Abordagens transversais à escrita na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Saulina Moniz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5012
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 09 de novembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
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Com este trabalho procurámos resposta para as seguintes questões: como é que os educadores de infância pensam/promovem a familiarização com a linguagem escrita nas suas práticas pedagógicas? Como é que os professores pensam/promovem o desenvolvimento de competências de produção textual no 1.º Ciclo? Como promover o desenvolvimento da compreensão e da produção escrita a propósito da aprendizagem de diferentes temas, conteúdos e processos em diferentes áreas do currículo? Quais as potencialidades de uma abordagem à escrita de forma transversal ao currículo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico? Para conseguirmos responder às duas primeiras questões, analisámos 16 relatórios de estágio análogos a este; para a resposta às restantes, analisámos diferentes atividades de abordagem à escrita realizadas por nós nas diferentes áreas curriculares ao longo dos estágios que realizamos na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico. Relativamente à primeira pergunta, verificamos que os futuros educadores de infância usavam várias estratégias de abordagem à escrita, sendo embora mais frequente a leitura e exploração de histórias. No que diz respeito ao 1.º ciclo, os relatórios analisados também mostram a diversificação de estratégias, desta feita, com maior incidência em construção de diferentes tipos de textos. No primeiro caso, as áreas/domínios onde foram promovidas mais atividades de abordagem à escrita foram a de Formação Pessoal e Social e a de Educação Artística; no segundo caso, foi a área de Estudo do Meio. No que respeita às nossas práticas e em resposta à terceira pergunta, procurámos, tanto num nível educativo como no outro, diversificar as atividades de contacto e produção de textos. No caso da Educação Pré-escolar, apostámos na leitura imagética de textos lidos em voz alta por nós, na produção oral de textos em conjunto, com registo escrito por nós na presença das crianças, bem como a criação de oportunidade de tentativa de escrita pelas próprias crianças. Neste nível, a área mais profícua para a abordagem à escrita foi a área de estudo do meio. Relativamente ao nível do 1.º ciclo, insistimos na leitura e interpretação de diferentes tipos de textos, dramatizações, momentos de trabalho autónomo, recontos e apresentações orais de textos. Recorremos ainda a fichas de trabalho, promovendo o trabalho autónomo e a autocorreção. Como sucedeu nos relatórios analisados, no 1.º ciclo, a área que mais proporcionou o desenvolvimento destas aprendizagens foi a de estudo do meio. No que toca à última pergunta, podemos registar que uma abordagem transversal ao texto escrito só traz vantagens ao educador/professor, uma vez que proporciona a aprendizagem de competências de compreensão, planificação, construção e revisão de diferentes tipos de textos, de forma integrada e contínua, promovendo ainda o aprofundamento de competências de comunicação oral e decodificação, bem como o aprofundamento da consciência linguística, entre outras.ABSTRACT: This report presents an analysis and reflection on the importance of a transversal approach to writing in the context of pre-school education and in the 1st Cycle of Basic Education. The main objective of our educational action was to provide moments of communication in which children could work on reading and writing skills in different curricular areas. With this work, we have tried to answer the following questions: How do the kindergarten teachers think/promote familiarization with written language in their pedagogical practices? How do teachers think / promote the development of textual production skills in the 1st Cycle? How to promote the development of comprehension and written production in relation to the learning of different themes, contents and processes in different areas of the curriculum? What are the potentialities of an approach to writing in a transversal way to the curriculum in Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education? In order to answer the first two questions, we have analyzed Sixteen reports analogous to this one; for the answer to the rest of the questions, we analyzed different activities of approach to writing that we did in the different curricular areas during the stages that we performed in Pre-school and in the 1st cycle of Basic Education. Regarding the first question, we verified that the future Kindergarten school teachers used several strategies of approach to the writing process, being although more frequent the reading and exploration of stories. Regarding the 1st cycle, the analyzed reports also show the diversification of strategies, this time, with greater incidence in the construction of different types of texts. In the first case, the areas / domains where more writing activities were promoted were Personal and Social Education and Arts Education; in the second case, it was the area of Science Study. With regard to our practices and in response to the third question, we have sought to diversify contact and text production activities, both at an educational level and in the other. In the case of pre-school education, we have opted for the reading of texts with imagery read aloud by us, oral production of texts together, written by us in the presence of the children, as well as the creation of opportunities for the children to try and write their own. At this level, the most profitable area for approach to writing was the area of science and Study of the environment. Regarding the level of the 1st cycle, we insist on the reading and interpretation of different types of texts, dramatizations, moments of autonomous work, recounts and oral presentations of texts. We also use work sheets, promoting autonomous work and self-correction. As happened in the reports analyzed, in the 1st cycle, the area that most provided the development of these learning was the study of the environment and science. With regard to the last question, we can note that a transversal approach to written text only brings advantages to the educator/teacher, since it provides the learning of comprehension, planning, construction, and revision skills of different types of texts, in an integrated and continuity, furthering the deepening of oral communication skills and decoding, as well as the deepening of linguistic awareness, among others.Leal, Susana da Conceição Miranda Silva MiraRepositório da Universidade dos AçoresMachado, Saulina Moniz2019-02-15T17:36:02Z2018-11-092018-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5012202104680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:19.116323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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