Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/14752 |
Resumo: | A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados. |
id |
RCAP_bda42596dcc0a40e1c1c19d58ee54cb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14752 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadorasComportamentos não-sociaisPré-escolarEstrutura fatorialEducadorasA Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados.Associação Portuguesa de Psicologia2017-12-12T17:06:08Z2017-01-01T00:00:00Z20172019-04-03T11:31:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/14752por0874-204910.17575/rpsicol.v31i1.1157Monteiro, L.Fernandes, M.Sousa, T.Torres, N.Rosado, A.Santos, A. J.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:41Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:17.471809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras |
title |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras |
spellingShingle |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras Monteiro, L. Comportamentos não-sociais Pré-escolar Estrutura fatorial Educadoras |
title_short |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras |
title_full |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras |
title_fullStr |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras |
title_full_unstemmed |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras |
title_sort |
Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras |
author |
Monteiro, L. |
author_facet |
Monteiro, L. Fernandes, M. Sousa, T. Torres, N. Rosado, A. Santos, A. J. |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, M. Sousa, T. Torres, N. Rosado, A. Santos, A. J. |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, L. Fernandes, M. Sousa, T. Torres, N. Rosado, A. Santos, A. J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamentos não-sociais Pré-escolar Estrutura fatorial Educadoras |
topic |
Comportamentos não-sociais Pré-escolar Estrutura fatorial Educadoras |
description |
A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12T17:06:08Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 2019-04-03T11:31:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/14752 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/14752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0874-2049 10.17575/rpsicol.v31i1.1157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134826064773120 |