Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrita, Isabel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Loureiro, Maria José, Guerra, Cecília
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28706
Resumo: O pensamento computacional é considerado um dos motores emergentes de desenvolvimento sustentável. A escola, espaço privilegiado de educação cidadã, tem de assumir uma liderança responsável nesse processo, no qual os professores são elementos-chave. E esta comunidade tem de ter consciência de que isso exige novas profissionalidades docentes, marcadas por novos olhares curriculares e novas práxis multi, inter e transdisciplinares. Este entendimento poderá consubstanciar a fusão das áreas STEM – Science, Technology, Engineering, Mathematics. Tal pensamento computacional deverá ser desenvolvido desde o início da escolaridade e as atividades de programação, recorrendo a linguagens tangíveis, podem constituir-se inovadores e criativos mediadores desse percurso e favorecer a inclusão dos alunos. Neste contexto, está em curso o projeto europeu TangIn – Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities –, envolvendo parceiros de Portugal, Bulgária, Espanha e Letónia. Visa desenvolver recursos educativos STEM adaptados à realidade de cada parceiro, envolvendo programação tangível, e que possam promover o pensamento computacional e a inclusão dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A criação do kit didático encontra sustentação, designadamente, nas representações de professores inquiridos sobre o pensamento computacional e o seu ensino e aprendizagem. Assenta na identificação de tópicos curriculares passíveis de serem abordados por via da programação tangível transversais aos países envolvidos. E será alvo de sucessivos refinamentos no âmbito da comunidade de prática constituída. Contribui-se, assim, para um desenvolvimento profissional dos professores envolvidos que possibilite práticas inclusivas e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM.
id RCAP_4ea2622b711335fb96fa58214137a565
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEMPensamento computacionalProgramação tangívelInclusãoFormação continuada de professoresÁreas STEMO pensamento computacional é considerado um dos motores emergentes de desenvolvimento sustentável. A escola, espaço privilegiado de educação cidadã, tem de assumir uma liderança responsável nesse processo, no qual os professores são elementos-chave. E esta comunidade tem de ter consciência de que isso exige novas profissionalidades docentes, marcadas por novos olhares curriculares e novas práxis multi, inter e transdisciplinares. Este entendimento poderá consubstanciar a fusão das áreas STEM – Science, Technology, Engineering, Mathematics. Tal pensamento computacional deverá ser desenvolvido desde o início da escolaridade e as atividades de programação, recorrendo a linguagens tangíveis, podem constituir-se inovadores e criativos mediadores desse percurso e favorecer a inclusão dos alunos. Neste contexto, está em curso o projeto europeu TangIn – Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities –, envolvendo parceiros de Portugal, Bulgária, Espanha e Letónia. Visa desenvolver recursos educativos STEM adaptados à realidade de cada parceiro, envolvendo programação tangível, e que possam promover o pensamento computacional e a inclusão dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A criação do kit didático encontra sustentação, designadamente, nas representações de professores inquiridos sobre o pensamento computacional e o seu ensino e aprendizagem. Assenta na identificação de tópicos curriculares passíveis de serem abordados por via da programação tangível transversais aos países envolvidos. E será alvo de sucessivos refinamentos no âmbito da comunidade de prática constituída. Contribui-se, assim, para um desenvolvimento profissional dos professores envolvidos que possibilite práticas inclusivas e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM.Computational thinking is considered one of the emerging promoters of sustainable development. School, a privileged space for the education of citizens, must be a responsible leader in this process, in which teachers are key elements. This community must be aware of the fact that it requires new teaching professional perspectives, discernable by new curricular viewpoints and new multi, inter and transdisciplinary praxis. This understanding may substantiate the merging of the STEM areas - Science, Technology, Engineering, Mathematics. Computational thinking must be developed since the beginning of schooling, being the programming activities, with tangible languages, innovative and creative mediators of this educational path, also favoring students’ inclusion. In this context, the European project TangIn - Promoting inclusion and the STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities - involving partners from Portugal, Bulgaria, Spain and Latvia, is underway. It aims to develop STEM educational resources adapted to the reality of each partner, involving tangible programming, which can promote computational thinking and the inclusion of primary school/1st CEB students. The conception of the didactic kit finds support, namely, in the representations of the teachers inquired about computational thinking and its teaching and learning. It is based on the identification of curricular topics that can be approached through tangible programming, transversal to the countries involved. It will be the subject of successive debugging and improvements within the community of practice. It therefore contributes to a professional development of the teachers involved allowing inclusive practices and the development of computational thinking in STEM areas.Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra2020-06-17T10:55:04Z2020-12-01T00:00:00Z2020-12book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28706porCabrita, IsabelLoureiro, Maria JoséGuerra, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:26:12Zoai:ria.ua.pt:10773/28706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:26:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM
title Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM
spellingShingle Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM
Cabrita, Isabel
Pensamento computacional
Programação tangível
Inclusão
Formação continuada de professores
Áreas STEM
title_short Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM
title_full Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM
title_fullStr Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM
title_full_unstemmed Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM
title_sort Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM
author Cabrita, Isabel
author_facet Cabrita, Isabel
Loureiro, Maria José
Guerra, Cecília
author_role author
author2 Loureiro, Maria José
Guerra, Cecília
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabrita, Isabel
Loureiro, Maria José
Guerra, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Programação tangível
Inclusão
Formação continuada de professores
Áreas STEM
topic Pensamento computacional
Programação tangível
Inclusão
Formação continuada de professores
Áreas STEM
description O pensamento computacional é considerado um dos motores emergentes de desenvolvimento sustentável. A escola, espaço privilegiado de educação cidadã, tem de assumir uma liderança responsável nesse processo, no qual os professores são elementos-chave. E esta comunidade tem de ter consciência de que isso exige novas profissionalidades docentes, marcadas por novos olhares curriculares e novas práxis multi, inter e transdisciplinares. Este entendimento poderá consubstanciar a fusão das áreas STEM – Science, Technology, Engineering, Mathematics. Tal pensamento computacional deverá ser desenvolvido desde o início da escolaridade e as atividades de programação, recorrendo a linguagens tangíveis, podem constituir-se inovadores e criativos mediadores desse percurso e favorecer a inclusão dos alunos. Neste contexto, está em curso o projeto europeu TangIn – Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities –, envolvendo parceiros de Portugal, Bulgária, Espanha e Letónia. Visa desenvolver recursos educativos STEM adaptados à realidade de cada parceiro, envolvendo programação tangível, e que possam promover o pensamento computacional e a inclusão dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A criação do kit didático encontra sustentação, designadamente, nas representações de professores inquiridos sobre o pensamento computacional e o seu ensino e aprendizagem. Assenta na identificação de tópicos curriculares passíveis de serem abordados por via da programação tangível transversais aos países envolvidos. E será alvo de sucessivos refinamentos no âmbito da comunidade de prática constituída. Contribui-se, assim, para um desenvolvimento profissional dos professores envolvidos que possibilite práticas inclusivas e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-17T10:55:04Z
2020-12-01T00:00:00Z
2020-12
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28706
url http://hdl.handle.net/10773/28706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543745312129024