A robótica educativa aplicada na consolidação de conhecimentos na disciplina de Linguagens de Programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Martine Pereira, 1974-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7001
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_f38b0d9c13561995472236b730b0e3d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A robótica educativa aplicada na consolidação de conhecimentos na disciplina de Linguagens de ProgramaçãoEnsino da informáticaRobóticaProgramação de computadoresRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente relatório descreve todo o processo envolvido para uma intervenção realizada ao longo de cinco aulas numa turma de uma escola Secundária de Lisboa, durante o 2.º período, na disciplina de linguagens de programação. A unidade remetia-se à criação de uma aplicação de gestão e, como tal, pretendeu-se abordar conteúdos que contribuíssem para o desenvolvimento da mesma, tais como algoritmia, programação e desenho de base de dados. A avaliação diagnóstica de conhecimentos dos alunos demonstrou algumas lacunas nestes domínios e adequou-se, por isso, a planificação, considerando os objetivos e competências a atingir em cada aula, bem como o papel do aluno e do professor. Com recurso à robótica educativa criaram-se vários cenários que envolveram os alunos na resolução de problemas, aplicação de conhecimentos e partilha de ideias. A autoavaliação realizada pelos alunos, em cada aula, e o feedback constante da professora permitiram revelar uma consciencialização nos seus erros face às atitudes e capacidades, aferindo, ainda, através do questionário avaliativo final, uma melhoria face aos resultados iniciais. A robótica educativa revelou-se profícua à consolidação dos conhecimentos, compreensão de conceitos e aquisição de novos conhecimentos contribuindo, ainda, para um bom ambiente em aula, partilha de ideias, espírito crítico e de colaboração. A orientação e atenção constante da professora, bem como a estratégia utilizada, revelaram-se preponderantes nos resultados dos alunos.This report describes the process concerning an intervention over five lessons on a class of a secondary school in Lisbon, during the second term, on a programming languages course. The unit was based on the creation of an application for business management, using its development to work with various concepts such as algorithms, programming and database design. The diagnostic assessment evaluation of students demonstrated knowledge gaps in these areas. Therefore, the planning was adapted, taking into account the objectives and competences to be attained in each class, as well as the roles of student and teacher. Employing educational robotics several scenarios were created, involving students in problem solving, application of knowledge and sharing ideas. Selfassessment was done by students in each class and constant feedback provided by the teacher, which allowed to reveal that they gained awareness of their errors in view of their attitudes and abilities. A final evaluation questionnaire detected improvement relative to initial results. Educational robotics has proven useful to consolidate knowledge, understanding of concepts and acquisition of new knowledge, and also contributed to a good classroom environment where ideas were shared, and critical thinking and collaboration took place. Guidance and constant attention provided by teacher, along with the employed strategy, proved relevant in student outcomes.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaBernardo, Martine Pereira, 1974-2012-09-27T15:52:08Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7001porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.595801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A robótica educativa aplicada na consolidação de conhecimentos na disciplina de Linguagens de Programação
title A robótica educativa aplicada na consolidação de conhecimentos na disciplina de Linguagens de Programação
spellingShingle A robótica educativa aplicada na consolidação de conhecimentos na disciplina de Linguagens de Programação
Bernardo, Martine Pereira, 1974-
Ensino da informática
Robótica
Programação de computadores
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short A robótica educativa aplicada na consolidação de conhecimentos na disciplina de Linguagens de Programação
title_full A robótica educativa aplicada na consolidação de conhecimentos na disciplina de Linguagens de Programação
title_fullStr A robótica educativa aplicada na consolidação de conhecimentos na disciplina de Linguagens de Programação
title_full_unstemmed A robótica educativa aplicada na consolidação de conhecimentos na disciplina de Linguagens de Programação
title_sort A robótica educativa aplicada na consolidação de conhecimentos na disciplina de Linguagens de Programação
author Bernardo, Martine Pereira, 1974-
author_facet Bernardo, Martine Pereira, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Martine Pereira, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da informática
Robótica
Programação de computadores
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da informática
Robótica
Programação de computadores
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-27T15:52:08Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7001
url http://hdl.handle.net/10451/7001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134210002255872