists, the nove Is of Maria do Céu construct a universe where the images of the "human soul" struggle against their earthly frailty before reaching heaven. It is within this context that the novels Enganos do Bosque, Desenganos do Rio, both published in 1741, must be read. |
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A predestinada peregrina: dos enganos do bosque aos desenganos do rioln the frame of Baroque fictional literature, the religious allegorical narrative became refined, with a structure that combined a plot agreable to the senses with a moral purpose. Afier Predestinado Peregrino, by Alexander de Gusmão, and Peregrino da América, by Nuno Marques Pereira, the conventual literary production, by Soror Maria do Céu and Soror Madalena da Glória, resorted frequently to allegorical narratives. Using female characters as protagonists, the nove Is of Maria do Céu construct a universe where the images of the "human soul" struggle against their earthly frailty before reaching heaven. It is within this context that the novels Enganos do Bosque, Desenganos do Rio, both published in 1741, must be read.No quadro da literatura ficcional barroca, a narrativa alegórica produzida no âmbito religioso ganhou formas bem definidas, desenhando uma estrutura que conjugava o enredo agradável aos sentidos com uma utilidade moral. Depois do Predestinado Peregrino, de Alexandre de Gusmão, e do Peregrino da América, de Nuno Marques Pereira, a produção conventual, por mão de Soror Maria do Céu e Soror Madalena da Glória, recorreu intensamente à narrativa ficcional alegórica. Escolhendo personagens femininas como protagonistas, as novelas de Maria do Céu constroem universos onde as prefigurações da "alma humana" se debatem na fragilidade do seu percurso na terra antes de alcançarem o Céu. Neste quadro se coloca a novela Enganos do Bosque, Desenganos do Rio, com as suas duas partes editadas conjuntamente em 1741. Universidade Católica Portuguesa2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/mathesis.2008.5152oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/5152Máthesis; n. 17 (2008); 157-1740872-021510.34632/mathesis.2008.n17reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/mathesis/article/view/5152https://doi.org/10.34632/mathesis.2008.5152https://revistas.ucp.pt/index.php/mathesis/article/view/5152/5031Direitos de Autor (c) 2008 Sara Augustohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAugusto, Sara2022-09-22T16:37:25Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/5152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:41.534609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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