Elementos facilitadores do processo de comunicação na prestação de cuidados de saúde em contexto pediátrico : uma revisão scoping

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Maria Branquinho Mendes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7014
Resumo: Introdução: A comunicação tem um papel essencial no desempenho dos enfermeiros, sendo em pediatria um fator determinante na relação de ajuda e um indicador na avaliação de qualidade dos cuidados prestados. A comunicação em pediatria pode ser entendida como a arma crucial para o sucesso dos cuidados/tratamento e aceitação deste, tanto por parte dos pais/ cuidadores como da própria criança. Sabe-se que a doença pode ser tratada com medicamentos e cuidados integrais, mas a comunicação que se estabelece no momento de prestação destes cuidados é essencial para o sucesso dos mesmos. Objetivo: Identificar os elementos facilitadores do processo de comunicação, na prestação de cuidados de saúde em contexto pediátrico. Métodos: Foi realizada uma revisão scoping através do método proposto pela Joanna Briggs Institute. A seleção dos estudos, a extração e síntese dos dados foram realizados por dois revisores independentes. Resultados: Foram incluídos 4 estudos no corpus do estudo, que revelam alguns fatores que podem ser considerados elementos facilitadores do processo de comunicação na prestação de cuidados em contexto pediátrico. Destacamos alguns deles, tais como: uma abordagem biopsicossocial; diálogo mútuo e horizontal; escuta apurada; relação dialógica entre os intervenientes; formação, a nível institucional, das equipas de saúde; empatia; honestidade; e objetividade. A comunicação implica a existência de uma abordagem biopsicossocial, incluindo discussão de dúvidas, aspetos afetivo-emocionais e vivência psicossocial de dificuldades associadas aos cuidados. Conclusão: Reconhece-se que a comunicação em contexto pediátrico, se estabelece num ambiente em que a criança apenas participa como provadora de informação básica ou com interesse distrativo durante a prestação de cuidados. Contudo a comunicação deve ter uma dimensão central, com diálogo mútuo e uma relação dialógica. Reforça-se a importância da formação das equipas de saúde na área de comunicação em cuidados de saúde, com objetivo de melhorar esse processo e compreender a sua importância na prática de cuidados em contexto pediátrico. Palavras-chave: comunicação; pais ou cuidadores; enfermeira pediátrica ou enfermeira; relações enfermeiro / utente; contexto pediátrico; emergência
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Objetivo: Identificar os elementos facilitadores do processo de comunicação, na prestação de cuidados de saúde em contexto pediátrico. Métodos: Foi realizada uma revisão scoping através do método proposto pela Joanna Briggs Institute. A seleção dos estudos, a extração e síntese dos dados foram realizados por dois revisores independentes. Resultados: Foram incluídos 4 estudos no corpus do estudo, que revelam alguns fatores que podem ser considerados elementos facilitadores do processo de comunicação na prestação de cuidados em contexto pediátrico. Destacamos alguns deles, tais como: uma abordagem biopsicossocial; diálogo mútuo e horizontal; escuta apurada; relação dialógica entre os intervenientes; formação, a nível institucional, das equipas de saúde; empatia; honestidade; e objetividade. A comunicação implica a existência de uma abordagem biopsicossocial, incluindo discussão de dúvidas, aspetos afetivo-emocionais e vivência psicossocial de dificuldades associadas aos cuidados. Conclusão: Reconhece-se que a comunicação em contexto pediátrico, se estabelece num ambiente em que a criança apenas participa como provadora de informação básica ou com interesse distrativo durante a prestação de cuidados. Contudo a comunicação deve ter uma dimensão central, com diálogo mútuo e uma relação dialógica. Reforça-se a importância da formação das equipas de saúde na área de comunicação em cuidados de saúde, com objetivo de melhorar esse processo e compreender a sua importância na prática de cuidados em contexto pediátrico. Palavras-chave: comunicação; pais ou cuidadores; enfermeira pediátrica ou enfermeira; relações enfermeiro / utente; contexto pediátrico; emergênciaAbstract Introduction: Communication plays a key role in nursing performance, and in pediatrics it is a determining factor in the therapeutic patient-nurse relationship and an indicator in the assessment of the quality of care provided. Communication in pediatrics can be understood as the driving force for the success of care/treatment and its acceptance, both by parents/caregivers and by the child. It is known that diseases can be treated with medication and comprehensive care, but the communication established at the time of providing this care is essential for its success. Objective: To identify the elements that facilitate the communication process in the provision of healthcare in the pediatric context. Methodology: A scoping review was performed using the method proposed by the Joanna Briggs Institute. Study selection, data extraction and synthesis were performed by two independent reviewers. Results: Four studies were included in the corpus of the study, which reveal some factors that can be considered facilitating elements of the communication process in the provision of care in the pediatric context. We highlight some of them, such as: a biopsychosocial approach; mutual and horizontal dialogue; accurate listening; dialogic relationship between the interveners; training, at institutional level, of health teams; empathy; honesty; and objectivity. Communication implies the existence of a biopsychosocial approach, including discussion of doubts, affective-emotional aspects and psychosocial experience of difficulties associated with care. Conclusion: It is recognized that communication in a pediatric context is established in an environment in which the child only participates as a taster of basic information or with a distracting interest during the provision of care. However, communication must have a central dimension, with mutual dialogue and a dialogical relationship. The importance of training health teams in the area of communication in health care is reinforced, with the aim of improving this process and understanding its importance in the practice of care in the pediatric context. Keywords: communication; parents or caregivers; pediatric nurse; nurse/patient relationships; pediatric context; emergencySilva, Ernestina BatocaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuOliveira, Sandra Maria Branquinho Mendes de2022-12-16T01:30:34Z2021-12-162021-08-272021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7014TID:202886441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:49.250157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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