Controlo e Monitorização de Postos de Carregamento Solar para E-bikes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Carlos José Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10877
Resumo: Atualmente a maior parte dos veículos utilizados no transporte público e privado utilizam motores de combustão interna, dependentes do uso do petróleo e dos seus derivados. Devido aos problemas relacionados com a finitude deste recurso natural, à poluição atmosférica e ao aquecimento global, os países tiveram de adotar políticas de desenvolvimento sustentável, através do incentivo às energias renováveis e à mobilidade elétrica urbana. Neste novo paradigma da mobilidade sustentável, as bicicletas surgiram como uma alternativa altamente viável para maior parte dos percursos diários, combinando as necessidades de transporte eficiente com a inexistência de emissões de gases de efeito de estufa (GEE) ou outros poluentes. A bicicleta tem vindo a deixar de ser reconhecida não apenas como um instrumento lúdico, mas também como um meio de transporte urbano promotor de saúde. Para melhorar o desempenho e diminuir o esforço físico do uso da bicicleta tradicional em condições mais adversas como, por exemplo, nas subidas a opção recai nas bicicletas elétricas (e-bikes), pois este tipo de veículo permite aos utilizadores a realização dos percursos diários de forma mais rápida e cómoda. O principal objetivo desta dissertação visa o estudo, desenvolvimento e teste de um sistema de controlo e monitorização de postos de carregamento solar para e-bikes, através da produção e armazenamento de energia elétrica com ligação à rede elétrica. Desta forma, é possível promover a utilização deste meio de transporte por parte das comunidades universitárias e tirar partido das suas potencialidades. Para a gestão e identificação dos potenciais utilizadores foi implementada uma solução global de comunicação sem fios, através de radiofrequência, com a utilização de componentes da família SIMATIC da Siemens. Foi detalhado todo o hardware utilizado, características e desenvolvimento do software implementado para controlar o sistema. De forma a interagir com o sistema, utilizou-se uma interface homem-máquina. A aplicação desenvolvida nesta dissertação servirá de apoio ao projeto “URBAN_AIR - Melhoria do Ambiente Urbano e Redução da Poluição do ar através de soluções de Mobilidade Sustentável nas Cidades de Portugal e Espanha”. Inicialmente foram implementados quatro postos de carregamento que permitiram abranger os diversos espaços da Universidade da Beira Interior.
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A bicicleta tem vindo a deixar de ser reconhecida não apenas como um instrumento lúdico, mas também como um meio de transporte urbano promotor de saúde. Para melhorar o desempenho e diminuir o esforço físico do uso da bicicleta tradicional em condições mais adversas como, por exemplo, nas subidas a opção recai nas bicicletas elétricas (e-bikes), pois este tipo de veículo permite aos utilizadores a realização dos percursos diários de forma mais rápida e cómoda. O principal objetivo desta dissertação visa o estudo, desenvolvimento e teste de um sistema de controlo e monitorização de postos de carregamento solar para e-bikes, através da produção e armazenamento de energia elétrica com ligação à rede elétrica. Desta forma, é possível promover a utilização deste meio de transporte por parte das comunidades universitárias e tirar partido das suas potencialidades. Para a gestão e identificação dos potenciais utilizadores foi implementada uma solução global de comunicação sem fios, através de radiofrequência, com a utilização de componentes da família SIMATIC da Siemens. Foi detalhado todo o hardware utilizado, características e desenvolvimento do software implementado para controlar o sistema. De forma a interagir com o sistema, utilizou-se uma interface homem-máquina. A aplicação desenvolvida nesta dissertação servirá de apoio ao projeto “URBAN_AIR - Melhoria do Ambiente Urbano e Redução da Poluição do ar através de soluções de Mobilidade Sustentável nas Cidades de Portugal e Espanha”. Inicialmente foram implementados quatro postos de carregamento que permitiram abranger os diversos espaços da Universidade da Beira Interior.Nowadays almost every vehicle used for public and private transport use internal combustion engines, dependent on the use of petroleum and their derivatives. Due to the problems related to the finiteness of this natural resource, atmospheric pollution and global warming, countries had to adopt sustainable development policies, through encouragement of renewable energies and urban mobility. In this new paradigm of sustainable mobility, bicycles have emerged as highly viable alternative for most daily routes, combining efficient transport with the absence of greenhouse gases emissions or other pollutants. The bicycle has ceased to be recognized not only as a recreational tool, but also as a health-promoting means of transport. To improve performance and reduce the physical effort of using the traditional bicycle in more adverse conditions such as, for example, on the climbs the option falls on the electric bicycles (e-bikes), because this type of vehicle allows users to travel more quickly and comfortably in daily routes. The main objective of this dissertation aims to study, develop and test a control and monitoring system for solar charging stations for e-bikes, through the production and storage of electricity with connection to the power grid. Thus, it is possible to promote the use of this means of transport by university communities and take advantage of its potential. To manage and identify potential users, a global wireless communication solution was implemented, using radio frequency, with the use of components from the SIMATIC family from Siemens. All the hardware used, characteristics and software development implemented to control the system were detailed. In order to interact with the system, a human-machine interface was used. The application developed in this dissertation will support the project “URBAN_AIR - Melhoria do Ambiente Urbano e Redução da Poluição do ar através de soluções de Mobilidade Sustentável nas Cidades de Portugal e Espanha.” Initially, four solar charging stations were implemented to cover the various spaces of the University of Beira Interior.Pombo, José Álvaro NunesMariano, Silvio José Pinto SimõesuBibliorumInácio, Carlos José Oliveira2020-12-22T15:27:04Z2020-05-062020-01-312020-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10877TID:202560392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:44.060582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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