ONG’s na Era do Like

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Bruno Miguel Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6418
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como tema principal averiguar a utilização das redes sociais por parte das ONG’s de forma a aproximarem-se dos seus públicos, evitando, por exemplo, a necessidade de aproximação ao Estado para garantir a sua sobrevivência. Esta aproximação ao Estado oferece vantagens às ONG’s, como apoios financeiros, no entanto, vários aspetos negativos tornam-se então inevitáveis, como a perda da independência e completa autonomia. O problema primordial subjacente ao tema é identificar de que forma as redes sociais são utilizadas pelas ONG’s para assim se aproximarem e alcançarem os seus públicos. Estas organizações possuem atividades fulcrais à sua sobrevivência, assim sendo, neste estudo será dada ênfase a essas atividades, estando entre elas o recrutamento e interação com voluntários, a angariação de fundos e a divulgação das campanhas e ideologias. De forma a tornar possível a exequibilidade deste tema e problema, foi restringido o estudo a duas ONG’s, nomeadamente a ACREDITAR - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro e a AIDGLOBAL - Ação e Integração para o Desenvolvimento Global e a sua utilização das redes sociais numa sociedade em contante evolução digital. Em relação às redes sociais estudadas, apenas serão tidas em consideração o Facebook e o Twitter, sendo estas as redes sociais com maior relevância no território português. A nível mundial, as ONG’s preocupam-se em dar resposta às várias exigências e necessidades das mais diversas e variadas sociedades, sendo que nesta investigação será estudada a realidade portuguesa e a relação das ONG´s portuguesas com as redes sociais. Quanto à parte teórica, serão debatidos assuntos como a função do Marketing e das RP’s nestas organizações não lucrativas, as suas estratégias de mediatização e a sua relação com o Estado num cibermundo 2.0.
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