Programação e controlo de um posto de carregamento de veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Pedro Matias Tomás
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9931
Resumo: A utilização dos veículos elétricos tem impulsionado várias investigações na construção de postos de carregamentos eficientes e em menos tempo, tendo em conta os longos tempos no carregamento normal. A poluição ambiental emitida pelos veículos de combustão é a principal causa destas investigações, enfatizando consideravelmente, o surgimento dos veículos elétricos de forma a minimizar a poluição destes gases, pelo facto de serem considerados veículos de zero emissão durante seu funcionamento. O desenvolvimento e aperfeiçoamento dos modos de carregamentos, para a criação de condições que permitam garantir maior desempenho dos postos de carregamento e das baterias, que resultará na capacidade destes veículos percorrerem maiores distâncias. Sendo que, a limitação da distância ainda é um problema dos veículos elétricos. Com esta dissertação pretende-se realizar a programação e implementação de um posto de carregamento para veículos elétricos, que é apoiada na estrutura funcional da Siemens. Trata-se do controlador SIPLUS, do controlador lógico programável (S7-1200) e da interface HMI, para controlar e gerir todo processo de carregamento. Permitindo assim, a criação de postos de carregamento simples e facilidade aos utilizadores no carregamento dos seus veículos.
id RCAP_4ef9a9fbc73a85890e593d5e3d945d71
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9931
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programação e controlo de um posto de carregamento de veículos elétricosControlador Lógico ProgramávelInterface HmiPosto de CarregamentoSiplusVeículos ConvencionaisVeículos ElétricosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaA utilização dos veículos elétricos tem impulsionado várias investigações na construção de postos de carregamentos eficientes e em menos tempo, tendo em conta os longos tempos no carregamento normal. A poluição ambiental emitida pelos veículos de combustão é a principal causa destas investigações, enfatizando consideravelmente, o surgimento dos veículos elétricos de forma a minimizar a poluição destes gases, pelo facto de serem considerados veículos de zero emissão durante seu funcionamento. O desenvolvimento e aperfeiçoamento dos modos de carregamentos, para a criação de condições que permitam garantir maior desempenho dos postos de carregamento e das baterias, que resultará na capacidade destes veículos percorrerem maiores distâncias. Sendo que, a limitação da distância ainda é um problema dos veículos elétricos. Com esta dissertação pretende-se realizar a programação e implementação de um posto de carregamento para veículos elétricos, que é apoiada na estrutura funcional da Siemens. Trata-se do controlador SIPLUS, do controlador lógico programável (S7-1200) e da interface HMI, para controlar e gerir todo processo de carregamento. Permitindo assim, a criação de postos de carregamento simples e facilidade aos utilizadores no carregamento dos seus veículos.The use of electric vehicles has driven several investigations into the construction of efficient charging stations and in less time, considering the long times in normal charge. Environmental pollution emitted by combustion vehicles is the main cause of these investigations, emphasizing considerably the appearance of the electric vehicles to minimize the pollution of these gases, since they are considered vehicles of zero emission during their operation. The development and improvement of the charging modes, to create conditions that allow greater performance of the charging stations and the batteries, which will result in the capacity of these vehicles to travel greater distances. Being that, the limitation of the distance is still a problem of electric vehicles. This dissertation intends to carry out the programming and implementation of a charging station for electric vehicles, which is supported by Siemens functional structure. This is about the SIPLUS controller, the programmable logic controller (S7-1200) and the HMI interface, to control and manage the entire charging process. It allows the creation of simple charging stations and ease to the users in the charging of their vehicles.Mariano, Silvio José Pinto SimõesuBibliorumPatrício, Pedro Matias Tomás2020-03-10T17:15:53Z2018-07-122018-06-202018-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9931TID:202355691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:17Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:01.008252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programação e controlo de um posto de carregamento de veículos elétricos
title Programação e controlo de um posto de carregamento de veículos elétricos
spellingShingle Programação e controlo de um posto de carregamento de veículos elétricos
Patrício, Pedro Matias Tomás
Controlador Lógico Programável
Interface Hmi
Posto de Carregamento
Siplus
Veículos Convencionais
Veículos Elétricos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Programação e controlo de um posto de carregamento de veículos elétricos
title_full Programação e controlo de um posto de carregamento de veículos elétricos
title_fullStr Programação e controlo de um posto de carregamento de veículos elétricos
title_full_unstemmed Programação e controlo de um posto de carregamento de veículos elétricos
title_sort Programação e controlo de um posto de carregamento de veículos elétricos
author Patrício, Pedro Matias Tomás
author_facet Patrício, Pedro Matias Tomás
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mariano, Silvio José Pinto Simões
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrício, Pedro Matias Tomás
dc.subject.por.fl_str_mv Controlador Lógico Programável
Interface Hmi
Posto de Carregamento
Siplus
Veículos Convencionais
Veículos Elétricos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Controlador Lógico Programável
Interface Hmi
Posto de Carregamento
Siplus
Veículos Convencionais
Veículos Elétricos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description A utilização dos veículos elétricos tem impulsionado várias investigações na construção de postos de carregamentos eficientes e em menos tempo, tendo em conta os longos tempos no carregamento normal. A poluição ambiental emitida pelos veículos de combustão é a principal causa destas investigações, enfatizando consideravelmente, o surgimento dos veículos elétricos de forma a minimizar a poluição destes gases, pelo facto de serem considerados veículos de zero emissão durante seu funcionamento. O desenvolvimento e aperfeiçoamento dos modos de carregamentos, para a criação de condições que permitam garantir maior desempenho dos postos de carregamento e das baterias, que resultará na capacidade destes veículos percorrerem maiores distâncias. Sendo que, a limitação da distância ainda é um problema dos veículos elétricos. Com esta dissertação pretende-se realizar a programação e implementação de um posto de carregamento para veículos elétricos, que é apoiada na estrutura funcional da Siemens. Trata-se do controlador SIPLUS, do controlador lógico programável (S7-1200) e da interface HMI, para controlar e gerir todo processo de carregamento. Permitindo assim, a criação de postos de carregamento simples e facilidade aos utilizadores no carregamento dos seus veículos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-12
2018-06-20
2018-07-12T00:00:00Z
2020-03-10T17:15:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9931
TID:202355691
url http://hdl.handle.net/10400.6/9931
identifier_str_mv TID:202355691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136390808600576