Análise, especificação e implementação de uma plataforma eletrónica de comércio de produtos personalizáveis pelo utilizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, João Filipe Taveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7915
Resumo: Com o número de utilizadores na Internet a aumentar cada vez mais, as empresas sentem a tentação de expandir o seu negócio para este novo conceito, principalmente através da criação de plataformas Web destinadas ao comércio dos seus produtos ou serviços (Gonçalves, Martins, Pereira, Cota, & Branco, 2016). Ainda assim, desenvolver e disponibilizar ao público uma plataforma Web de comércio eletrónico não é fiança suficiente de sucesso, pois existem outros requisitos com elevada importância, tais como a capacidade de responder de forma rápida e eficiente às necessidades dos clientes e a garantia de confiança (Gonçalves, Gomes, Martins, & Marques, 2014a). Nos últimos tempos, as exigências dos clientes têm-se tornado um problema acrescido, fazendo com que desejem ser eles próprios a personalizar os produtos que querem comprar. Esta exigência e procura dos clientes por produtos personalizados tem sido um problema crescente com que as empresas se têm deparado. Uma das formas das organizações conseguirem responder de forma eficiente às exigências dos clientes é implementar na sua plataforma de comércio eletrónico uma ferramenta que permita oferecer aos clientes exatamente aquilo que eles querem, ou seja, personalizar os produtos que desejam comprar (Da Silveira, Borenstein, & Fogliatto, 2012). Assumindo o anteriormente mencionado, a presente investigação pretende atingir uma resposta para a seguinte questão: “Será possível construir uma plataforma de comércio eletrónico economicamente acessível e em pouco tempo que permita a personalização de produtos em tempo real?”. Desta forma, e tendo em conta todo um enquadramento bibliográfico realizado, foi assumida como contributo, para toda a temática previamente identificada, a criação de um guia com indicações técnicas e práticas sobre como melhorar o desempenho das plataformas de comércio eletrónico das organizações através da incorporação de ferramentas de personalização em tempo real de produtos.
id RCAP_0e4e101373b46cc5867e5daf7ea65c70
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise, especificação e implementação de uma plataforma eletrónica de comércio de produtos personalizáveis pelo utilizadorComércio eletrónicoProdutosClientesPlataformasCom o número de utilizadores na Internet a aumentar cada vez mais, as empresas sentem a tentação de expandir o seu negócio para este novo conceito, principalmente através da criação de plataformas Web destinadas ao comércio dos seus produtos ou serviços (Gonçalves, Martins, Pereira, Cota, & Branco, 2016). Ainda assim, desenvolver e disponibilizar ao público uma plataforma Web de comércio eletrónico não é fiança suficiente de sucesso, pois existem outros requisitos com elevada importância, tais como a capacidade de responder de forma rápida e eficiente às necessidades dos clientes e a garantia de confiança (Gonçalves, Gomes, Martins, & Marques, 2014a). Nos últimos tempos, as exigências dos clientes têm-se tornado um problema acrescido, fazendo com que desejem ser eles próprios a personalizar os produtos que querem comprar. Esta exigência e procura dos clientes por produtos personalizados tem sido um problema crescente com que as empresas se têm deparado. Uma das formas das organizações conseguirem responder de forma eficiente às exigências dos clientes é implementar na sua plataforma de comércio eletrónico uma ferramenta que permita oferecer aos clientes exatamente aquilo que eles querem, ou seja, personalizar os produtos que desejam comprar (Da Silveira, Borenstein, & Fogliatto, 2012). Assumindo o anteriormente mencionado, a presente investigação pretende atingir uma resposta para a seguinte questão: “Será possível construir uma plataforma de comércio eletrónico economicamente acessível e em pouco tempo que permita a personalização de produtos em tempo real?”. Desta forma, e tendo em conta todo um enquadramento bibliográfico realizado, foi assumida como contributo, para toda a temática previamente identificada, a criação de um guia com indicações técnicas e práticas sobre como melhorar o desempenho das plataformas de comércio eletrónico das organizações através da incorporação de ferramentas de personalização em tempo real de produtos.With the increase number of users on the Internet, companies feel tempted to expand their business to this new concept, particularly through the creation of Web platforms for trade in their products or services. Nevertheless, develop and make available to the public an e-commerce Web platform is not sufficient guarantee of success because there are other requirements with high importance, such as the ability to respond quickly and efficiently to customer needs and trust assurance. In recent years, the demand from customers has become an increasing problem, making