Educação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Margarida Bastos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8410
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, especialização de Artes Plásticas
id RCAP_4ed31fec0bd2734dc2e198432494e423
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8410
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básicoEducação artísticaExpressão plásticaMatemáticaExperiência de ensinoEnsino não formal e formalEnsino formalArtistic educationVisual artsMathematicTeaching experienceNon formal educationFormal educationProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, especialização de Artes PlásticasEsta investigação procura identificar quais os contributos da educação artística para a educação básica quer ao nível do desenvolvimento de competências especificas e transversais, quer na aquisição/apropriação de conceitos da linguagem visual e de matemática. Para tal, foi desenhada e desenvolvida uma experiência de ensino em sala de aula, numa turma do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, com o objetivo de estudar possibilidades de ligação entre a expressão plástica e a matemática. Tendo por base os três eixos da educação artística Fruição/Contemplação, Reflexão/Interpretação e Experimentação/Criação, o plano de intervenção foi organizado em torno de diferentes atividades que incluem sempre a observação e fruição de obras de arte, uma reflexão sobre elas, e uma produção plástica. Assim, foram escolhidos para a intervenção dois artistas plásticos portugueses, Joaquim Rodrigo e Lourdes Castro, cujas obras permitiram explorar os conceitos matemáticos e de expressão plástica identificados a partir dos respetivos programas curriculares. Esta investigação estruturada numa parceria entre um artista-educador e um professor, é também uma experiência de ligação entre o ensino não formal e o formal, desenvolvida no próprio contexto formal, a sala de aula.ABSTRACT This research seeks to identify the contributions of artistic education to basic education in the development of specific and transversal competences and in the acquisition/ appropriation of visual language and mathematics concepts. Thus, a teaching experience was designed and developed in a 3th year class (first degree of basic education) to study the possibilities of linking visual arts with mathematics. Based on the three axes of artistic education, Contemplation, Reflection and Experimentation, the intervention plan was organized around different activities that always include the observation and fruition of works of art, a reflection on them and an artistic production. Therefore, two Portuguese visual artists, Joaquim Rodrigo and Lourdes Castro, were chosen for the intervention, and their work allowed to explore the concepts of visual expression and mathematical which were identified in the respective curricular programs. This research, structured in partnership between an artist-educator and a teacher, is also an experience of linking non-formal and formal teaching, developed in the formal context itself, the classroom.Castro, SílviaLoureiro, CristinaRCIPLGonçalves, Ana Margarida Bastos2018-04-17T09:27:20Z2017-12-192017-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8410TID:201844915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:10.900838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básico
title Educação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Educação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básico
Gonçalves, Ana Margarida Bastos
Educação artística
Expressão plástica
Matemática
Experiência de ensino
Ensino não formal e formal
Ensino formal
Artistic education
Visual arts
Mathematic
Teaching experience
Non formal education
Formal education
title_short Educação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básico
title_full Educação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Educação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Educação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Educação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básico
author Gonçalves, Ana Margarida Bastos
author_facet Gonçalves, Ana Margarida Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Sílvia
Loureiro, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Margarida Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Expressão plástica
Matemática
Experiência de ensino
Ensino não formal e formal
Ensino formal
Artistic education
Visual arts
Mathematic
Teaching experience
Non formal education
Formal education
topic Educação artística
Expressão plástica
Matemática
Experiência de ensino
Ensino não formal e formal
Ensino formal
Artistic education
Visual arts
Mathematic
Teaching experience
Non formal education
Formal education
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, especialização de Artes Plásticas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
2017-12-19T00:00:00Z
2018-04-17T09:27:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8410
TID:201844915
url http://hdl.handle.net/10400.21/8410
identifier_str_mv TID:201844915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133433224495104