O projeto curricular de turma no enquadramento escolar: comparação das perceções dos professores e dos diretores de turma de uma escola secundária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10270 |
Resumo: | Este artigo apresenta um trabalho realizado no âmbito da autoavaliação da Escola Secundária de Faro (ESF), onde tinha sido desenvolvido um projeto educativo, que se esperava fosse adaptado à especificidade de cada turma através do Projeto Curricular de Turma (PCT), cabendo ao diretor de turma um papel de particular importância. Porque as pessoas com funções de chefia têm responsabilidades que podem dar lugar a perceções diferentes da realidade, em relação à dos colegas, interessava saber se os professores diretores de turma se diferenciavam dos restantes, quando se referiam ao projeto curricular de turma (PCT) e ao processo de autoavaliação. Desta forma se construiu a finalidade deste artigo, isto é, saber até que ponto os diretores de turma atribuíam mais importância que os colegas a estes documentos e suas implicações. Como instrumento de investigação foi elaborado um questionário para conhecer as perceções dos professores face a esses projetos (autoavaliação e PCT). Os resultados dos inquéritos por questionário mostraram a inexistência de diferenças significativas na perceção entre os diretores de turma e os restantes professores, tendo as entrevistas explicitado esses resultados. Apesar de ser um estudo exploratório, esta investigação permitiu mostrar alguns problemas associados à implementação de processos que procuram transformar a Escola. Quer o PCT quer a autoavaliação da escola podem constituir instrumentos efetivos de mudança e desenvolvimento organizacional, se aplicados por forma a não desperdiçar recursos e energias. |
id |
RCAP_4e9bfaeae93687ed4814ccaf082b3577 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10270 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O projeto curricular de turma no enquadramento escolar: comparação das perceções dos professores e dos diretores de turma de uma escola secundáriaProjeto curricular de turmaProjeto escolaAuto-avaliaçãoDiretor de turmaMudança na escolaEste artigo apresenta um trabalho realizado no âmbito da autoavaliação da Escola Secundária de Faro (ESF), onde tinha sido desenvolvido um projeto educativo, que se esperava fosse adaptado à especificidade de cada turma através do Projeto Curricular de Turma (PCT), cabendo ao diretor de turma um papel de particular importância. Porque as pessoas com funções de chefia têm responsabilidades que podem dar lugar a perceções diferentes da realidade, em relação à dos colegas, interessava saber se os professores diretores de turma se diferenciavam dos restantes, quando se referiam ao projeto curricular de turma (PCT) e ao processo de autoavaliação. Desta forma se construiu a finalidade deste artigo, isto é, saber até que ponto os diretores de turma atribuíam mais importância que os colegas a estes documentos e suas implicações. Como instrumento de investigação foi elaborado um questionário para conhecer as perceções dos professores face a esses projetos (autoavaliação e PCT). Os resultados dos inquéritos por questionário mostraram a inexistência de diferenças significativas na perceção entre os diretores de turma e os restantes professores, tendo as entrevistas explicitado esses resultados. Apesar de ser um estudo exploratório, esta investigação permitiu mostrar alguns problemas associados à implementação de processos que procuram transformar a Escola. Quer o PCT quer a autoavaliação da escola podem constituir instrumentos efetivos de mudança e desenvolvimento organizacional, se aplicados por forma a não desperdiçar recursos e energias.Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de ÉvoraSapientiaBica, JoséMonteiro, Ileana PardalCardoso de Sousa, Fernando2017-12-27T12:50:43Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10270por1646-2831AUT: IMO00464;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:53Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:02:01.494534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto curricular de turma no enquadramento escolar: comparação das perceções dos professores e dos diretores de turma de uma escola secundária |
title |
O projeto curricular de turma no enquadramento escolar: comparação das perceções dos professores e dos diretores de turma de uma escola secundária |
spellingShingle |
O projeto curricular de turma no enquadramento escolar: comparação das perceções dos professores e dos diretores de turma de uma escola secundária Bica, José Projeto curricular de turma Projeto escola Auto-avaliação Diretor de turma Mudança na escola |
title_short |
O projeto curricular de turma no enquadramento escolar: comparação das perceções dos professores e dos diretores de turma de uma escola secundária |
title_full |
O projeto curricular de turma no enquadramento escolar: comparação das perceções dos professores e dos diretores de turma de uma escola secundária |
title_fullStr |
O projeto curricular de turma no enquadramento escolar: comparação das perceções dos professores e dos diretores de turma de uma escola secundária |
title_full_unstemmed |
O projeto curricular de turma no enquadramento escolar: comparação das perceções dos professores e dos diretores de turma de uma escola secundária |
title_sort |
O projeto curricular de turma no enquadramento escolar: comparação das perceções dos professores e dos diretores de turma de uma escola secundária |
author |
Bica, José |
author_facet |
Bica, José Monteiro, Ileana Pardal Cardoso de Sousa, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Ileana Pardal Cardoso de Sousa, Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bica, José Monteiro, Ileana Pardal Cardoso de Sousa, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto curricular de turma Projeto escola Auto-avaliação Diretor de turma Mudança na escola |
topic |
Projeto curricular de turma Projeto escola Auto-avaliação Diretor de turma Mudança na escola |
description |
Este artigo apresenta um trabalho realizado no âmbito da autoavaliação da Escola Secundária de Faro (ESF), onde tinha sido desenvolvido um projeto educativo, que se esperava fosse adaptado à especificidade de cada turma através do Projeto Curricular de Turma (PCT), cabendo ao diretor de turma um papel de particular importância. Porque as pessoas com funções de chefia têm responsabilidades que podem dar lugar a perceções diferentes da realidade, em relação à dos colegas, interessava saber se os professores diretores de turma se diferenciavam dos restantes, quando se referiam ao projeto curricular de turma (PCT) e ao processo de autoavaliação. Desta forma se construiu a finalidade deste artigo, isto é, saber até que ponto os diretores de turma atribuíam mais importância que os colegas a estes documentos e suas implicações. Como instrumento de investigação foi elaborado um questionário para conhecer as perceções dos professores face a esses projetos (autoavaliação e PCT). Os resultados dos inquéritos por questionário mostraram a inexistência de diferenças significativas na perceção entre os diretores de turma e os restantes professores, tendo as entrevistas explicitado esses resultados. Apesar de ser um estudo exploratório, esta investigação permitiu mostrar alguns problemas associados à implementação de processos que procuram transformar a Escola. Quer o PCT quer a autoavaliação da escola podem constituir instrumentos efetivos de mudança e desenvolvimento organizacional, se aplicados por forma a não desperdiçar recursos e energias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-27T12:50:43Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/10270 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/10270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2831 AUT: IMO00464; |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133251281879040 |