them want to be themselves to customize the products they want to buy. This requirement and high customer demand for customized products has been a growing problem that companies come across. One way organizations manage to respond efficiently to customer requirements is through the implementation of a tool in their e-commerce platform that allows to offer customers exactly what they want, in other words, customize the products they want to buy. Assuming the previously mentioned, the present research aims to reach an answer to the following question: "It will be possible to build an economically accessible e-commerce platform in a short time that allows product customization in real time?". Thus, taking into account all bibliographic framework done, it was taken as a contribution to all previously identified theme, the creation of a guide with technical information and practices on how to improve the performance of e-commerce platforms of organizations by incorporating product customization tools in real time.2017-08-16T14:06:31Z2017-08-16T00:00:00Z2017-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7915TID:202034364porBarreira, João Filipe Taveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:51.768866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise, especificação e implementação de uma plataforma eletrónica de comércio de produtos personalizáveis pelo utilizador
title Análise, especificação e implementação de uma plataforma eletrónica de comércio de produtos personalizáveis pelo utilizador
spellingShingle Análise, especificação e implementação de uma plataforma eletrónica de comércio de produtos personalizáveis pelo utilizador
Barreira, João Filipe Taveira
Comércio eletrónico
Produtos
Clientes
Plataformas
title_short Análise, especificação e implementação de uma plataforma eletrónica de comércio de produtos personalizáveis pelo utilizador
title_full Análise, especificação e implementação de uma plataforma eletrónica de comércio de produtos personalizáveis pelo utilizador
title_fullStr Análise, especificação e implementação de uma plataforma eletrónica de comércio de produtos personalizáveis pelo utilizador
title_full_unstemmed Análise, especificação e implementação de uma plataforma eletrónica de comércio de produtos personalizáveis pelo utilizador
title_sort Análise, especificação e implementação de uma plataforma eletrónica de comércio de produtos personalizáveis pelo utilizador
author Barreira, João Filipe Taveira
author_facet Barreira, João Filipe Taveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreira, João Filipe Taveira
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico
Produtos
Clientes
Plataformas
topic Comércio eletrónico
Produtos
Clientes
Plataformas
description Com o número de utilizadores na Internet a aumentar cada vez mais, as empresas sentem a tentação de expandir o seu negócio para este novo conceito, principalmente através da criação de plataformas Web destinadas ao comércio dos seus produtos ou serviços (Gonçalves, Martins, Pereira, Cota, & Branco, 2016). Ainda assim, desenvolver e disponibilizar ao público uma plataforma Web de comércio eletrónico não é fiança suficiente de sucesso, pois existem outros requisitos com elevada importância, tais como a capacidade de responder de forma rápida e eficiente às necessidades dos clientes e a garantia de confiança (Gonçalves, Gomes, Martins, & Marques, 2014a). Nos últimos tempos, as exigências dos clientes têm-se tornado um problema acrescido, fazendo com que desejem ser eles próprios a personalizar os produtos que querem comprar. Esta exigência e procura dos clientes por produtos personalizados tem sido um problema crescente com que as empresas se têm deparado. Uma das formas das organizações conseguirem responder de forma eficiente às exigências dos clientes é implementar na sua plataforma de comércio eletrónico uma ferramenta que permita oferecer aos clientes exatamente aquilo que eles querem, ou seja, personalizar os produtos que desejam comprar (Da Silveira, Borenstein, & Fogliatto, 2012). Assumindo o anteriormente mencionado, a presente investigação pretende atingir uma resposta para a seguinte questão: “Será possível construir uma plataforma de comércio eletrónico economicamente acessível e em pouco tempo que permita a personalização de produtos em tempo real?”. Desta forma, e tendo em conta todo um enquadramento bibliográfico realizado, foi assumida como contributo, para toda a temática previamente identificada, a criação de um guia com indicações técnicas e práticas sobre como melhorar o desempenho das plataformas de comércio eletrónico das organizações através da incorporação de ferramentas de personalização em tempo real de produtos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-16T14:06:31Z
2017-08-16T00:00:00Z
2017-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7915
TID:202034364
url http://hdl.handle.net/10348/7915
identifier_str_mv TID:202034364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137092464279552