Relação entre assertividade e estilos de gestão de conflito: estudo exploratório numa amostra de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2796 |
Resumo: | A tendência atual das organizações educativas é entender o conflito como algo inevitável, natural e inerente às relações humanas. Assim, a gestão construtiva de conflitos assume uma visível pertinência por forma a responder adequadamente à tipologia de conflitos que surgem nas escolas. No nosso trabalho centramos a nossa atenção no papel que exerce a assertividade na utilização dos estilos de gestão de conflito. A primeira parte deste trabalho de investiga-ção engloba a revisão da literatura enaltecendo os principais aspetos respeitantes à temáti-ca em questão. No que concerne à segunda parte, são apresentados os resultados de uma investigação que tinha como objetivo principal estudar a influência da assertividade nos estilos de gestão de conflito numa amostra de 100 professores da Escola EB 2,3 Diogo Cão de Vila Real. Foi também estudado o papel de algumas variáveis sociodemográficas, nomeadamente, idade, género e habilitações literárias nos estilos de gestão do conflito. Os instrumentos utilizados no presente estudo foram: a versão reduzida da Escala de Assertividade de Rathus (RAS – Assertiveness Schedule) (Vagos & Pereira, 2008) e a escala de gestão de conflitos de ROCI – II (Rahim Organizational Conflict Inventory) (Cunha, Moreira & Silva 2003) - forma C. Os principais resultados apontam que a assertividade estabelece uma relação positiva com o estilo dominação e negativa com o estilo de gestão de conflito evitamento. Quanto às variáveis sociodemográficas, ficou demonstrado o papel do género no emprego do estilo dominação, no seguinte sentido, os homens utilizam mais este estilo que as mulheres. |
id |
RCAP_4e266f090018c05fe2dc1f1df65c7e62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2796 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre assertividade e estilos de gestão de conflito: estudo exploratório numa amostra de professoresEscolaConflitosAssertividadeEstilos de gestão de conflitoA tendência atual das organizações educativas é entender o conflito como algo inevitável, natural e inerente às relações humanas. Assim, a gestão construtiva de conflitos assume uma visível pertinência por forma a responder adequadamente à tipologia de conflitos que surgem nas escolas. No nosso trabalho centramos a nossa atenção no papel que exerce a assertividade na utilização dos estilos de gestão de conflito. A primeira parte deste trabalho de investiga-ção engloba a revisão da literatura enaltecendo os principais aspetos respeitantes à temáti-ca em questão. No que concerne à segunda parte, são apresentados os resultados de uma investigação que tinha como objetivo principal estudar a influência da assertividade nos estilos de gestão de conflito numa amostra de 100 professores da Escola EB 2,3 Diogo Cão de Vila Real. Foi também estudado o papel de algumas variáveis sociodemográficas, nomeadamente, idade, género e habilitações literárias nos estilos de gestão do conflito. Os instrumentos utilizados no presente estudo foram: a versão reduzida da Escala de Assertividade de Rathus (RAS – Assertiveness Schedule) (Vagos & Pereira, 2008) e a escala de gestão de conflitos de ROCI – II (Rahim Organizational Conflict Inventory) (Cunha, Moreira & Silva 2003) - forma C. Os principais resultados apontam que a assertividade estabelece uma relação positiva com o estilo dominação e negativa com o estilo de gestão de conflito evitamento. Quanto às variáveis sociodemográficas, ficou demonstrado o papel do género no emprego do estilo dominação, no seguinte sentido, os homens utilizam mais este estilo que as mulheres.The current trend of educational organizations is to understand the conflict as inevitable, natural and inherent in human relationships. Thus, the constructive management of conflict assumes a visible relevance in order to adequately respond to the type of conflicts that arise in schools. In our work we focus our attention on the role that exercise assertiveness in the use of conflict management styles. The first part of this research includes a review of literature highlighting the main aspects relating to the topic in question. Regarding the second part presents the results of an investigation which had as main objective to study the influence of aa assertiveness