Resolução de problemas com números racionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canelas, Anabela Pacheco Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17706
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar as representações utilizadas pelos alunos, as dificuldades sentidas e o conhecimento que têm sobre os números racionais. A revisão de literatura centra-se em quatro vertentes: evolução histórica dos números, conjunto dos números racionais, significados das frações e aprendizagem dos números racionais. O estudo segue uma abordagem de investigação qualitativa. Os dados foram recolhidos durante o estágio, através das produções escritas que consistem na resposta de 3 problemas propostos aos alunos e de entrevistas feitas aos mesmos. Este estudo foi desenvolvido numa turma do 5.º ano de escolaridade com 22 alunos. Destes foram selecionados 6 alunos, de três níveis de desempenho diferentes. Deste estudo é possível identificar que a representação mais utilizada na resolução de problemas foi a representação simbólica. Contudo, as representações pictórica e concreta também foram utilizadas sobretudo pelos alunos com nível de desempenho mais baixo, servindo de apoio aos alunos para perceber as situações propostas. Identificaram-se dificuldades tanto ao nível das várias representações do número racional como, da sua comparação e ordenação. Nalguns casos os alunos têm igualmente dificuldade em operar com números racionais. No entanto, sobretudo os alunos com nível de desempenho médio e alto, revelam ter conhecimentos matemáticos que lhe permitem lidar com os números racionais na resolução de problemas.
id RCAP_4ef4cdb9c478a5e31c29eed2adaad588
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Resolução de problemas com números racionaisum estudo com alunos do 5º ano de escolaridadeNúmeros racionaisRepresentaçõesResolução de problemasRational numbersRepresentationsProblem solvingRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de investigaçãoEste estudo tem como objetivo identificar as representações utilizadas pelos alunos, as dificuldades sentidas e o conhecimento que têm sobre os números racionais. A revisão de literatura centra-se em quatro vertentes: evolução histórica dos números, conjunto dos números racionais, significados das frações e aprendizagem dos números racionais. O estudo segue uma abordagem de investigação qualitativa. Os dados foram recolhidos durante o estágio, através das produções escritas que consistem na resposta de 3 problemas propostos aos alunos e de entrevistas feitas aos mesmos. Este estudo foi desenvolvido numa turma do 5.º ano de escolaridade com 22 alunos. Destes foram selecionados 6 alunos, de três níveis de desempenho diferentes. Deste estudo é possível identificar que a representação mais utilizada na resolução de problemas foi a representação simbólica. Contudo, as representações pictórica e concreta também foram utilizadas sobretudo pelos alunos com nível de desempenho mais baixo, servindo de apoio aos alunos para perceber as situações propostas. Identificaram-se dificuldades tanto ao nível das várias representações do número racional como, da sua comparação e ordenação. Nalguns casos os alunos têm igualmente dificuldade em operar com números racionais. No entanto, sobretudo os alunos com nível de desempenho médio e alto, revelam ter conhecimentos matemáticos que lhe permitem lidar com os números racionais na resolução de problemas.This study aims to identify the representations used by students, the difficulties experienced and the knowledge they have about rational numbers. The literature review focuses on four strands: historical evolution of numbers, set of rational numbers, meanings of fractions and learning of rational numbers. The study follows a qualitative research approach. The data were collected during the internship, through the written productions that consist of the answer of 3 problems proposed to the students and of interviews made to them. This study was developed in a class of the 5th year of schooling with 22 students. Six students were selected from three different levels of performance. From this study it is possible to identify that the representation most used in problem solving was the symbolic representation. However, the pictorial and concrete representations were also used mainly by the students with lower performance level, serving as support to the students to understand the proposed situations. Difficulties have been identified both in terms of the various representations of the rational number and in their comparison and ordering. In some cases students also have difficulty operating with rational numbers. However, above all, students with medium and high performance levels have mathematical knowledges that allow them to deal with rational numbers in solving problems.Brocardo, JoanaRepositório ComumCanelas, Anabela Pacheco Vieira2017-01-24T13:00:07Z2017-012017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17706TID:201602164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:32.155595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas com números racionais
um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
title Resolução de problemas com números racionais
spellingShingle Resolução de problemas com números racionais
Canelas, Anabela Pacheco Vieira
Números racionais
Representações
Resolução de problemas
Rational numbers
Representations
Problem solving
Relatório de projeto de investigação
Relatório de investigação
title_short Resolução de problemas com números racionais
title_full Resolução de problemas com números racionais
title_fullStr Resolução de problemas com números racionais
title_full_unstemmed Resolução de problemas com números racionais
title_sort Resolução de problemas com números racionais
author Canelas, Anabela Pacheco Vieira
author_facet Canelas, Anabela Pacheco Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brocardo, Joana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Canelas, Anabela Pacheco Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Números racionais
Representações
Resolução de problemas
Rational numbers
Representations
Problem solving
Relatório de projeto de investigação
Relatório de investigação
topic Números racionais
Representações
Resolução de problemas
Rational numbers
Representations
Problem solving
Relatório de projeto de investigação
Relatório de investigação
description Este estudo tem como objetivo identificar as representações utilizadas pelos alunos, as dificuldades sentidas e o conhecimento que têm sobre os números racionais. A revisão de literatura centra-se em quatro vertentes: evolução histórica dos números, conjunto dos números racionais, significados das frações e aprendizagem dos números racionais. O estudo segue uma abordagem de investigação qualitativa. Os dados foram recolhidos durante o estágio, através das produções escritas que consistem na resposta de 3 problemas propostos aos alunos e de entrevistas feitas aos mesmos. Este estudo foi desenvolvido numa turma do 5.º ano de escolaridade com 22 alunos. Destes foram selecionados 6 alunos, de três níveis de desempenho diferentes. Deste estudo é possível identificar que a representação mais utilizada na resolução de problemas foi a representação simbólica. Contudo, as representações pictórica e concreta também foram utilizadas sobretudo pelos alunos com nível de desempenho mais baixo, servindo de apoio aos alunos para perceber as situações propostas. Identificaram-se dificuldades tanto ao nível das várias representações do número racional como, da sua comparação e ordenação. Nalguns casos os alunos têm igualmente dificuldade em operar com números racionais. No entanto, sobretudo os alunos com nível de desempenho médio e alto, revelam ter conhecimentos matemáticos que lhe permitem lidar com os números racionais na resolução de problemas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-24T13:00:07Z
2017-01
2017-01
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17706
TID:201602164
url http://hdl.handle.net/10400.26/17706
identifier_str_mv TID:201602164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135344506961920