Programação tangível nas áreas STEM e inclusão em contexto não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loura, Joana Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33022
Resumo: No mundo atual, tem-se verificado um conjunto de mudanças a nível social, económico, político e cultural, consequente da rápida evolução das tecnologias digitais. Assim, para além da alfabetização científica e tecnológica, torna-se fulcral desenvolver nos alunos o pensamento computacional que, tem sido fundamental em inúmeras esferas da atividade académica, profissional e pessoal. Uma das formas de desenvolver o pensamento computacional é através da programação tangível, servindo como um excelente mediador do seu desenvolvimento desde o início de escolaridade. É no âmbito do projeto TangIn - Tangible Programming & Inclusion que se insere a presente investigação, que procura analisar em que medida o envolvimento ativo de alunos na resolução de tarefas adaptadas de propostas desenvolvidas no âmbito do referido projeto contribui para o desenvolvimento de competências relacionadas com as áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics, nomeadamente, o pensamento computacional, e de que forma favorece a inclusão. Para este estudo, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa envolvendo 2 grupos com 3 alunos cada um. Os dados recolhidos pelas técnicas de observação e recolha documental foram sujeitos a análise de conteúdo. Permitiu concluir que a exploração de atividades relacionadas com a programação tangível, por alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional, nomeadamente relacionadas com a criação de algoritmos, a capacidade decompor, abstrair e generalizar e avaliar. E ao mesmo tempo, contribuiu para desenvolver outras competências transversais e específicas da área STEM e favorecer a inclusão, pois a vivência promoveu comportamentos colaborativos e contribuiu para a redução das diferenças.
id RCAP_e11029287634300c316aad51008373ad
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programação tangível nas áreas STEM e inclusão em contexto não formalPensamento computacionalProgramação tangívelÁreas STEMInclusãoNo mundo atual, tem-se verificado um conjunto de mudanças a nível social, económico, político e cultural, consequente da rápida evolução das tecnologias digitais. Assim, para além da alfabetização científica e tecnológica, torna-se fulcral desenvolver nos alunos o pensamento computacional que, tem sido fundamental em inúmeras esferas da atividade académica, profissional e pessoal. Uma das formas de desenvolver o pensamento computacional é através da programação tangível, servindo como um excelente mediador do seu desenvolvimento desde o início de escolaridade. É no âmbito do projeto TangIn - Tangible Programming & Inclusion que se insere a presente investigação, que procura analisar em que medida o envolvimento ativo de alunos na resolução de tarefas adaptadas de propostas desenvolvidas no âmbito do referido projeto contribui para o desenvolvimento de competências relacionadas com as áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics, nomeadamente, o pensamento computacional, e de que forma favorece a inclusão. Para este estudo, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa envolvendo 2 grupos com 3 alunos cada um. Os dados recolhidos pelas técnicas de observação e recolha documental foram sujeitos a análise de conteúdo. Permitiu concluir que a exploração de atividades relacionadas com a programação tangível, por alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional, nomeadamente relacionadas com a criação de algoritmos, a capacidade decompor, abstrair e generalizar e avaliar. E ao mesmo tempo, contribuiu para desenvolver outras competências transversais e específicas da área STEM e favorecer a inclusão, pois a vivência promoveu comportamentos colaborativos e contribuiu para a redução das diferenças.In the current world, there has been a set of changes at the social, economic, political and cultural level, resulting from the rapid evolution of digital technologies. Thus, in addition to scientific and technological literacy, it has become essential to develop students' computational thinking, which has been fundamental in numerous spheres of academic, professional and personal activity. One way to develop computational thinking is through tangible programming, serving as an excellent mediator of its development since the beginning of schooling. It is within the scope of the TangIn - Tangible Programming & Inclusion project that this research is inserted, which seeks to analyze the extent to which the active involvement of students in solving tasks developed within the scope of that project, contributes to the development of skills related to the STEM areas - Science, Technology, Engineering and Mathematics, namely, computational thinking, and how it favors inclusion. For this study, a qualitative case study was carried out involving 2 groups with 3 students each. The data collected by the observation and documentary collection techniques were subjected to content analysis. It allowed concluding that the exploration of activities related to the tangible programming, by students of the 3rd and 4th grades contributes to the development of computational thinking, namely related to the creation of algorithms, to the capacity of decomposing, abstracting and generalizing and evaluating. At the same time, it contributed to develop other transversal and specific competences in the STEM area and to favor inclusion, as the experience promoted collaborative behaviors and contributed to the reduction of differences.2022-01-26T10:13:58Z2021-02-18T00:00:00Z2021-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33022porLoura, Joana Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:33Zoai:ria.ua.pt:10773/33022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:32.691116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programação tangível nas áreas STEM e inclusão em contexto não formal
title Programação tangível nas áreas STEM e inclusão em contexto não formal
spellingShingle Programação tangível nas áreas STEM e inclusão em contexto não formal
Loura, Joana Costa
Pensamento computacional
Programação tangível
Áreas STEM
Inclusão
title_short Programação tangível nas áreas STEM e inclusão em contexto não formal
title_full Programação tangível nas áreas STEM e inclusão em contexto não formal
title_fullStr Programação tangível nas áreas STEM e inclusão em contexto não formal
title_full_unstemmed Programação tangível nas áreas STEM e inclusão em contexto não formal
title_sort Programação tangível nas áreas STEM e inclusão em contexto não formal
author Loura, Joana Costa
author_facet Loura, Joana Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loura, Joana Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Programação tangível
Áreas STEM
Inclusão
topic Pensamento computacional
Programação tangível
Áreas STEM
Inclusão
description No mundo atual, tem-se verificado um conjunto de mudanças a nível social, económico, político e cultural, consequente da rápida evolução das tecnologias digitais. Assim, para além da alfabetização científica e tecnológica, torna-se fulcral desenvolver nos alunos o pensamento computacional que, tem sido fundamental em inúmeras esferas da atividade académica, profissional e pessoal. Uma das formas de desenvolver o pensamento computacional é através da programação tangível, servindo como um excelente mediador do seu desenvolvimento desde o início de escolaridade. É no âmbito do projeto TangIn - Tangible Programming & Inclusion que se insere a presente investigação, que procura analisar em que medida o envolvimento ativo de alunos na resolução de tarefas adaptadas de propostas desenvolvidas no âmbito do referido projeto contribui para o desenvolvimento de competências relacionadas com as áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics, nomeadamente, o pensamento computacional, e de que forma favorece a inclusão. Para este estudo, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa envolvendo 2 grupos com 3 alunos cada um. Os dados recolhidos pelas técnicas de observação e recolha documental foram sujeitos a análise de conteúdo. Permitiu concluir que a exploração de atividades relacionadas com a programação tangível, por alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional, nomeadamente relacionadas com a criação de algoritmos, a capacidade decompor, abstrair e generalizar e avaliar. E ao mesmo tempo, contribuiu para desenvolver outras competências transversais e específicas da área STEM e favorecer a inclusão, pois a vivência promoveu comportamentos colaborativos e contribuiu para a redução das diferenças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18T00:00:00Z
2021-02-18
2022-01-26T10:13:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33022
url http://hdl.handle.net/10773/33022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137700531404800