Rotinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seves, Ana Irina Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11343
Resumo: O presente Projeto de Investigação visa conceber uma investigação-ação cujo principal objetivo consiste na articulação dos conceitos e fundamentos teóricos inerentes às rotinas na Educação Pré-Escolar, com as experiências vivenciadas nos contextos de estágio em creche e jardim-de-infância. A temática em estudo abarca as modalidades de gestão das rotinas, tendo como principal foco os momentos de transição que ocorrem entre atividades. As rotinas desempenham um papel importante para as crianças, uma vez que lhes permite prever os acontecimentos do dia, proporcionando um sentimento de segurança acerca do que está a ocorrer. Por outro lado, a expressão musical pode ser utilizada como um recurso para enriquecer e otimizar os diversos momentos de transição que ocorrem numa rotina, de modo a tentar minimizar as dificuldades que surgem, recorrendo a atividades que também favoreçam o desenvolvimento das crianças. Os instrumentos de recolha de informação utilizados nesta investigação foram a observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental, de modo a possibilitar um enquadramento, análise e reflexão das experiências e intervenções realizadas durante os estágios em creche e jardim-de-infância.
id RCAP_4ef8bc044994abad80cf26bc0dce211e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11343
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rotinasmomentos de transição em creche e jardim-de-infânciaRotinaMomentos de transiçãoExpressão musicalEducação de infânciaCrecheJardim de infânciaInvestigação-açãoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioRoutinesTransition momentsMusical expressionChildhood educationNursery schoolKindergartenAction-researchO presente Projeto de Investigação visa conceber uma investigação-ação cujo principal objetivo consiste na articulação dos conceitos e fundamentos teóricos inerentes às rotinas na Educação Pré-Escolar, com as experiências vivenciadas nos contextos de estágio em creche e jardim-de-infância. A temática em estudo abarca as modalidades de gestão das rotinas, tendo como principal foco os momentos de transição que ocorrem entre atividades. As rotinas desempenham um papel importante para as crianças, uma vez que lhes permite prever os acontecimentos do dia, proporcionando um sentimento de segurança acerca do que está a ocorrer. Por outro lado, a expressão musical pode ser utilizada como um recurso para enriquecer e otimizar os diversos momentos de transição que ocorrem numa rotina, de modo a tentar minimizar as dificuldades que surgem, recorrendo a atividades que também favoreçam o desenvolvimento das crianças. Os instrumentos de recolha de informação utilizados nesta investigação foram a observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental, de modo a possibilitar um enquadramento, análise e reflexão das experiências e intervenções realizadas durante os estágios em creche e jardim-de-infância.This Research Project aims to devise an action-research whose main goal is the articulation of concepts and theoretical foundations inherent in the routines in Pre-School Education with experiences in nursery and kindergarten internship contexts. The research theme covers the management of routines, focusing mainly on the transition moments that occur between activities. Routines play an important role for children, since it allows them to predict the day's events, providing a sense of security about what is happening. On the other hand, musical expression can be used as a feature to enhance and optimize the various transition moments occurring in a routine, in order to attempt to minimize the difficulties that arise, using activities that also favour the development of children. The data collection instruments used in this research were participant observation, semi-structured interviews and documentary analysis, to enable a framework, analysis and reflection of the experiences and interventions during the internships in nursery schools and kindergartens.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalVasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumSeves, Ana Irina Teixeira2016-02-12T15:24:46Z2016-012016-022016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11343TID:201561131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:12.242388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rotinas
momentos de transição em creche e jardim-de-infância
title Rotinas
spellingShingle Rotinas
Seves, Ana Irina Teixeira
Rotina
Momentos de transição
Expressão musical
Educação de infância
Creche
Jardim de infância
Investigação-ação
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Routines
Transition moments
Musical expression
Childhood education
Nursery school
Kindergarten
Action-research
title_short Rotinas
title_full Rotinas
title_fullStr Rotinas
title_full_unstemmed Rotinas
title_sort Rotinas
author Seves, Ana Irina Teixeira
author_facet Seves, Ana Irina Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, António Ângelo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Seves, Ana Irina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Rotina
Momentos de transição
Expressão musical
Educação de infância
Creche
Jardim de infância
Investigação-ação
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Routines
Transition moments
Musical expression
Childhood education
Nursery school
Kindergarten
Action-research
topic Rotina
Momentos de transição
Expressão musical
Educação de infância
Creche
Jardim de infância
Investigação-ação
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Routines
Transition moments
Musical expression
Childhood education
Nursery school
Kindergarten
Action-research
description O presente Projeto de Investigação visa conceber uma investigação-ação cujo principal objetivo consiste na articulação dos conceitos e fundamentos teóricos inerentes às rotinas na Educação Pré-Escolar, com as experiências vivenciadas nos contextos de estágio em creche e jardim-de-infância. A temática em estudo abarca as modalidades de gestão das rotinas, tendo como principal foco os momentos de transição que ocorrem entre atividades. As rotinas desempenham um papel importante para as crianças, uma vez que lhes permite prever os acontecimentos do dia, proporcionando um sentimento de segurança acerca do que está a ocorrer. Por outro lado, a expressão musical pode ser utilizada como um recurso para enriquecer e otimizar os diversos momentos de transição que ocorrem numa rotina, de modo a tentar minimizar as dificuldades que surgem, recorrendo a atividades que também favoreçam o desenvolvimento das crianças. Os instrumentos de recolha de informação utilizados nesta investigação foram a observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental, de modo a possibilitar um enquadramento, análise e reflexão das experiências e intervenções realizadas durante os estágios em creche e jardim-de-infância.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12T15:24:46Z
2016-01
2016-02
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11343
TID:201561131
url http://hdl.handle.net/10400.26/11343
identifier_str_mv TID:201561131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135340440584192