Relação entre assertividade e estilos de gestão de conflito: estudo exploratório numa amostra de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudino, Andreia Mónica Aires
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2796
Resumo: A tendência atual das organizações educativas é entender o conflito como algo inevitável, natural e inerente às relações humanas. Assim, a gestão construtiva de conflitos assume uma visível pertinência por forma a responder adequadamente à tipologia de conflitos que surgem nas escolas. No nosso trabalho centramos a nossa atenção no papel que exerce a assertividade na utilização dos estilos de gestão de conflito. A primeira parte deste trabalho de investiga-ção engloba a revisão da literatura enaltecendo os principais aspetos respeitantes à temáti-ca em questão. No que concerne à segunda parte, são apresentados os resultados de uma investigação que tinha como objetivo principal estudar a influência da assertividade nos estilos de gestão de conflito numa amostra de 100 professores da Escola EB 2,3 Diogo Cão de Vila Real. Foi também estudado o papel de algumas variáveis sociodemográficas, nomeadamente, idade, género e habilitações literárias nos estilos de gestão do conflito. Os instrumentos utilizados no presente estudo foram: a versão reduzida da Escala de Assertividade de Rathus (RAS – Assertiveness Schedule) (Vagos & Pereira, 2008) e a escala de gestão de conflitos de ROCI – II (Rahim Organizational Conflict Inventory) (Cunha, Moreira & Silva 2003) - forma C. Os principais resultados apontam que a assertividade estabelece uma relação positiva com o estilo dominação e negativa com o estilo de gestão de conflito evitamento. Quanto às variáveis sociodemográficas, ficou demonstrado o papel do género no emprego do estilo dominação, no seguinte sentido, os homens utilizam mais este estilo que as mulheres.
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