A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Tânia do Couto Nogueira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2632
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 7 de Julho de 2011, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_50bef5180cd978371fd2a7f743ca2612
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)EscritaLeituraPrática EducativaMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 7 de Julho de 2011, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).O presente relatório de estágio teve como objectivo primordial aprofundar e compreender o processo de transição em relação à aquisição da leitura e da escrita, no sentido de progressivamente construir uma prática pedagógica de qualidade, que respeite as necessidades e interesses das crianças neste domínio. Este aprofundar de conhecimentos passou, numa primeira fase, pela recolha de informação junto das crianças acerca dos diferentes contextos de intervenção, junto das docentes do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico no sentido de analisar a forma como o processo é perspectivado. Nesta fase foi, ainda efectuada recolha bibliografia relacionada com o tema. Numa segunda fase, as informações recolhidas, assim como a perspectiva pessoal construída, foram transpostas para ambos os estágios no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II. No decorrer do estágio foi feito um esforço constante de adequação da prática pedagógica com toda a informação recolhida numa perspectiva de constante aperfeiçoamento. Assim, quer ao nível da educação pré-escolar, quer do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, foram privilegiadas estratégias de intervenção que procuram, em todo o momento, desenvolver os aspectos conceptuais, figurativos e funcionais da linguagem escrita, destacando-se, ao longo da apresentação do trabalho efectuado, estratégias de abordagem à linguagem oral, à escrita e à leitura. Os resultados da intervenção permitem afirmar que, relativamente às crianças foi possível notar uma evolução em relação às questões de leitura e escrita, nomeadamente no gosto e interesse pela leitura e pela escrita, assim como, no desenvolvimento das suas atitudes positivas fase ao ensino da leitura e da escrita. Por outro lado, relativamente às estratégias de intervenção implementadas, a concepção e concretização de estratégias orientadas para a utilização funcional e significativa da escrita, em ambos os contextos de intervenção, parece ter-se revelado uma opção válida, uma vez que se mostraram mais próximas das formas de pensar das crianças, constituindo-se como elo de ligação entre os dois níveis de ensino. Ao longo de todo o percurso e no seu término foram surgindo novas questões que poderão cada vez mais levar ao caminho que permita aperfeiçoar e facilitar o processo de transição das crianças, mais concretamente a nível da aquisição da leitura e da escrita.ABSTRACT: The main objective of the present training report is to explore and understand the process of acquiring reading and writing skills through the progressive building of quality teaching methods which respect the needs and interests of the children. At an initial stage, the research consisted of gathering information from children in different contexts of learning and from kindergarten and primary school teachers in order to investigate the way the learning process is perceived. Bibliography related to this subject was also gathered. At a second stage, all the gathered pieces of information as well as the resulting personal perspective were put into practice in both trainings of the subjects Prática Educativa Supervisionada (Supervised Educational Practice) I and II. During the training a constant effort was made to adapt the teaching method to all the gathered information towards the continuing perfecting of the method. Thus, both on a kindergarten and on a primary school level, special attention was given to the employment of teaching strategies which always strive to develop conceptual, figurative and functional aspects of written language, highlighting, throughout the reports of the work done, the teaching strategies concerning spoken language, as well as writing and reading skills. The results allow us to state that as far as the children are concerned it was possible to witness an evolution in the acquisition of reading and writing skills, especially in terms of enjoying and showing interest in reading and writing, as well as developing a positive attitude towards learning reading and writing skills. On the other hand, as far as the teaching methods applied are concerned, the creation and employment of strategies oriented to a functional and meaningful use in writing, in both teaching contexts (kindergarten and primary school), seem to be valid, since they appear to be closer to the way children think, establishing a connection between the two learning levels. Throughout the whole course of action and also at the final stage questions have risen which may more and more lead us to perfect and facilitate the children’s process of acquiring reading and writing skills in particular.Santos, Ana IsabelRepositório da Universidade dos AçoresBarcelos, Tânia do Couto Nogueira2014-01-22T11:43:22Z2011-07-072011-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2632porBarcelos, Tânia. "A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico". 2011. III, 86, [15 f.] p. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:29Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:18.849081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
Barcelos, Tânia do Couto Nogueira
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Escrita
Leitura
Prática Educativa
title_short A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title_full A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title_sort A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
author Barcelos, Tânia do Couto Nogueira
author_facet Barcelos, Tânia do Couto Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Tânia do Couto Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Escrita
Leitura
Prática Educativa
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Escrita
Leitura
Prática Educativa
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 7 de Julho de 2011, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
2011-07-07T00:00:00Z
2014-01-22T11:43:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2632
url http://hdl.handle.net/10400.3/2632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barcelos, Tânia. "A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico". 2011. III, 86, [15 f.] p. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130702409629696