Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Filipe T.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cabrita, Isabel, Loureiro, Maria José, Guerra, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30244
Resumo: A programação é uma realidade em muitas escolas, para desenvolver o pensamento computacional, promover a inclusão e sensibilizar os alunos para as áreas STEM. Para isso, várias ferramentas têm sido experimentadas, como robôs programados de forma tangível. Neste âmbito, surgiu o projeto TangIn, tendo-se (co)desenvolvido uma toolbox para apoiar a programação tangível em contexto educativo. Neste artigo, apresenta-se uma breve resenha sobre o ensino da programação, define-se programação tangível e apresentam-se propostas didáticas para a promoção do pensamento computacional através da abordagem STEM (co)desenvolvidas no âmbito do projeto TangIn.
id RCAP_258e862b7ae125aeaaf112abd9e28fd8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangInProgramação TangívelPensamento ComputacionalRobóticaPropostas didáticasEnsino BásicoSTEMA programação é uma realidade em muitas escolas, para desenvolver o pensamento computacional, promover a inclusão e sensibilizar os alunos para as áreas STEM. Para isso, várias ferramentas têm sido experimentadas, como robôs programados de forma tangível. Neste âmbito, surgiu o projeto TangIn, tendo-se (co)desenvolvido uma toolbox para apoiar a programação tangível em contexto educativo. Neste artigo, apresenta-se uma breve resenha sobre o ensino da programação, define-se programação tangível e apresentam-se propostas didáticas para a promoção do pensamento computacional através da abordagem STEM (co)desenvolvidas no âmbito do projeto TangIn.Programming is a reality in many schools, to develop computational thinking, promote inclusion and raising pupils' awareness to STEM areas. For this, several tools have been experimented, like robots programmed in a tangible way. TangIn project emerged in this context. During the project a toolbox have been (co)developed to support tangible programming in an educative context. In this article, a brief review on the programming teaching is presented, tangible programming is defined and didactic proposals for the promotion of computational thinking through the STEM approach are presented (co)developed during TangIn project.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal2021-01-06T11:13:28Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30244por1647-3078Moreira, Filipe T.Cabrita, IsabelLoureiro, Maria JoséGuerra, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:29Zoai:ria.ua.pt:10773/30244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:24.204477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn
title Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn
spellingShingle Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn
Moreira, Filipe T.
Programação Tangível
Pensamento Computacional
Robótica
Propostas didáticas
Ensino Básico
STEM
title_short Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn
title_full Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn
title_fullStr Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn
title_full_unstemmed Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn
title_sort Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn
author Moreira, Filipe T.
author_facet Moreira, Filipe T.
Cabrita, Isabel
Loureiro, Maria José
Guerra, Cecília
author_role author
author2 Cabrita, Isabel
Loureiro, Maria José
Guerra, Cecília
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Filipe T.
Cabrita, Isabel
Loureiro, Maria José
Guerra, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Programação Tangível
Pensamento Computacional
Robótica
Propostas didáticas
Ensino Básico
STEM
topic Programação Tangível
Pensamento Computacional
Robótica
Propostas didáticas
Ensino Básico
STEM
description A programação é uma realidade em muitas escolas, para desenvolver o pensamento computacional, promover a inclusão e sensibilizar os alunos para as áreas STEM. Para isso, várias ferramentas têm sido experimentadas, como robôs programados de forma tangível. Neste âmbito, surgiu o projeto TangIn, tendo-se (co)desenvolvido uma toolbox para apoiar a programação tangível em contexto educativo. Neste artigo, apresenta-se uma breve resenha sobre o ensino da programação, define-se programação tangível e apresentam-se propostas didáticas para a promoção do pensamento computacional através da abordagem STEM (co)desenvolvidas no âmbito do projeto TangIn.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-01-06T11:13:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30244
url http://hdl.handle.net/10773/30244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137679399452672