in conflict management styles of a sample of 100 teachers from Escola EB 2, 3 Cão de Vila Real. It was also studied the role of certain demographic variables, including age, gender and educational attainment in the styles of conflict management. The instruments used in this study were: a reduced version of the Rathus Assertiveness Scale (RAS - Assertiveness Schedule) (Vagos & Pereira, 2008) and scale management of conflicts of ROCI - II (Rahim Organizational Conflict Inventory) (Cunha, Moreira & Silva 2003)-formC. The main results show that assertiveness establishes a positive relationship with the style domination and negative with the management style of conflict avoidance. With regard to sociodemographic variables, demonstrated the role of gender in employment style domination, in the following sense, men use this style more than women.2013-10-17T11:24:24Z2013-10-17T00:00:00Z2013-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2796porClaudino, Andreia Mónica Airesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:04.997817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre assertividade e estilos de gestão de conflito: estudo exploratório numa amostra de professores |
title |
Relação entre assertividade e estilos de gestão de conflito: estudo exploratório numa amostra de professores |
spellingShingle |
Relação entre assertividade e estilos de gestão de conflito: estudo exploratório numa amostra de professores Claudino, Andreia Mónica Aires Escola Conflitos Assertividade Estilos de gestão de conflito |
title_short |
Relação entre assertividade e estilos de gestão de conflito: estudo exploratório numa amostra de professores |
title_full |
Relação entre assertividade e estilos de gestão de conflito: estudo exploratório numa amostra de professores |
title_fullStr |
Relação entre assertividade e estilos de gestão de conflito: estudo exploratório numa amostra de professores |
title_full_unstemmed |
Relação entre assertividade e estilos de gestão de conflito: estudo exploratório numa amostra de professores |
title_sort |
Relação entre assertividade e estilos de gestão de conflito: estudo exploratório numa amostra de professores |
author |
Claudino, Andreia Mónica Aires |
author_facet |
Claudino, Andreia Mónica Aires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claudino, Andreia Mónica Aires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Conflitos Assertividade Estilos de gestão de conflito |
topic |
Escola Conflitos Assertividade Estilos de gestão de conflito |
description |
A tendência atual das organizações educativas é entender o conflito como algo inevitável, natural e inerente às relações humanas. Assim, a gestão construtiva de conflitos assume uma visível pertinência por forma a responder adequadamente à tipologia de conflitos que surgem nas escolas. No nosso trabalho centramos a nossa atenção no papel que exerce a assertividade na utilização dos estilos de gestão de conflito. A primeira parte deste trabalho de investiga-ção engloba a revisão da literatura enaltecendo os principais aspetos respeitantes à temáti-ca em questão. No que concerne à segunda parte, são apresentados os resultados de uma investigação que tinha como objetivo principal estudar a influência da assertividade nos estilos de gestão de conflito numa amostra de 100 professores da Escola EB 2,3 Diogo Cão de Vila Real. Foi também estudado o papel de algumas variáveis sociodemográficas, nomeadamente, idade, género e habilitações literárias nos estilos de gestão do conflito. Os instrumentos utilizados no presente estudo foram: a versão reduzida da Escala de Assertividade de Rathus (RAS – Assertiveness Schedule) (Vagos & Pereira, 2008) e a escala de gestão de conflitos de ROCI – II (Rahim Organizational Conflict Inventory) (Cunha, Moreira & Silva 2003) - forma C. Os principais resultados apontam que a assertividade estabelece uma relação positiva com o estilo dominação e negativa com o estilo de gestão de conflito evitamento. Quanto às variáveis sociodemográficas, ficou demonstrado o papel do género no emprego do estilo dominação, no seguinte sentido, os homens utilizam mais este estilo que as mulheres. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-17T11:24:24Z 2013-10-17T00:00:00Z 2013-10-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2796 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137137518444544 |