UP2U: uma plataforma de apoio ao empreendedorismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Margarida Torre do Valle de Arriaga e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21519
Resumo: Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Design & Publicidade do IADE – Universidade Europeia. Desenvolveu-se uma investigação sobre o modo como o design e a comunicação nos meios digitais podiam contribuir para apoiar o empreendedorismo social. De forma a responder à questão de investigação ""Como é que uma marca pode criar um serviço que impulsione a criação de novos projetos de pequena dimensão e promova novos produtos"" pretendeu-se numa primeira fase avaliar a necessidade deste serviço no sentido de perceber as reais necessidades da população portuguesa, se haveria adesão e por fim potenciar e desenvolver este serviço através do design da plataforma UP2U. Estudaram-se temas como identidade visual, webdesign, social media, e-commerce e e-learning para que a marca UP2U, respondesse às necessidades identificadas. Depois de uma pesquisa bibliográfica, recorremos à pesquisa por inquérito a uma amostra de 100 pessoas que foram inquiridas através da plataforma GoogleForms. O inquérito foi disponibilizado nas redes sociais na perspetiva de atingir públicos diferentes. Depois de analisar as respostas e de sintetizar as informações obtidas, pudemos então definir os tópicos do projeto propriamente dito da plataforma UP2U, a sua marca gráfica e o webdesign e finalmente a sua comunicação.
id RCAP_4ea2e2b2ed31dba16af11f96cf4e469d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling UP2U: uma plataforma de apoio ao empreendedorismoIdentidade visualPlataformas digitaisComércio eletrónicoEducação à distânciaComunicaçãoMeios sociaisProjeto de mestradoEste projeto foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Design & Publicidade do IADE – Universidade Europeia. Desenvolveu-se uma investigação sobre o modo como o design e a comunicação nos meios digitais podiam contribuir para apoiar o empreendedorismo social. De forma a responder à questão de investigação ""Como é que uma marca pode criar um serviço que impulsione a criação de novos projetos de pequena dimensão e promova novos produtos"" pretendeu-se numa primeira fase avaliar a necessidade deste serviço no sentido de perceber as reais necessidades da população portuguesa, se haveria adesão e por fim potenciar e desenvolver este serviço através do design da plataforma UP2U. Estudaram-se temas como identidade visual, webdesign, social media, e-commerce e e-learning para que a marca UP2U, respondesse às necessidades identificadas. Depois de uma pesquisa bibliográfica, recorremos à pesquisa por inquérito a uma amostra de 100 pessoas que foram inquiridas através da plataforma GoogleForms. O inquérito foi disponibilizado nas redes sociais na perspetiva de atingir públicos diferentes. Depois de analisar as respostas e de sintetizar as informações obtidas, pudemos então definir os tópicos do projeto propriamente dito da plataforma UP2U, a sua marca gráfica e o webdesign e finalmente a sua comunicação.This project was developed under the Master's Degree in Design & Advertising at IADE - European University. The research was developed to perceive how design and communication in digital media could contribute to support social entrepreneurship. In order to answer the research question "How can a brand create a service that promotes the creation of new small projects and promotes new products", we intended to evaluate the need for this service in order to perceive the real needs of the portuguese population, if there would be adhesion and finally to enhance and develop this service through the design of the UP2U platform. Subjects such as visual identity, webdesign, social media, e-commerce and e-learning were studied in order for the UP2U brand could fulfill the identified needs. After a bibliographic review, we have made a survey research of a sample of 100 people through the GoogleForms platform. The survey was made available on social networks in the perspective of reaching different audiences. After analyzing the answers and synthesizing the information obtained, we were able to define the topics of the design of the UP2U platform itself, its graphic brand and webdesign and finally its communication.Pinheiro, Maria Cristina de Sousa AraújoRepositório ComumCunha, Margarida Torre do Valle de Arriaga e2018-02-26T12:05:28Z2017-12-01T00:00:00Z2017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21519201858045porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:17.009223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv UP2U: uma plataforma de apoio ao empreendedorismo
title UP2U: uma plataforma de apoio ao empreendedorismo
spellingShingle UP2U: uma plataforma de apoio ao empreendedorismo
Cunha, Margarida Torre do Valle de Arriaga e
Identidade visual
Plataformas digitais
Comércio eletrónico
Educação à distância
Comunicação
Meios sociais
Projeto de mestrado
title_short UP2U: uma plataforma de apoio ao empreendedorismo
title_full UP2U: uma plataforma de apoio ao empreendedorismo
title_fullStr UP2U: uma plataforma de apoio ao empreendedorismo
title_full_unstemmed UP2U: uma plataforma de apoio ao empreendedorismo
title_sort UP2U: uma plataforma de apoio ao empreendedorismo
author Cunha, Margarida Torre do Valle de Arriaga e
author_facet Cunha, Margarida Torre do Valle de Arriaga e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Maria Cristina de Sousa Araújo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Margarida Torre do Valle de Arriaga e
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade visual
Plataformas digitais
Comércio eletrónico
Educação à distância
Comunicação
Meios sociais
Projeto de mestrado
topic Identidade visual
Plataformas digitais
Comércio eletrónico
Educação à distância
Comunicação
Meios sociais
Projeto de mestrado
description Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Design & Publicidade do IADE – Universidade Europeia. Desenvolveu-se uma investigação sobre o modo como o design e a comunicação nos meios digitais podiam contribuir para apoiar o empreendedorismo social. De forma a responder à questão de investigação ""Como é que uma marca pode criar um serviço que impulsione a criação de novos projetos de pequena dimensão e promova novos produtos"" pretendeu-se numa primeira fase avaliar a necessidade deste serviço no sentido de perceber as reais necessidades da população portuguesa, se haveria adesão e por fim potenciar e desenvolver este serviço através do design da plataforma UP2U. Estudaram-se temas como identidade visual, webdesign, social media, e-commerce e e-learning para que a marca UP2U, respondesse às necessidades identificadas. Depois de uma pesquisa bibliográfica, recorremos à pesquisa por inquérito a uma amostra de 100 pessoas que foram inquiridas através da plataforma GoogleForms. O inquérito foi disponibilizado nas redes sociais na perspetiva de atingir públicos diferentes. Depois de analisar as respostas e de sintetizar as informações obtidas, pudemos então definir os tópicos do projeto propriamente dito da plataforma UP2U, a sua marca gráfica e o webdesign e finalmente a sua comunicação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01T00:00:00Z
2017-12-01T00:00:00Z
2018-02-26T12:05:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/21519
201858045
url http://hdl.handle.net/10400.26/21519
identifier_str_mv 201858045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130000543186944