A valorização das competências no setor das telecomunicações: período pré e pós liberalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Sílvia Andreia Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7862
Resumo: A partir de dados administrativos que oferecem uma informação simétrica sobre o empregador e o trabalhador, “Quadros de Pessoal”, este estudo visa avaliar o impacte das competências nos salários. A análise incide sobre o setor das telecomunicações que sofreu na última década uma profunda reestruturação que se traduziu na liberalização do mercado. Deste modo, o impacte das competências nos salários é avaliado em dois períodos, antes e depois da liberalização. As competências foram aqui medidas através das variáveis clássicas do capital humano, educação e experiência, e incluem ainda competências específicas à empresa, setor e ocupação. Os resultados indicam que as empresas seguem um modelo hierárquico o que as aproxima dos mercados internos de trabalho, mas tendem também a remunerar as competências gerais e específicas. Os dados indicam ainda que as competências gerais, medidas através da educação, tenderam a ganhar maior relevância após a liberalização. Este resultado sugere que as empresas do setor reconhecem capacidades adquiridas na escola para enfrentar mudanças tecnológicas que entretanto ocorreram.
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