Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala preschool play behaviour scale para educadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5826 |
Resumo: | A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados. |
id |
RCAP_4e65728e3b29238b1e64d033d54cbc42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5826 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala preschool play behaviour scale para educadorasFactorial structure of the PPBS portuguese version for preschool teachersComportamentos não-sociaisPré-escolarEstrutura fatorialEducadorasNon-social-behavioursPreschoolFactorial structurePreschool teachersA Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados.The Preschool Play Behaviour Scale (PPBS) is an 18-item questionnaire describing children’s behaviours during free play, in the presence of their peers. It aims, mainly, to differentiate different types of non-social behaviours. The goals of this study were to translate and test the factorial structure of the PPBS and its psychometric proprieties. Sixty preschool teachers described the behaviors of 369 children (166 girls), with ages ranging from 36 to 60 months. All attended private pre-school programs in the district of Lisbon/Portugal. A four model factorial structure: Reticent behaviour, Solitary-Passive behaviour, Solitary-Active behaviour, Social Play seems to fit when age and sex groups are considered.Associação Portuguesa de PsicologiaRepositório do ISPAMonteiro, Lígia Maria SantosFernandes, MaríliaSousa, Tânia LoboTorres, NunoRosado, António FernandoSantos, António José2017-09-30T11:24:17Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5826porPsicologia, 31(1), 27-36. Doi: 10.17575/rpsicol.v31i1.11570874-204910.17575/rpsicol.v31i1.1157info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:32Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:40.165518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala preschool play behaviour scale para educadoras Factorial structure of the PPBS portuguese version for preschool teachers |
title |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala preschool play behaviour scale para educadoras |
spellingShingle |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala preschool play behaviour scale para educadoras Monteiro, Lígia Maria Santos Comportamentos não-sociais Pré-escolar Estrutura fatorial Educadoras Non-social-behaviours Preschool Factorial structure Preschool teachers |
title_short |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala preschool play behaviour scale para educadoras |
title_full |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala preschool play behaviour scale para educadoras |
title_fullStr |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala preschool play behaviour scale para educadoras |
title_full_unstemmed |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala preschool play behaviour scale para educadoras |
title_sort |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala preschool play behaviour scale para educadoras |
author |
Monteiro, Lígia Maria Santos |
author_facet |
Monteiro, Lígia Maria Santos Fernandes, Marília Sousa, Tânia Lobo Torres, Nuno Rosado, António Fernando Santos, António José |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Marília Sousa, Tânia Lobo Torres, Nuno Rosado, António Fernando Santos, António José |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Lígia Maria Santos Fernandes, Marília Sousa, Tânia Lobo Torres, Nuno Rosado, António Fernando Santos, António José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamentos não-sociais Pré-escolar Estrutura fatorial Educadoras Non-social-behaviours Preschool Factorial structure Preschool teachers |
topic |
Comportamentos não-sociais Pré-escolar Estrutura fatorial Educadoras Non-social-behaviours Preschool Factorial structure Preschool teachers |
description |
A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-30T11:24:17Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/5826 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/5826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia, 31(1), 27-36. Doi: 10.17575/rpsicol.v31i1.1157 0874-2049 10.17575/rpsicol.v31i1.1157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553997480853504 |