A importância do papel das lideranças intermédias no planeamento de estratégias ao nível da gestão organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/12668 |
Resumo: | Com a crescente alteração da legislação, a escola tem mudado nas últimas décadas. Tem vindo a ter um crescimento rápido e complexo, exigindo uma gestão cada vez mais profissional, vincada no aumento da eficiência, eficácia e qualidade do serviço educativo. As novas exigências na organização escolar em prol do sucesso dos alunos implicam uma análise ao nível da gestão e das práticas sem descurar as definições provenientes da tutela. Com o presente trabalho pretendemos estudar as formas como os docentes, que exercem funções do domínio das lideranças intermédias, entendem o cumprimento das tarefas que desenvolvem e a perceção que têm do impacto que das mesmas resulta para a melhoria e funcionamento adequado da Escola/agrupamento. As estruturas de gestão intermédia têm vindo a adquirir um papel primordial nas organizações escolares. Torna-se assim relevante compreender as dinâmicas destas estruturas e os modos como elas se podem adaptar para responder aos desafios educativos que surgem. Assume-se que, tal como as lideranças de topo, as lideranças intermédias são basilares para construir bons resultados escolares e devem proceder como motor de transmissão coletivo, fomentando o trabalho colaborativo, beneficiando o desenvolvimento organizacional e estimulando o desenvolvimento profissional dos docentes. No que concerne ao enquadramento teórico, o trabalho centrou-se nas temáticas da escola como organização, lideranças intermédias e de topo no contexto educativo, articulação curricular, procurando dar resposta às perguntas que, constituindo ponto de partida, delinearam o estudo. Adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória e o instrumento mobilizado para a recolha de dados foram as entrevistas aos docentes envolvidos nos dois agrupamentos. Foram realizadas entrevistas a professores dos dois agrupamentos, localizados em Lisboa. O trabalho e análise de dados permitiu-nos concluir que apesar do órgão de gestão ser unipessoal se reconhecem as lideranças intermédias nos agrupamentos como estruturas organizacionais determinantes nos processos de tomada de decisão em colaboração, estruturação de práticas colaborativas. Neste processo destaca-se a importância que os intervenientes reconhecem à formação especializada. Os resultados obtidos mostram que a articulação curricular não deverá limitar-se somente às atividades sociais impulsionadas pelas escolas/agrupamentos, é fundamental que haja trabalho de equipa entre docentes de diferentes anos e ciclos, ao qual não deverá ser alheia a definição de dinâmicas que articulem professores/escola, família e meio. |
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Com o presente trabalho pretendemos estudar as formas como os docentes, que exercem funções do domínio das lideranças intermédias, entendem o cumprimento das tarefas que desenvolvem e a perceção que têm do impacto que das mesmas resulta para a melhoria e funcionamento adequado da Escola/agrupamento. As estruturas de gestão intermédia têm vindo a adquirir um papel primordial nas organizações escolares. Torna-se assim relevante compreender as dinâmicas destas estruturas e os modos como elas se podem adaptar para responder aos desafios educativos que surgem. Assume-se que, tal como as lideranças de topo, as lideranças intermédias são basilares para construir bons resultados escolares e devem proceder como motor de transmissão coletivo, fomentando o trabalho colaborativo, beneficiando o desenvolvimento organizacional e estimulando o desenvolvimento profissional dos docentes. No que concerne ao enquadramento teórico, o trabalho centrou-se nas temáticas da escola como organização, lideranças intermédias e de topo no contexto educativo, articulação curricular, procurando dar resposta às perguntas que, constituindo ponto de partida, delinearam o estudo. Adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória e o instrumento mobilizado para a recolha de dados foram as entrevistas aos docentes envolvidos nos dois agrupamentos. Foram realizadas entrevistas a professores dos dois agrupamentos, localizados em Lisboa. O trabalho e análise de dados permitiu-nos concluir que apesar do órgão de gestão ser unipessoal se reconhecem as lideranças intermédias nos agrupamentos como estruturas organizacionais determinantes nos processos de tomada de decisão em colaboração, estruturação de práticas colaborativas. Neste processo destaca-se a importância que os intervenientes reconhecem à formação especializada. Os resultados obtidos mostram que a articulação curricular não deverá limitar-se somente às atividades sociais impulsionadas pelas escolas/agrupamentos, é fundamental que haja trabalho de equipa entre docentes de diferentes anos e ciclos, ao qual não deverá ser alheia a definição de dinâmicas que articulem professores/escola, família e meio.In the last few decades school has been changing according to the increasing legislation alteration. Is has been suffering a rapid and complex growth demanding a more and more professional leadership based on the efficiency and quality of the educational practices. The new demands in the school organization towards the students success, involve a deep analysis in relation to management and practices, paying attention to the definitions coming from the leadership. With this project we intend to study the way as teachers who deal with intermediate leaderships, see the execution of the tasks they propose and the perception they get from the impact that those tasks have towards a better and suitable working method of the school. The intermediate management structures have been acquiring an important role in the school organizations. So, it is important to understand these structures dynamics and the way how they can adapt in order to answer to the educational challenges. It is known that both top and intermediate leaderships are fundamental to get good school results and that they should contribute for the cooperative work, improving the organization development and stimulating the teachers’ professional development. In relation to the theoretical field, this project has been focused in topics such as the school as an organization, top and intermediate leadership, curricular articulation, trying to give an answer to the questions that, as a starting point, have depicted this study. Is has been adopted a quality methodology and the chosen means for the data gathering were the interviews done to teachers from the two group schools in Lisbon. The data work and analysis, allowed us to conclude that in spite of having only one director in both schools, the intermediate leaderships have an important role in all decisions and the good management of the school. In this process it is recognized the importance given to specialized formation. The results show that the curricular articulation shouldn’t only be limited to the activities promoted by the schools but it is also fundamental to exist cooperative work among the teachers of different teaching levels and also strategies which can involve teachers/school, family and society.2017-03-24T16:19:59Z2016-01-01T00:00:00Z20162016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12668TID:201405555porCastanheira, Ondina Leonor da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:31:03Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:57.117437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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