Programação tangível nas áreas STEM e inclusão em contexto não formal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33022 |
Resumo: | No mundo atual, tem-se verificado um conjunto de mudanças a nível social, económico, político e cultural, consequente da rápida evolução das tecnologias digitais. Assim, para além da alfabetização científica e tecnológica, torna-se fulcral desenvolver nos alunos o pensamento computacional que, tem sido fundamental em inúmeras esferas da atividade académica, profissional e pessoal. Uma das formas de desenvolver o pensamento computacional é através da programação tangível, servindo como um excelente mediador do seu desenvolvimento desde o início de escolaridade. É no âmbito do projeto TangIn - Tangible Programming & Inclusion que se insere a presente investigação, que procura analisar em que medida o envolvimento ativo de alunos na resolução de tarefas adaptadas de propostas desenvolvidas no âmbito do referido projeto contribui para o desenvolvimento de competências relacionadas com as áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics, nomeadamente, o pensamento computacional, e de que forma favorece a inclusão. Para este estudo, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa envolvendo 2 grupos com 3 alunos cada um. Os dados recolhidos pelas técnicas de observação e recolha documental foram sujeitos a análise de conteúdo. Permitiu concluir que a exploração de atividades relacionadas com a programação tangível, por alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional, nomeadamente relacionadas com a criação de algoritmos, a capacidade decompor, abstrair e generalizar e avaliar. E ao mesmo tempo, contribuiu para desenvolver outras competências transversais e específicas da área STEM e favorecer a inclusão, pois a vivência promoveu comportamentos colaborativos e contribuiu para a redução das diferenças. |
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Programação tangível nas áreas STEM e inclusão em contexto não formalPensamento computacionalProgramação tangívelÁreas STEMInclusãoNo mundo atual, tem-se verificado um conjunto de mudanças a nível social, económico, político e cultural, consequente da rápida evolução das tecnologias digitais. Assim, para além da alfabetização científica e tecnológica, torna-se fulcral desenvolver nos alunos o pensamento computacional que, tem sido fundamental em inúmeras esferas da atividade académica, profissional e pessoal. Uma das formas de desenvolver o pensamento computacional é através da programação tangível, servindo como um excelente mediador do seu desenvolvimento desde o início de escolaridade. É no âmbito do projeto TangIn - Tangible Programming & Inclusion que se insere a presente investigação, que procura analisar em que medida o envolvimento ativo de alunos na resolução de tarefas adaptadas de propostas desenvolvidas no âmbito do referido projeto contribui para o desenvolvimento de competências relacionadas com as áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics, nomeadamente, o pensamento computacional, e de que forma favorece a inclusão. Para este estudo, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa envolvendo 2 grupos com 3 alunos cada um. Os dados recolhidos pelas técnicas de observação e recolha documental foram sujeitos a análise de conteúdo. Permitiu concluir que a exploração de atividades relacionadas com a programação tangível, por alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional, nomeadamente relacionadas com a criação de algoritmos, a capacidade decompor, abstrair e generalizar e avaliar. E ao mesmo tempo, contribuiu para desenvolver outras competências transversais e específicas da área STEM e favorecer a inclusão, pois a vivência promoveu comportamentos colaborativos e contribuiu para a redução das diferenças.In the current world, there has been a set of changes at the social, economic, political and cultural level, resulting from the rapid evolution of digital technologies. Thus, in addition to scientific and technological literacy, it has become essential to develop students' computational thinking, which has been fundamental in numerous spheres of academic, professional and personal activity. One way to develop computational thinking is through tangible programming, serving as an excellent mediator of its development since the beginning of schooling. It is within the scope of the TangIn - Tangible Programming & Inclusion project that this research is inserted, which seeks to analyze the extent to which the active involvement of students in solving tasks developed within the scope of that project, contributes to the development of skills related to the STEM areas - Science, Technology, Engineering and Mathematics, namely, computational thinking, and how it favors inclusion. For this study, a qualitative case study was carried out involving 2 groups with 3 students each. The data collected by the observation and documentary collection techniques were subjected to content analysis. It allowed concluding that the exploration of activities related to the tangible programming, by students of the 3rd and 4th grades contributes to the development of computational thinking, namely related to the creation of algorithms, to the capacity of decomposing, abstracting and generalizing and evaluating. At the same time, it contributed to develop other transversal and specific competences in the STEM area and to favor inclusion, as the experience promoted collaborative behaviors and contributed to the reduction of differences.2022-01-26T10:13:58Z2021-02-18T00:00:00Z2021-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33022porLoura, Joana Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:33Zoai:ria.ua.pt:10773/33022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:32.691116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No mundo atual, tem-se verificado um conjunto de mudanças a nível social, económico, político e cultural, consequente da rápida evolução das tecnologias digitais. Assim, para além da alfabetização científica e tecnológica, torna-se fulcral desenvolver nos alunos o pensamento computacional que, tem sido fundamental em inúmeras esferas da atividade académica, profissional e pessoal. Uma das formas de desenvolver o pensamento computacional é através da programação tangível, servindo como um excelente mediador do seu desenvolvimento desde o início de escolaridade. É no âmbito do projeto TangIn - Tangible Programming & Inclusion que se insere a presente investigação, que procura analisar em que medida o envolvimento ativo de alunos na resolução de tarefas adaptadas de propostas desenvolvidas no âmbito do referido projeto contribui para o desenvolvimento de competências relacionadas com as áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics, nomeadamente, o pensamento computacional, e de que forma favorece a inclusão. Para este estudo, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa envolvendo 2 grupos com 3 alunos cada um. Os dados recolhidos pelas técnicas de observação e recolha documental foram sujeitos a análise de conteúdo. Permitiu concluir que a exploração de atividades relacionadas com a programação tangível, por alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional, nomeadamente relacionadas com a criação de algoritmos, a capacidade decompor, abstrair e generalizar e avaliar. E ao mesmo tempo, contribuiu para desenvolver outras competências transversais e específicas da área STEM e favorecer a inclusão, pois a vivência promoveu comportamentos colaborativos e contribuiu para a redução das diferenças. |
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