Estudo dos estilos de vida dos adolescentes e a perceção da influência do marketing social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vogado, Teresa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3872
Resumo: O desenvolvimento saudável dos adolescentes é crucial para o bem-estar de qualquer sociedade. Muitos dos comportamentos que fazem parte dos estilos de vida dos adolescentes tais como (alimentação não equilibrada, ausência de atividade física, consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e drogas ilícitas e comportamentos sexuais de risco) podem influenciar a sua saúde a curto, médio e longo prazo. Na área da saúde quando se pretende alterar comportamentos dos clientes direcionamo-nos para uma área particular do marketing, o marketing social. A sua influência é uma constante na nossa sociedade sem que o cidadão tenha isso consciencializado, ou seja o marketing social expressa-se no quotidiano de uma forma subtil e permanente. Podendo ser de grande utilidade para os profissionais de saúde na promoção de estilo estilos de vida saudáveis principalmente nos adolescentes, que devido ao seu crescimento e desenvolvimento físico, psíquico e social têm características peculiares. Os adolescentes estando muito mais suscetíveis a aderir à mudança de comportamentos e aos incentivos e ensinos provenientes do marketing social, hospitais, família, escolas, e sociedade. Como objetivos desta investigação destacam-se: identificar a existência de comportamentos de risco nos adolescentes que frequentam a consulta de adolescentes do Centro Hospitalar Médio Tejo – Unidade de Abrantes (CHMT-Abrantes) e analisar a perceção de campanhas de marketing social nos estilos de vida dos adolescentes. Os informantes chaves desta investigação foram os adolescentes dos 12 aos 18 anos que frequentam a consulta de adolescentes do Centro Hospitalar Médio Tejo-Abrantes. Constatou-se que a maioria dos adolescentes apresenta estilos de vida saudáveis e que um grupo menor assume ter comportamentos de risco. Foi exequível aferir que a maioria dos inquiridos tem uma perceção positiva dos anúncios de prevenção de comportamentos de risco. O marketing social revela-se uma abordagem essencial para a promoção de estilos de vida saudáveis e a médio longo prazo permite obter ganhos em saúde.
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A sua influência é uma constante na nossa sociedade sem que o cidadão tenha isso consciencializado, ou seja o marketing social expressa-se no quotidiano de uma forma subtil e permanente. Podendo ser de grande utilidade para os profissionais de saúde na promoção de estilo estilos de vida saudáveis principalmente nos adolescentes, que devido ao seu crescimento e desenvolvimento físico, psíquico e social têm características peculiares. Os adolescentes estando muito mais suscetíveis a aderir à mudança de comportamentos e aos incentivos e ensinos provenientes do marketing social, hospitais, família, escolas, e sociedade. Como objetivos desta investigação destacam-se: identificar a existência de comportamentos de risco nos adolescentes que frequentam a consulta de adolescentes do Centro Hospitalar Médio Tejo – Unidade de Abrantes (CHMT-Abrantes) e analisar a perceção de campanhas de marketing social nos estilos de vida dos adolescentes. Os informantes chaves desta investigação foram os adolescentes dos 12 aos 18 anos que frequentam a consulta de adolescentes do Centro Hospitalar Médio Tejo-Abrantes. Constatou-se que a maioria dos adolescentes apresenta estilos de vida saudáveis e que um grupo menor assume ter comportamentos de risco. Foi exequível aferir que a maioria dos inquiridos tem uma perceção positiva dos anúncios de prevenção de comportamentos de risco. O marketing social revela-se uma abordagem essencial para a promoção de estilos de vida saudáveis e a médio longo prazo permite obter ganhos em saúde.The healthy development of adolescents is crucial for the welfare of any society: Many of the behaviors that are part of the teenagers lifestyle(unbalanced diet, lack of physical activity, alcohol consumption, tobacco and illicit drug use and sexual behaviors risk) may influence their health in the short, medium and long term. In health when you want to change customer behavior we use a particular area of marketing, social marketing. Its influence is a constant in our society without being made aware by the citizens; therefore social marketing is expressed in daily life in a subtle and permanent way. It can be very useful for health professionals in promoting healthy lifestyles mainly in adolescents, due to their growth and development of physical, psychological and social characteristics are peculiar. Adolescents being more likely to adhere to behavior change and incentives from the teachings and social marketing, hospitals, families, schools, and society. As objectives of this research the following stands out: to identify the existence of risk behaviors among adolescents attending outpatient adolescents Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Abrantes (CHMT-Abrantes) and analyze the perception of social marketing campaigns in adolescent’s lyfestyle. The key informants of this research were adolescents from 12 to 18 years of age attending the adolescent’s outpatient in Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Abrantes. The study is characterized by a simple exploratory descriptive character, qualitative and quantitative approach. The data collection instrument was a mixed questionnaire. It was found that most teenagers show healthy lifestyles and that only a small group assumes risk behaviors. It was feasible to measure the majority of respondents have the perception of the influence of social marketing in their behavior. Social marketing proves to be an essential approach for promoting healthy lifestyles and allows long-term average gains in health.Universidade da Beira InteriorAlves, Helena Maria BaptistauBibliorumVogado, Teresa2015-10-29T10:09:11Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:12.099792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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