Intervenção do Município na Educação. Estudo realizado em 4 municípios da região Norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, José Carlos da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12211
Resumo: Neste estudo, propusemo-nos analisar a intervenção do município na educação. Baseámo-nos no método de investigação misto (IMM) cujo modelo se denomina convergente paralelo. Como instrumentos de recolha de dados foi utilizada a pesquisa e análise documental e foi aplicado um inquérito por questionário aos docentes dos vários ciclos de ensino em todas as escolas dos concelhos de Lousada, Maia, Paredes e Penafiel e respetivos vereadores da educação. O nível de confiança da amostra é de 90%, a margem de erro 5%. Dos resultados obtidos verifica-se que, em média 88% dos docentes concorda que há boa articulação e comunicação entre as escolas e os municípios e cerca de 80% considera que os municípios têm uma atitude eficaz no apoio às famílias. O município de Lousada, de acordo com os docentes, é o único que tem programas de tempos livres para alunos com deficiência. Em média, 68% dos docentes indicam que os municípios apenas asseguram programas de tempos livres nas pausas letivas para os alunos do Pré-Escolar e do 1ºCiclo. Mais de 70% dos inquiridos consideram o Conselho Geral um órgão importante, indiciando que os seus membros são próximos das direções das escolas e dos municípios e que estes têm influência na eleição do diretor da Escola. No âmbito da descentralização de competências, do pessoal não docente para os municípios, a maioria dos docentes considera que não foi uma boa decisão. Finalmente, os docentes concordaram claramente com os vereadores da educação sobre quais as áreas onde, futuramente, os municípios deverão intervir.
id RCAP_4ef4390a335e33aae9904c5db7c547e3
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção do Município na Educação. Estudo realizado em 4 municípios da região Norte de PortugalMunicípioDescentralizaçãoTransferênciasEducaçãoProfessoresMunicipalityDecentralizationTransfersEducationTeachersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste estudo, propusemo-nos analisar a intervenção do município na educação. Baseámo-nos no método de investigação misto (IMM) cujo modelo se denomina convergente paralelo. Como instrumentos de recolha de dados foi utilizada a pesquisa e análise documental e foi aplicado um inquérito por questionário aos docentes dos vários ciclos de ensino em todas as escolas dos concelhos de Lousada, Maia, Paredes e Penafiel e respetivos vereadores da educação. O nível de confiança da amostra é de 90%, a margem de erro 5%. Dos resultados obtidos verifica-se que, em média 88% dos docentes concorda que há boa articulação e comunicação entre as escolas e os municípios e cerca de 80% considera que os municípios têm uma atitude eficaz no apoio às famílias. O município de Lousada, de acordo com os docentes, é o único que tem programas de tempos livres para alunos com deficiência. Em média, 68% dos docentes indicam que os municípios apenas asseguram programas de tempos livres nas pausas letivas para os alunos do Pré-Escolar e do 1ºCiclo. Mais de 70% dos inquiridos consideram o Conselho Geral um órgão importante, indiciando que os seus membros são próximos das direções das escolas e dos municípios e que estes têm influência na eleição do diretor da Escola. No âmbito da descentralização de competências, do pessoal não docente para os municípios, a maioria dos docentes considera que não foi uma boa decisão. Finalmente, os docentes concordaram claramente com os vereadores da educação sobre quais as áreas onde, futuramente, os municípios deverão intervir.In this study, we proposed to analyze the intervention of the municipality in education. We were based on the mixed research method (IMM) whose model is called parallel convergent. We used the research and the documentary analysis as data collection instruments and a questionnaire was applied to teachers of the various teaching cycles in all schools in the municipalities of Lousada, Maia, Paredes and Penafiel and their respective education councillors. The confidence level of the sample is 90%, the margin of error is 5%. From the results obtained, it can be seen that, on average, 88% of the teachers agree that there is good coordination and communication between schools and municipalities and about 80% consider that municipalities have an effective attitude in supporting families. The municipality of Lousada, according to the teachers, is the only one that has free time programs for students with disabilities. On average, 68% of teachers point out that municipalities only ensure free time programs during school breaks for Pre-School and 1st Cycle students. More than 70% of the respondents consider the General Council an important decision-making body, indicating that their members are close to the directions of schools and municipalities and that these influence the election of the director of the School. In the scope of the decentralization of skills, from the non-teaching staff to the municipalities, the majority of the teachers consider that it was not a good decision. Finally, the teachers clearly agreed with the councillors about the areas where, in future, the municipalities should intervene.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRomão, Paula CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGouveia, José Carlos da Silva2018-11-19T11:47:03Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12211TID:202257851porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:36.642803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção do Município na Educação. Estudo realizado em 4 municípios da região Norte de Portugal
title Intervenção do Município na Educação. Estudo realizado em 4 municípios da região Norte de Portugal
spellingShingle Intervenção do Município na Educação. Estudo realizado em 4 municípios da região Norte de Portugal
Gouveia, José Carlos da Silva
Município
Descentralização
Transferências
Educação
Professores
Municipality
Decentralization
Transfers
Education
Teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Intervenção do Município na Educação. Estudo realizado em 4 municípios da região Norte de Portugal
title_full Intervenção do Município na Educação. Estudo realizado em 4 municípios da região Norte de Portugal
title_fullStr Intervenção do Município na Educação. Estudo realizado em 4 municípios da região Norte de Portugal
title_full_unstemmed Intervenção do Município na Educação. Estudo realizado em 4 municípios da região Norte de Portugal
title_sort Intervenção do Município na Educação. Estudo realizado em 4 municípios da região Norte de Portugal
author Gouveia, José Carlos da Silva
author_facet Gouveia, José Carlos da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romão, Paula Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, José Carlos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Município
Descentralização
Transferências
Educação
Professores
Municipality
Decentralization
Transfers
Education
Teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Município
Descentralização
Transferências
Educação
Professores
Municipality
Decentralization
Transfers
Education
Teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste estudo, propusemo-nos analisar a intervenção do município na educação. Baseámo-nos no método de investigação misto (IMM) cujo modelo se denomina convergente paralelo. Como instrumentos de recolha de dados foi utilizada a pesquisa e análise documental e foi aplicado um inquérito por questionário aos docentes dos vários ciclos de ensino em todas as escolas dos concelhos de Lousada, Maia, Paredes e Penafiel e respetivos vereadores da educação. O nível de confiança da amostra é de 90%, a margem de erro 5%. Dos resultados obtidos verifica-se que, em média 88% dos docentes concorda que há boa articulação e comunicação entre as escolas e os municípios e cerca de 80% considera que os municípios têm uma atitude eficaz no apoio às famílias. O município de Lousada, de acordo com os docentes, é o único que tem programas de tempos livres para alunos com deficiência. Em média, 68% dos docentes indicam que os municípios apenas asseguram programas de tempos livres nas pausas letivas para os alunos do Pré-Escolar e do 1ºCiclo. Mais de 70% dos inquiridos consideram o Conselho Geral um órgão importante, indiciando que os seus membros são próximos das direções das escolas e dos municípios e que estes têm influência na eleição do diretor da Escola. No âmbito da descentralização de competências, do pessoal não docente para os municípios, a maioria dos docentes considera que não foi uma boa decisão. Finalmente, os docentes concordaram claramente com os vereadores da educação sobre quais as áreas onde, futuramente, os municípios deverão intervir.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-19T11:47:03Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12211
TID:202257851
url http://hdl.handle.net/10400.22/12211
identifier_str_mv TID:202257851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131419345158144