Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30244 |
Resumo: | A programação é uma realidade em muitas escolas, para desenvolver o pensamento computacional, promover a inclusão e sensibilizar os alunos para as áreas STEM. Para isso, várias ferramentas têm sido experimentadas, como robôs programados de forma tangível. Neste âmbito, surgiu o projeto TangIn, tendo-se (co)desenvolvido uma toolbox para apoiar a programação tangível em contexto educativo. Neste artigo, apresenta-se uma breve resenha sobre o ensino da programação, define-se programação tangível e apresentam-se propostas didáticas para a promoção do pensamento computacional através da abordagem STEM (co)desenvolvidas no âmbito do projeto TangIn. |
id |
RCAP_258e862b7ae125aeaaf112abd9e28fd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/30244 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangInProgramação TangívelPensamento ComputacionalRobóticaPropostas didáticasEnsino BásicoSTEMA programação é uma realidade em muitas escolas, para desenvolver o pensamento computacional, promover a inclusão e sensibilizar os alunos para as áreas STEM. Para isso, várias ferramentas têm sido experimentadas, como robôs programados de forma tangível. Neste âmbito, surgiu o projeto TangIn, tendo-se (co)desenvolvido uma toolbox para apoiar a programação tangível em contexto educativo. Neste artigo, apresenta-se uma breve resenha sobre o ensino da programação, define-se programação tangível e apresentam-se propostas didáticas para a promoção do pensamento computacional através da abordagem STEM (co)desenvolvidas no âmbito do projeto TangIn.Programming is a reality in many schools, to develop computational thinking, promote inclusion and raising pupils' awareness to STEM areas. For this, several tools have been experimented, like robots programmed in a tangible way. TangIn project emerged in this context. During the project a toolbox have been (co)developed to support tangible programming in an educative context. In this article, a brief review on the programming teaching is presented, tangible programming is defined and didactic proposals for the promotion of computational thinking through the STEM approach are presented (co)developed during TangIn project.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal2021-01-06T11:13:28Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30244por1647-3078Moreira, Filipe T.Cabrita, IsabelLoureiro, Maria JoséGuerra, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:29Zoai:ria.ua.pt:10773/30244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:24.204477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn |
title |
Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn |
spellingShingle |
Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn Moreira, Filipe T. Programação Tangível Pensamento Computacional Robótica Propostas didáticas Ensino Básico STEM |
title_short |
Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn |
title_full |
Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn |
title_fullStr |
Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn |
title_full_unstemmed |
Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn |
title_sort |
Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn |
author |
Moreira, Filipe T. |
author_facet |
Moreira, Filipe T. Cabrita, Isabel Loureiro, Maria José Guerra, Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Cabrita, Isabel Loureiro, Maria José Guerra, Cecília |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Filipe T. Cabrita, Isabel Loureiro, Maria José Guerra, Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação Tangível Pensamento Computacional Robótica Propostas didáticas Ensino Básico STEM |
topic |
Programação Tangível Pensamento Computacional Robótica Propostas didáticas Ensino Básico STEM |
description |
A programação é uma realidade em muitas escolas, para desenvolver o pensamento computacional, promover a inclusão e sensibilizar os alunos para as áreas STEM. Para isso, várias ferramentas têm sido experimentadas, como robôs programados de forma tangível. Neste âmbito, surgiu o projeto TangIn, tendo-se (co)desenvolvido uma toolbox para apoiar a programação tangível em contexto educativo. Neste artigo, apresenta-se uma breve resenha sobre o ensino da programação, define-se programação tangível e apresentam-se propostas didáticas para a promoção do pensamento computacional através da abordagem STEM (co)desenvolvidas no âmbito do projeto TangIn. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-01-06T11:13:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/30244 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/30244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137679399452672 |