Project based learning e robótica educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39786 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
id |
RCAP_d997412924c93870bae4178c141c308d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/39786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Project based learning e robótica educativaInformática - Estudo e ensinoRobóticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019A Robótica educativa tem vindo a desenvolver-se, nos últimos anos, como uma ferramenta de grande utilidade, não só no que respeita à assimilação de conhecimentos de informática, mas também como conceito que permite a aprendizagem de noções importantes em outras áreas temáticas. Este facto é corroborado através da crescente aposta no ensino da robótica, exemplo disso é a iniciativa Probotica apoiada pelo Ministério da Educação. Este projeto tem como objetivo a definição de um plano do trabalho para a prática de ensino supervisionada. Para tal, haverá uma reflexão sobre os conhecimentos e competências associadas às diversas dimensões da profissão de professor, no contexto do ensino da informática, seguida da exploração e discussão da robótica educacional. Serão também identificados conceitos científicos da área de informática, e a consequente apresentação de um projeto de intervenção educacional. A par disso foram analisadas as várias dimensões dos processos cognitivos de acordo com a taxonomia de Bloom e sua crescente complexidade, por forma a servir de suporte para o planeamento da experiência pedagógica. Foi então investigado se Project-based Learning associado ao desenvolvimento de tarefas sequenciadas, em nível de complexidade crescente, utilizando como referência a taxonomia de Bloom, propiciou uma aprendizagem mais consistente e eficaz de conceitos de programação. Para tal foi projetada uma evolução temporal de diferentes ações ligadas a processos cognitivos de aprendizagem junto do conjunto de alunos, evidenciaram as competências de “Criar”, ”Experimentar”, “Simular” e “Produzir” devido à sua presença contínua na intervenção. Concluiu-se que ocorreram melhorias nas competências dos alunos, contribuindo para tal a abordagem pedagógica previamente selecionada.In recent years, educational robotics has developed as a very useful tool, not only in terms of the assimilation of computer programming knowledge, but also as a concept that facilitates the learning of important concepts in other subject areas. This fact coincides with the growing emphasis on the teaching of robotics, for example the Probotica national initiative supported by the Ministry of Education. The objective of this project is to define a work plan for the practice of supervised teaching, to which end it will include reflection on the knowledge and skills associated with the various dimensions of the teaching profession, in the context of the teaching of computer programming, followed by exploration and discussion of educational robotics and associated concepts. Scientific concepts will be also identified and explored within the area of Computer Science, and the subsequent presentation of a project on educational intervention. In addition, the various dimensions of cognitive processes were analyzed according to Bloom's taxonomy and its increasing complexity, in order to support the planning of the pedagogical experience. It was then investigated whether the project-based learning associated with the development of sequenced tasks, over increasing levels of complexity, using as a reference Bloom’s taxonomy, provided a more consistent and effective learning of programming concepts. In order to do so, evolution over time in the effectiveness of the cognitive actions over the learning process among the students was projected, where the competencies of "Create", "Experiment", "Simulate" and "Produce" were study and analysis was done, due to their continuous presence in the intervention. From which it was concluded that improvement occurred in the various skills and competencies of the students, which was contributed by the previously selected teaching approach.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Silva, João Balsa daRepositório da Universidade de LisboaCorreia, Joel Carlos Campos, 1981-2019-10-10T09:43:34Z20192019-07-152019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39786TID:202300110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:35.531753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Project based learning e robótica educativa |
title |
Project based learning e robótica educativa |
spellingShingle |
Project based learning e robótica educativa Correia, Joel Carlos Campos, 1981- Informática - Estudo e ensino Robótica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Project based learning e robótica educativa |
title_full |
Project based learning e robótica educativa |
title_fullStr |
Project based learning e robótica educativa |
title_full_unstemmed |
Project based learning e robótica educativa |
title_sort |
Project based learning e robótica educativa |
author |
Correia, Joel Carlos Campos, 1981- |
author_facet |
Correia, Joel Carlos Campos, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Silva, João Balsa da Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Joel Carlos Campos, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática - Estudo e ensino Robótica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Informática - Estudo e ensino Robótica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-10T09:43:34Z 2019 2019-07-15 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/39786 TID:202300110 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/39786 |
identifier_str_mv |
TID:202300110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134474295836672 |